Revista Projeto AutoEstima entrevista André Luiz Martins de Almeida, autor dos livros "Antologia Poética - Aspirações de um discípulo", Antologia "Adoração Poética" e "Antologia Poética - Exortações Inspiradas". Confira na íntegra:


André Luiz Martins de Almeida, nasceu em 21 de janeiro de 1970 no Rio de Janeiro, Mora em Queimados desde a infância, morou em Nova Iguaçu e outro Estado como Rio grande do Sul, na cidade do Rio Grande. Aprendeu poesia nos livros, a desenhar com um amigo de infância, estudou na E. E. Dom Bosco até se formar na 8ª série do 1º grau (ensino fundamental), com seu primeiro poema recebeu um certificado de participação. Militar desde 1988, passou por todas as promoções, atualmente está na Reserva da MB, e membro ativo da PIBQ (Primeira Igreja Batista de Queimados) desde 2014.

Publicou seu poema inédito, primeiro no livro Concurso Novos Poetas - poetize 2016 da Editora Vivara Nacional. Publicou primeiro livro completo “Antologia Poética -Aspirações de um Discípulo” pela Drago Editorial em 2019 e o segundo “Antologia Poética - Exortações Inspiradas” em 2020 e o E-book Antologia “Adoração Poética” em 2021, pela Amazon no KDP (kindlle directing publishing).

 

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário? 

André Luiz Martins de Almeida: Foi inusitado! Recebi um e-mail em 2015 da Editora Vivara para participar de um concurso, se o poema fosse aprovado, teria ele publicado com outros participantes, cumprindo o contrato com suas regras e pagamento da sua taxa em parcelas. Foi um convite para retornar a escrever e desenvolver um dom adormecido.

Revista Projeto AutoEstima: Você é autor dos livros "Antologia Poética - Aspirações de um discípulo", Antologia "Adoração Poética" e "Antologia Poética - Exortações Inspiradas". Poderia comentar? 

André Luiz Martins de Almeida: Sim, os 03 livros citados são coletâneas, cada livro internamente possui 03 Antologias únicas, vou dar como exemplo “Aspirações de um discípulo” que possui a Antologia “Adoração” com 20 poemas, a Antologia “Aliança” com 20 poemas e a Antologia “Discipulado” com 10 poemas, ao todo Completam uma única com 50 poemas, o que facilitou a publicação desta e das demais. 

Revista Projeto AutoEstima: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

André Luiz Martins de almeida: O meu é diversificado, todavia atribuo que o trabalho pesado desse processo de criação vem do dom do Espírito Santo, mas não muito diferente dos outros escritores. Variou de livro para livro e entre todas as Antologias individuais criadas. Uma começou com as ilustrações primeiro e a outra com os poemas, outra começou com os títulos das Antologias e depois com os títulos dos poemas e continua se modificando.

Minhas inspirações são: as paisagens, os vários tipos de imagens e músicas, algumas pessoas mais próximas, amigos, aquelas que admiro seus dons e a principal é a Bíblia. 

Revista Projeto AutoEstima: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seus livros? 

André Luiz Martins de Almeida: Minha fonte de pesquisa vem do livro da Bíblia. Todo o conhecimento do aprendizado, vem de anos, estudando várias lições de vários autores diferentes e todos pastores conceituados, que são referência e meus professores e os atuais facilitadores da PIBQ, que ensinam tendo como base a Bíblia.

Os livros não demoram para serem concluídos, uma Antologia parte do livro completo leva ao menos 30 dias, se estiver inspirado ou não, com seus 20 poemas ou 10 poemas e suas ilustrações. Se fizer a Antologia completa, com 50 poemas e ilustrações e suas divisões em 5 partes, pode-se chegar a quase 6 meses para prontificá-la, isto resulta em 2 projetos de livros por ano. 

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho de um dos seus livros especialmente para os nossos leitores?  

André Luiz Martins de Almeida: Sim, os livros possuem valores éticos cristãos, que as  pessoas ao lerem identificarão, que pareceu que seria a publicação de único livro, vou citar a 1ª estrofe do poema : “Até que Ele venha”...Estes versos tocarão alguém? Da pág.: 81 do livro  Antologia poética “Aspirações de um Discípulo” pela Drago Editorial :

“Vou encerrar estes versos e descansar.
   Nem imagino o impacto que irão causar!
   Prossigo neste caminho, pois estão a me encantar.
   Contudo, quando parar, venham o resultado dele me contar!”
 

Revista Projeto AutoEstima: Quais são suas leituras preferidas? 

André Luiz Martins de almeida: Na infância, foram os gibis e HQ da Marvel e DC da Editora Abril, li muitos livros da Ediouro, da coleção Extraclasse da série vagalume da editora Ática, atualmente leio mais livros e revistas digitais (E-books) de poesias e livros físicos de Coletâneas que participo, mas também gosto de outros gêneros de literatura. 

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores em início de carreira? 

André Luiz Martins de Almeida: Não perder a oportunidade de submeter seus textos e trabalhos em concursos, mesmo que não venham a ser selecionados, em certo momento serão reconhecidos e aceitos. Pedir a avaliação do que você está escrevendo para uma pessoa de confiança e aceitar suas críticas ou sugestões e até mesmo seus conselhos, como também utilizar o princípio básico do Discipulado Cristão, para o seu crescimento prático. 

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

André Luiz Martins de Almeida: A aquisição dos livros físicos são somente pela livraria da editora Drago Editorial na sua sede ou pela internet, como também na Amazon, pois já estão todos publicados e à venda como E-books.

Para o público que não me conhece, pelas biografias dos livros que são extensas e completas, como também nas redes sociais que possuo para divulgar os livros e uma página e site pessoal para os projetos de livros futuros e publicados :


Site 

Instagram 

Twiter

Livro físico

E-books


Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta? 

André Luiz Martins de Almeida: Sim, tenho projetos audiovisuais como videopoemas para dar continuidade, seja em canal próprio ou de parceiros e projetos em rascunho para tirar do papel e implementar, como um “Sarau” e outros livros prontos para publicar. 

Perguntas rápidas: 

Um livro: “O menino do dedo verde”

Um hobby: Desenhar

Um (a) autor (a):  Graciliano Ramos

Um ator ou atriz: Charlton Heston

Um filme: “Os Dez Mandamentos”

Uma cor favorita: Azul

Uma recordação em especial: Todos os momentos felizes da infância até agora. 

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

André Luiz Martins de Almeida: Sim, quem nos prepara para prosseguirmos no caminho que escolhemos é o  Senhor, nosso Deus, então ...“ Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5. Contudo, você é responsável pelas suas escolhas, siga no caminho que Jesus preparou, e sabemos, que você os encontrará com uma ajudinha do Espírito Santo, em simples poemas como estes, baseados no ensino das Escrituras da Bíblia Sagrada.

 

 

Comentários

Postar um comentário