Pimp Nossa Cooperativa realiza mutirão artístico na Cooperativa Rainha da Reciclagem em São Paulo

 

Foto divulgação

Organizada pelo Pimp My Carroça e patrocinada pela Gerdau, a iniciativa leva 15 artistas visuais para pintar os muros da cooperativa, além de promover programação de conteúdos educativos e culturais para cooperados.

No próximo dia 21 de abril, a Cooperativa Rainha da Reciclagem, localizada no bairro Jardim Matarazzo, zona leste de em São Paulo, recebe a ação Pimp Nossa Cooperativa. Promovida pelo projeto Pimp My Carroça - iniciativa que busca desde 2012 dar visibilidade a catadores e catadoras de materiais recicláveis, por meio de ações que se utilizam por meio de ações que se utilizam, sobretudo, do grafitti – e patrocinada pela Gerdau, a ação tem como objetivo promover o acesso à arte e a integração entre os catadores, além de realizar melhorias na cooperativa.

No dia da ação, 15 artistas de São Paulo irão colorir os muros da cooperativa constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto. O projeto prevê ainda melhorias na cooperativa, como a pintura de sinalização de segurança do trabalho, além da distribuição de kits com camiseta com faixa refletiva, luvas, máscaras e vale-refeições, no valor de R$80,00, para que os cooperados possam utilizar na compra de alimentos.

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como São Paulo, Salvador e Recife. “A ideia central do projeto é promover um mutirão artístico em cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do graffiti, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras. A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”, explica Carolina Pires, coordenadora do projeto.

Desde 2017, primeiro ano de projeto, 414 artistas pintaram

mais de 9 mil m² de murais artísticos inéditos e autorais com a temática da reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade. Ao todo mais de 600 cooperados foram beneficiados, com a participação de 420 voluntários e diversas atividades culturais. O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Gerdau, firmado via Lei Rouanet - PRONAC. 

Serviço:

Pimp Nossa Cooperativa promove mutirão artístico na Cooperativa Rainha da Reciclagem

Data: 21 de abril de 2022

Horário: 9h às 17h.

Local: Rua Japichaua, 313 - Jardim Matarazzo, São Paulo - SP, 03813-310                              


Sobre o Pimp Nossa Cooperativa

O Pimp Nossa Cooperativa é um projeto de revitalização das cooperativas de reciclagem. A iniciativa promove as pinturas de murais artísticos por artistas visuais atuantes na região, além de programação cultural gratuita para os cooperados e suas famílias. O projeto é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Mais informações: pimpnossacooperativa.com

 

Sobre o Pimp My Carroça

Movimento que trabalha, desde 2012, para tirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Até o momento, já foram beneficiados 1.706 catadoras e catadores, com a participação de 1.055 artistas, 2.243 voluntários em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Bogotá (Colômbia), Casa Blanca (Marrocos), Nova Iorque (EUA), Lima (Peru), Pristina (Kosovo), Recife (Pernambuco), Manaus (AM) Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR)

Mais informações: http://www.pimpmycarroca.com

Comentários