A importância do cuidado oral desde os primeiros meses de vida

Babys Brush_MAM - Divulgação

Com o apoio da odontopediatra Meryellen Barbosa, a MAM Baby traz orientações sobre os primeiros passos na higiene e cuidados bucais dos pequenos


Cuidar da saúde bucal, além de garantir um sorriso saudável, previne uma série de doenças e ajuda a manter a saúde do indivíduo como um todo. E, quanto antes esses cuidados se iniciarem, mais fácil torná-los um hábito. A MAM, marca especialista em bebês, conversou com a odontopediatra Meryellen Barbosa, que destacou que os cuidados devem ser iniciados bem antes do surgimento do primeiro dente. 


Nesse sentido, Dra. Meryellen destaca a importância do pré-natal odontológico, com o objetivo de cuidar e educar a gestante para ter um bebê saudável, incluindo ações como a de desmistificar crenças e preocupações acerca da tratamentos dentários durante a gravidez, conscientizar sobre os principais problemas bucais e orientar sobre a importância do controle de placa.


No pré-natal odontológico, o especialista também consegue esclarecer várias dúvidas com relação a escovas, mordedores e creme dental e suas indicações para cada fase do bebê, que deve ter sua primeira visita ao odontopediatra entre os seis e sete meses. "É muito importante que os cuidados comecem desde muito cedo. O ideal é manter uma frequência de visitas ao dentista a cada três meses", explica Dra. Meryellen.


Ainda de acordo com a odontopediatra, os cuidados com a escovação dos bebês devem se iniciar após a erupção do primeiro dente. "A Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped) entende que o biofilme dental (formação pegajosa e incolor, que contém bactérias e se acumula ao redor dos dentes) ocorre com a introdução dos alimentos líquidos e sólidos", comenta.


E, para que a higiene bucal seja hábito para os bebês, é preciso que o processo seja divertido e indolor para as crianças. "Incluir escovação diária na rotina requer paciência e muita criatividade. É indicado realizar a escovação dos bebês ao menos três vezes ao dia, após as principais refeições e com prioridade para o período noturno", afirma.


Durante o processo de iniciação e aprendizado, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar que a criança morda a escova, para não prejudicar dentes e gengivas, bem como observar a quantidade de creme dental depositada na escova, tendo em vista a orientação da Aboped, que preconiza o uso do creme dental com flúor.


A escolha da escova também merece atenção especial. Ela deve ter cabeça pequena e compacta e cabo ergonômico com textura suave, que caiba perfeitamente na mão da criança, além de cerdas uniformes e macias, a fim de evitar qualquer lesão na boca. 


A escova Training Brush, da MAM Baby, é ideal para os primeiros passos do cuidado oral dos bebês. Isso porque conta com todos os requisitos citados pela odontopediatra e possui formas e cores modernas que despertam o interesse do bebê, além do cabo mais longo para que pais e bebês segurem juntos para ensinar o movimento da escovação e a trava de segurança, que ajuda a evitar lesões ou acidentes. Outro produto da marca é a Baby's Brush, com os mesmos atributos da anterior e um cabo menor para que os pequenos tenham mais autonomia na escovação.


Toda a linha de escovas MAM Baby traz em suas embalagens o exclusivo selo de aprovação da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped), que atesta a qualidade e a segurança necessárias para esses primeiros cuidados e o desenvolvimento oral dos bebês. 


Com relação à escovação, a recomendação é manter uma inclinação de 45° da escova, em paralelo à linha da gengiva, e iniciar suavemente, com movimentos circulares por toda a parte da frente dos dentes. Já para higienizar os dentes do fundo, podem ser realizados movimentos de vaivém, com a escova deitada.


Essa rotina de higiene é fundamental, pois os bebês podem desenvolver cáries. Nesses casos, quando ainda em fase inicial, o tratamento consiste em uma aplicação do verniz de flúor a cada três meses, como forma de impedir o crescimento da cavidade e, até mesmo, reverter o processo. É muito importante, no entanto, a consulta e a conversa com o dentista, para uma avaliação sobre a melhor conduta no tratamento. 


Fatores de risco para a cárie dentária

– Permanência de placa bacteriana por períodos prolongados (falta de regularidade no uso da escova e do fio dental).

–  Presença de defeitos no esmalte.

–  Uso ineficiente ou falta de uso da escova e do fio dental.

–  Histórico de inflamação gengival.



Sobre a MAM 

Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema "We love babies", a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards, por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor. 

Comentários