Lançamento do Guia técnico de Regressão da Memória

Especialista explica o que é e como se difere da hipnose.

Os pioneiros na utilização da regressão de memória em terapia, foi o casal de psiquiatras Denys Kelsey e Joan Grant. A psicanalista integrativa, Fátima Mora, explica que a regressão auxilia os pacientes a acessarem memórias do passado, “ela tem como objetivo levar a pessoa a se recordar de lembranças dos primeiros 10 anos de vida e também da sua fase intra uterina”, afirma. 

Para Freud, através desse tipo de terapia é possível identificar quais os principais problemas do nascimento até aos dez anos de idade, que podem ter desencadeado traumas na vida adulta. Sendo assim, a regressão pode ser realizada por diferentes técnicas, todas estão descritas no livro de Fátima, chamado “Guia Técnico de Regressão de Memória”, com seu lançamento no dia 05 de maio  e disponibilizado para compra através do sitehttps://www.sbpi.org.br/garanta-seu-exemplar/

Dentre as técnicas explicadas no livro estão, a visualização criativa, os símbolos, as cores, a música, a respiração, os florais e até mesmo métodos novos. Este livro é precursor na área de psicanálise e regressão, pois é o primeiro livro com técnicas, já que grande parte da literatura de regressão aborda somente os pacientes e suas experiências. Através da obra é possível compreender os diferentes métodos de como chegar na regressão, quem são as pessoas que podem ou não podem regredir, qual profissional pode se tornar terapeuta de regressão, dentre outros fatores relevantes para a psicologia e psiquiatria. 

Diferenças entre hipnose e regressão?

No guia desenvolvido pela psicanalista, também é possível compreender toda complexidade da terapia de regressão de memória, além de diferenciá-la da hipnose. “Muitas pessoas acreditam que hipnose e regressão são sinônimos, mas não é. Hipnose é uma técnica que pode ser utilizada para regressão, mas também está associada a muitas outras práticas”, enfatiza Fátima. 

Então, a hipnose é um método que pode inclusive ser comprovado através de um exame chamado de “eletroencefalograma”, ele nos mostra como estão as ondas dentro do cérebro, se essas ondas estão muito fortes, significa que não estamos hipnotizados, mas sim em estado de alerta. Como a hipnose é uma técnica que diminui as ondas, para que uma pessoa esteja hipnotizada ela precisa estar em um relaxamento mais profundo, para de fato receber certos comandos. 

No entanto, é importante salientar que a hipnose não altera o caráter ou valores morais de uma pessoa, ela é uma ferramenta boa, mas precisa ser utilizada com cautela, ou poderá implicar na troca de sintomas. Então, por exemplo, a hipnose não é usada para fazer com que uma pessoa deixe de fumar, nesse caso utiliza-se a regressão e a psicanálise para que, através do que é chamado de fase oral, saber por que esse indivíduo possui uma representação energética na boca. 

Dessa forma, a terapia de regressão de memória tem muitos benefícios para o paciente. Através do livro de técnicas, Fátima, quer propagar todo conhecimento que vem acumulando a mais de 40 anos de exercício da profissão como psicanalista, ao notar como as teorias sobre a área são extensas mas com poucos métodos enxergou uma necessidade de maior abrangência sobre a prática de regressão. O local de trabalho do psicanalista e terapeuta de regressão é nada mais que o inconsciente, esse lugar é como uma força dentro de nós que faz com que tomamos determinadas atitudes e tenhamos certos comportamentos. 

Sendo assim, Fátima também desenvolveu uma técnica muito interessante que tem como objetivo buscar a origem familiar dos traumas, já que não é somente a origem infantil, os traumas podem vir de gerações que nem sequer conhecemos. Dessa forma a psicanalista também trabalha fornecendo um curso online de Técnicas de Regressão, dentro da SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa), e que pode ser acessado pelo site: https://sbpi.org.br/campanha-regressao/

Serviço:

Lançamento do Livro: Guia Técnico de Regressão da Memória 

Fátima Mora

Psicanalista e Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa (SBPI)

Data de Lançamento: 05 de maio de 2022 às 18:30 hrs

Local: Livraria da Vila - JK Iguatemi 

Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 2041, loja 335/336 Piso 2, Itaim Bibi, São Paulo 

(11) 
95798-4686

Linkedin: linkedin.com/in/fatima-mora-50750944

Facebook: https://www.facebook.com/psicanalistaeprofessoraFatimaMora


Comentários