7 de Setembro: 5 fatos sobre o Brasil no Dia da Independência

Fonte: Divulgação

Este é um 7 de setembro conturbado. Estamos vendo pessoas agredindo física e verbalmente outras pessoas, até seus queridos ou parentes, apenas pelo fato de - obviedade! como sempre foi - ostentarem uma bandeira do Brasil. (Ou seria a nossa atual a vermelha?). Que convivamos com todas as diferenças, mas a bandeira do Brasil nada tem a ver com uma sociedade esfacelada, vítima de tantas fake news, ódio e injustiça. 

Gostaria de não entrar, além do exposto acima, no mérito do significado atual da bandeira nacional, e de quem conseguiu torná-la um símbolo de ódio, de todos os lados. Assim como as comemorações ao fato de, aos trancos e barrancos, com muita dor, o Brasil ter alcançado o bicentenário de sua Independência política. Foi duro, muito duro! Ainda é!

Que tal conferir 5 fatos recentes sobre nosso Brasil apontados por recentes pesquisas. Quero deixar claro que não estou fazendo campanha política, até porque esses dados, majoritariamente, remontam a antes do governo atual, e antes do governo Dilma, e ao governo Lula, que são os grandes disputantes da atualidade. 

1 Brasil ocupa 60o. posição em ranking de Educação em lista com 76 países (2020)

2 Analfabetismo funcional atinge 29% da população brasileira (2021)

3 Gasto com sistema prisional é quatro vezes maior que com Educação Básica (2022) (um detento no Brasil custa, em média, incríveis R$ 1,8 mil por mês, você já viu o estado de uma penitenciária brasileira?)

4 PIB do Brasil tem quarta alta seguida e cresce 1,2% do segundo semestre de 2022 (2022) 

5 Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos do mundo (desde 2008) (2022)

A maioria são fatos aterrorizantes, exceto a alta do PIB e o não citado aumento de empregos pelo sexto mês seguido. E não é de hoje, como dito. Não é culpa da bandeira verde e amarela ou da vermelha. É culpa de um país que nunca soube aproveitar suas imensas riquezas naturais e sempre sucumbiu à corrupção e ao populismo, a duas forças opostas que se enfrentam com ferocidade nociva ao país e à saúde mental da população e até dos políticos.

Fica uma pergunta: onde foi que o Brasil se perdeu? Onde ainda tropeça? As pessoas se odeiam cada vez mais, a intolerância alcança patamares estratosféricos, cada pequena palavra pode ser uma granada em direção a quem, muitas vezes, jamais pensou em utilizar uma. 

Dou uma dica: leia O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, um clássico, e descubra como nosso país foi erigido, desde 1500, mediante a exploração de uma elite rica sobre uma massa pobre, escrava, de índios, negros e renegados. Como sempre houve o "jeitinho brasileiro" e ele nunca foi de fato positivo, como aventou Sérgio Buarque de Holanda; no máximo, simpático, mas refletido em nossos políticos corruptos e na corrupção endêmica da própria população brasileira - em uma democracia, o governo emana do povo. 

A verdade é que nunca tivemos grandes batalhas por parte do povo e dos políticos para conseguir direitos básicos, acabando com privilégios de elites, desvios de verbas, hipocrisia política, descaso em relação à Educação, aos pobres e aos excluídos, à importância do agronegócio para o desenvolvimento do nosso país, essencialmente rico em fauna e flora, em nenhum governo. 

Estamos avançando e ao mesmo tempo retrocedendo, visto que com ódio não se combate ódio, é lançar gasolina na fogueira esperando que se mantenha acesa para "iluminar", quando na verdade queima. 

Feliz 7 de setembro, na medida do possível! É primavera! São recomeços!

É encarar a realidade com coragem, fé e racionalidade. Como dizia Machado de Assis, um homem movido por paixões (desenfreadas) não vai longe na vida, pessoal e patriótica. É hora de pensar, e que as paixões guiem nossas decisões sensatas!

Comentários