Câncer sem papas na língua

 Por Mariângela Blois

Este livro é para que cadeados da comunicação entre pacientes de câncer e seus médicos ou profissionais envolvidos no tratamento sejam arrancados e as relações possam fluir. Porque quem não se comunica se trumbica. Ou seja, se prejudica, se dá mal. E, no tratamento do câncer, informações confusas sempre prejudicam.

Há relatos aqui sem finais felizes. Por quê? Porque este livro não é um romance, não é ficção. Ele é real da primeira à última palavra, com base no trabalho de quem intermediou diversas conversas e foi ouvido atento de diversos pacientes.

E a realidade da vida inclui a morte. Se a autora fala da importância da comunicação, não pode, então, omitir a morte – seria uma contradição imperdoável. Não é, no entanto, um livro triste.

A realidade tem todas as nuances: alegria, tristeza, comédia... Você já deve ter visto muita gente saudável e infeliz. Então, seja feliz! Como puder, como quiser, do jeito que der!

Sobre a autora:

Formada pela PUC-SP e pós-graduada pela PUC-SP em Psicologia Clínica, Mariângela Blois tem 30 anos de experiência em atendimento de adolescentes e adultos.

É membro da Sociedade Brasileira de Psico Oncologia – SBPO e da International Psycho-Oncology Society. Possui experiência em cuidados paliativos, psico oncologia, psicodiagnóstico, psicologia hospitalar, psicoterapia breve e psicanálise.

Comentários