Clarice Lispector: 10 frases marcantes da genial escritora

Fonte: Divulgação

Provavelmente você já ouviu falar em Clarice Lispector, escritora brasileira.

O que talvez não saiba é que, em primeiro lugar, ela na verdade é ucraniana e nascida na Ucrânia. A pequena encantadora de palavras veio com a família ao Brasil como imigrantes aos 2 meses de vida. Clarice Lispector foi registrada Chaya (Haia) Pinkhasivna Lispector, na cidade de Chechelnik, e chegou ao mundo no dia 10 de dezembro de 1920. 

Clarice, portanto, é um pseudônomo de autora (muitos autores e celebridades utilizam "nomes postiços", que podem ter a ver com seus nomes verdadeiros ou não, serem totalmente criados ou apenas em parte). Mas o que importa é que Clarice Lispector, apesar de uma escrita às vezes muito densa e de difícil compreensão, metáforas riquíssimas, porém complexas e inéditas, é, para mim, a maior escritora, a de maior escalão do Brasil. 

Clarice se considerava brasileira, recifense; embora, casada com um diplomata, tenha morado em vários países, e inclusive abdicado de conviver nas altas rodas do governo, com as quais não se identificaava, apesar de toda a sua discrição, elegância e porte majestoso. Clarice era do povo. 

Clarice escreveu romances, livros infantis (até para seus filhos), ensaios e principalmente crônicas (muitas para jornais) e contos. Seu estilo é único, sendo difícil ou até impossível classificar literariamente livros como "Água viva" e "A paixão segundo G.H.". Já "A hora da estrela", sua última obra antes de falecer em 9 de dezembro de 1977, 1 dia antes de completar 57 anos, pode ser considerada claramente um romance, e de imensa beleza, sensibilidade, e ainda crítica social na pele de uma nordestina que vem tentar ganhar a vida na cidade grande, a história de muitas pessoas no nosso país (bem a calhar, na esteira do preconceito contra os nordestinos, superestimado por alguns, subestimado por outros).

10 frases marcantes de Clarice Lispector

Gostaria de assinalar 10 frases que mais me marcam de Clarice. Você encontrará a maioria delas com facilidade na Internet, muitas vezes com palavras trocadas ou escrita que não corresponde à de nenhuma edição de seus livros. O certo mesmo é buscar na própria obra.

Vamos ver 10 frases que, para mim, são marcantes de Clarice Lispector?

1- "Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

2- "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

3- "A palavra é meu domínio sobre o mundo."

4- "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."

5- "De qualquer luta ou descanso me levantarei forte e bela como um cavalo novo..."

6- "Eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama."

7- "Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós."

8- "Sou implícita. E quando vou me explicar perco a úmida intimidade."

9- "Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia."

E a minha preferida:

10- "Foi através de meus graves erros, que talvez eu um dia os possa mencionar sem me vangloriar deles, que cheguei a poder amar."

Com qual frase você se identifica mais? Ou quais? Clarice foi existencialista, mergulhou no mais profundo do ser humano, falou de vida e morte com a mesma coragem e os mesmos questionamentos. Leva-nos à noite muito escura para, em seguida, nos fazer brindar a vida e o que somos: "Já que sou, o jeito é ser", e "sou um coração batendo no mundo", e "com o perdão da palavra, sou um mistério para mim" (Clarice Lispector). Ela é assim, contraditória ou talvez múltipla, é feita de revoadas e pousos, luz e sombras, sobretudo o insondável.

Clarice é para ser lida com o coração aberto e, de preferência, flutuando em incertezas, esperança e intrepidez. Gosto desta palavra, intrepidez, que por si só é intrépida e desafiadora. Gosto de ter medo e medo do medo.

Viva Clarice. Em 2022, ela completaria 102 anos. Nunca será esquecida, visto que pôs alma em cada palavra sua, e suas palavras, todas, reverberam no infinito do nosso mundo, e desconfio que de todos os mundos.



Comentários