O trabalho do escritor paraibano Thiago Costa é o tema deste mês na coluna voltada à literatura contemporânea brasileira no site do IC

 Esta edição de Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, que festeja nomes potentes, porém não tão conhecidos do grande público, traz um autor que

se dirige aos Orixás com palavras encantatórias presentes em seu primeiro livro, lançado na última Festa do Livro Internacional da Paraíba (FLIT)


Thiago Costa - Foto Divulgação IC

 

No dia 14 de abril (quinta-feira), a coluna mensal do site do Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br –, Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, tem como convidado Thiago Costa, escritor natural de João Pessoa, na Paraíba, e selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2019-2020. Idealizado pelo Núcleo de Comunicação da organização e com curadoria da professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fabiana Carneiro, neste espaço o público tem contato com novos autores da cena literária no país e conhece a sua trajetória e obra.

 

O público poderá conferir a obra visual Obé e alguns Orikis. Essa palavra, da língua Iorubá, tem amplos significados que abarcam louvar, saudar ou evocar e no português pode ser traduzida como texto ou literatura portadora de asé, já que originalmente, na cultura que os originou, os Orikis são usados em oferendas e pedidos aos Orixás. No processo criativo do Thiago, essa denominação chegou depois, uma vez que, fazendo esse louvor aos Orixás, entendeu que ele poderia ser abrangido pela literatura.

 

Escritos por Thiago, o público poderá ter contato com Orikis para Exu, Oxóssi, Ibejis, entre outros. Eles são parte de seu primeiro livro, lançado em 2021, chamado Obé, palavra que na liturgia do candomblé significa faca, e integram nesta obra o que a curadora da coluna chamou de literatura encantatória.

 

O filho de Odé, já atuante no campo das artes visuais, lança sua flecha e estreia como escritor em um gesto que credita potência à linguagem verbal alicerçada nos volteios, elipses e magias da oralidade afro-brasileira”, escreve Fabiana Carneiro. Em outro momento do texto em que apresenta o autor aos leitores que ainda o desconhecem diz: “seus orikis elaboram imagens que apresentam e reverenciam o universo cosmológico do candomblé e dão corpo à certeza de companhia que a fé em Orixá traz.”

 

O autor foi selecionado no programa Rumos Itaú (2019-2020). Dirigiu e roteirizou os curtas metragens Santos imigrantes, de 2018, Ca-lunga Maior, de 2021, e Axé meu amor, de 2022, comissionado pela Amazon Prime. Participou da 34º Bienal de São Paulo e na exposição coletiva Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para brasileiros, com curadoria de Hélio Menezes e Raquel Pa-checo, no Instituto Moreira Salles. Em 2019, realizou a exposição individual Banzo, no Museu Murillo La Greca em Recife, com curadoria de Ariana Nuala. É idealizador e curador da Mostra Moã de Cinemas Negros e indígenas, de 2021, e  cocurador da exposição coletiva  A deriva da memória, no Parque Cultural Casa da Pólvora em João Pessoa, em 2019. 

 

Sobre a coluna

As obras selecionadas na coluna são escolhidas a partir de material já publicado dos autores ou feitas especialmente para esta publicação. A curadora faz a seleção por região, garantindo, além de diversidade de temas, estilos e gêneros, uma pluralidade de paisagens, sotaques e histórias.  Entram nos critérios de escolha a qualidade estética, a diversidade de perspectivas sociais e o engajamento político-social dos trabalhos, levando em conta, autoras que ainda têm pouca visibilidade no campo literário.

 

Fabiana tem vasto conhecimento sobre o tema. A sua tese de doutorado analisa a maternidade negra no livro de Ana Maria Gonçalves Um Defeito de cor. Ela é também criadora do projeto Tessituras negras, um ateliê de leituras literárias e práticas pedagógicas afro referenciadas.

 

Até agora, Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea revelou seis escritores da cena literária recente, com poesia e prosa. Iniciada em julho de 2021, começou com Kika Sena, seguida mensalmente por Julie DorricoCarol FernandesVãngri KaingángMarcelo Ricardo e Marina Farias.

 

Neste link, estão disponíveis todas as edições:

https://www.itaucultural.org.br/secoes/colunistas/encontros/todos-os-encontros-com-a-nova-literatura-brasileira-contemporanea

 

SERVIÇO:

Encontros com a nova literatura brasileira

Com curadoria de Fabiana Carneiro da Silva

Idealização: Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural

Dia 14 de abril (quinta-feira)

Site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br 

 

Itaú Cultural 
www.itaucultural.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 
www.flickr.com/itaucultural 

Comentários