Como a síndrome de burnout se relaciona com as equipes de vendas?

 

Foto divulgação

Em um recente estudo organizado pela UNCrushed, plataforma norte-americana sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho para conscientização sobre saúde mental no ambiente corporativo, foi apontado que 67% dos profissionais de vendas ouvidos pela pesquisa acreditam estarem próximos de desenvolver a síndrome de Burnout.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu recentemente o burnout como um diagnóstico médico legítimo, o que tem levado os empregadores a priorizar o bem-estar mental de seus funcionários.

Mas o que é a síndrome de burnout?

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes.

Como ela afeta a área de vendas?

Nas vendas, além dos desafios pessoais, muitos profissionais desta área estão sentindo a pressão de acompanhar as cargas de trabalho e um aumento em relação às expectativas de produtividade, sobretudo como resultado das mudanças geradas pela pandemia. Enquanto navegam pelas rápidas mudanças no mercado, os profissionais de vendas relatam um desgaste acima da média em suas organizações. De acordo com a mesma pesquisa, 57% dos vendedores afirmam que sua carga de trabalho está superando suas capacidades.

Para Tatiana Vidal, fundadora e gestora da GoAhead Consultoria, empresa especializada na área de educação corporativa com foco no desenvolvimento de habilidades comerciais no mercado B2B, um dos fatores que podem contribuir com a diminuição do desgaste entre os vendedores é apoiar as equipes com recursos que podem modificar positivamente o ambiente de trabalho. “Oferecer apoio aos profissionais de vendas, com recursos que os ajudem a identificar o que está acontecendo no mercado e facilitam a adaptação a nova realidade, faz uma diferença no nível de stress. Ter apoio de qualidade e alta aplicabilidade, pode diminuir a pressão, estresse e exaustão que os profissionais sofrem em suas jornadas. Isso é possível com capacitações focadas na mudança de mindset das equipes e na construção de novas habilidades que o mercado está exigindo, principalmente, junto às lideranças de vendas”, afirma Tatiana.

Outro ponto destacado pela especialista é o investimento em capacitações. “Nossa experiência em treinamentos de equipes comerciais revela que um bom investimento na capacitação profissional resulta em um desempenho mais efetivo, o que permite ao vendedor cumprir suas metas e obrigações em um menor tempo, isso vai eliminando a sobrecarga de trabalho. Os treinamentos também direcionam positivamente para outros aspectos importantes no cotidiano dos vendedores, como organização de tarefas, estratégia, controle emocional, comunicação empática, entre outras habilidades que podem ser aprimoradas de forma a garantir uma rotina mais equilibrada”, Finaliza Tatiana.

Sobre a GoAhead Consultoria

Fundada há 10 anos, a GoAhead Consultoria atua em educação corporativa, focada no desenvolvimento comercial e comportamental. Especializada em formação em Vendas, Negociação e Influência, a consultoria já atuou na transformação comercial de mais de 140 empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, por meio de treinamentos, conteúdos de qualidade e metodologia de fácil aplicação.
Para mais informações, acesse: https://goaheadconsultoria.com.br/sobre-a-goahead/


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