Biodiversidade e produção artesanal amazônica são temas de festival promovido pela Artesol no CCSP

 


Evento ocorre de forma híbrida e reforça a importância do artesanato como atividade econômica e expressão da cultura popular brasileira

Apresentar a riqueza e a pluralidade da Amazônia e seu artesanato como vetores de expressão cultural, salvaguarda de identidades culturais e atividade econômica: esta é a proposta do Festival Criativos por Tradição, que acontece no Centro Cultural São Paulo, de 03 de setembro a 03 de novembro. Promovido pela Artesol, organização que apoia os artesãos de todo o território nacional há 23 anos, o evento será híbrido, contando com uma exposição, seminário, oficinas e feira de artesanato.   


A Exposição Conexão Amazônia, que irá até 03 de outubro, apresenta trabalhos de oito designers que fizeram imersões junto a oito diferentes comunidades para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novos objetos a partir das técnicas ancestrais e matérias-primas locais.  “A proposta dessa edição é trazer o recorte da Amazônia com o intuito de enfatizar o protagonismo dos artesãos como autores criativos e guardiões da biodiversidade desse território, promovendo no encontro com os designers processos de resgate e ressignificação do olhar para suas produções. Com isso, foi possível criar um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, valorizando as referências culturais, os saberes e as particularidades de cada local”, explica Jô Masson, diretora executiva da Artesol.

A proposta é convidar o público para uma imersão no contexto criativo da produção artesanal que inclui a inspiração, as matérias-primas, as ferramentas e as paisagens das comunidades.   

A programação do Festival também inclui um seminário com importantes nomes da Amazônia, entre artesãos, pesquisadores e ativistas que irão promover reflexões e discussões sobre o contexto da salvaguarda dos saberes e fazeres artesanais, as políticas públicas, tendências de mercado, desafios logísticos, processos de co-criação e projetos que são referência de desenvolvimento sustentável.  Já as oficinas ministradas pelos próprios artesãos têm o objetivo de aproximar o público das técnicas com a mão na massa. A feira de artesanato, por sua vez, trará uma diversificada oferta de produtos da Amazônia pra quem quiser levar pra casa um pouco da história dos povos da floresta.   

Por se tratar de um evento hibrido, o Festival contará com uma plataforma virtual onde os visitantes poderão fazer um tour pela mostra, acessar conteúdos sobre o universo do fazer artesanal da Amazônia, assistir às palestras do seminário e participar das oficinas ministradas pelos artesãos.  “A plataforma digital irá proporcionar ao público de qualquer lugar do planeta uma imersão no contexto cultural e simbólico dos artesãos da maior floresta tropical do mundo”, afirma Josiane Masson. 

Sobre a Artesol 

A Artesol é uma Organização sem Fins Lucrativos que atua na inclusão socioeconômica dos artesãos brasileiros e na valorização do artesanato de tradição e seus modos do fazer, fortalecendo-os como patrimônio cultural material e imaterial do país. A organização é idealizadora da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, uma tecnologia social premiada, que promove a capacitação de milhares de artesãos, fomenta a economia criativa, cria oportunidades de negócios e divulga o artesanato e arte popular brasileira para todo o mundo através do portal www.artesol.org.br 

Festival Criativos por Tradição  

Local: Centro Cultural São Paulo 

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000 

De 03 de setembro a 03 de novembro de 2022 (a exposição vai até dia 03 de outubro)

Horários: Terça à sexta, das 10h às 20h; Domingo, das 10h às 18h

Entrada: Gratuita 

Mais informações: (site) 

Inscrições nos eventos: (site)  

Artesol 

Sitehttps://www.artesol.org.br/ 

Instagramhttps://www.instagram.com/artesol_oficial/ 

Facebookhttps://web.facebook.com/ArtesanatoSolidario.Artesol 

Twitterhttps://twitter.com/artesol 

Youtubehttps://www.youtube.com/user/ArtesanatoSolidario 

Comentários