Crianças: Alimentação, criatividade e interação familiar são aliadas no combate à obesidade infantil

 

Divulgação

Estudo da World Obesity Atlas 2022 aponta que até 2030 o Brasil deve ter 7,7 milhões de crianças obesas

A obesidade infantil cresce mundialmente ano após ano. Segundo relatório divulgado pela World Obesity Atlas 2022, o Brasil deve registrar uma epidemia da doença até 2030, com 7,7 milhões de crianças obesas. O estudo ainda aponta que 23% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e 18% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela condição. Ressalta-se que a obesidade infantil pode provocar problemas de saúde como colesterol alto, pressão alta, problemas cardiovasculares, diabetes, debilitações precoces nos ossos e alergias e infecções e acne na pele.

Por isso, a sociedade precisa reforçar a importância da alimentação saudável junto a esse público, vez que bons hábitos são essenciais no combate à doença. Para que crianças e adolescentes tenham uma dieta balanceada em nutrientes e saborosa, é fundamental inserir frutas, verduras, legumes, grãos, tubérculos e proteínas – animais ou vegetais – no cardápio. Por outro lado, alimentos processados e ultraprocessados devem ser evitados.

“É importante também valorizar o ato de comer à mesa, aliviar tensões e evitar discussões durante a alimentação, fazendo das refeições momentos agradáveis. Ainda, é importante cuidar da apresentação e de como o alimento será oferecido para que gere interesse e aceitação no consumo”, explica a nutricionista Thalita Soares.

É crucial incentivar, em casa, um diálogo sobre a alimentação, para que as crianças possam entender a importância de se optar por itens saudáveis. Inclusive, a participação dos jovens na criação e montagem da dieta diária e na compra dos ingredientes e preparo das refeições são exercícios que estimulam o prazer no consumo.

“O planejamento permite clareza e entendimento da rotina alimentar, programando quais refeições serão realizadas e quais alimentos precisam ser adquiridos e preparados. Evoluindo nessa etapa, podemos planejar de que forma os alimentos podem estar pré-preparados na despensa, geladeira ou congelador, para facilitar o dia a dia”, acrescenta Thalita.

Rotina acelerada dos pais x alimentação adequada para os filhos

A nutricionista ainda destaca como ponto de alerta: “Sem a atenção adequada da família, quando as crianças apresentam sinais de fome, alimentos industrializados acabam sendo ofertados pela aparente praticidade, mas sem valor nutricional”.

Contudo, atualmente é possível encontrar com facilidade no mercado e até mesmo online, produtos práticos, que ajudam na correria do cotidiano, mas com alto valor nutricional. Um exemplo são as linhas da Vapza, com alimentos cozidos no vapor, o que mantém todas as características e propriedades intrínsecas ao produto, como textura, sabor e cor, e embalados a vácuo, dispensando a necessidade de conservantes e garantindo o frescor.

Pensando nas crianças e adolescentes, a empresa conta com a linha Marvel, com caixas estampadas com super-heróis como Hulk, Thor, Capitão América e Homem de Ferro, a fim de realmente despertar a curiosidade e atenção do público infantil. Os pratos disponíveis, que já vêm prontos e só precisam ser aquecidos, são: Mix de Arroz e Quinoa Vermelha (Orgânico); Canja com Arroz Integral; Carne Bovina com Legumes; Peito de Frango com Mandioquinha; Feijão Carioca (Orgânico); e Feijão Preto (Orgânico).

“A introdução alimentar de forma equilibrada é determinante na formação de hábitos saudáveis, que deverão ser mantidos na vida adulta, já que a alimentação é responsável pelo crescimento, desenvolvimento fisiológico e manutenção da saúde. Mais do que isso, uma criança bem alimentada e bem nutrida tem maiores desenvolvimentos cognitivos, motores, físicos, emocionais e sociais”, finaliza a nutricionista Thalita.

Comentários