Médico do trabalho lança livro com respostas das 100 principais dúvidas sobre o burnout

Marcos Mendanha fala sobre aspectos polêmicos e explica a relação da síndrome com suicídio, depressão, estresse e até se existe cura

O Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de Burnout, segundo o International Stress Management Association (ISMA-BR).  Em números, a síndrome chega a atingir 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo levantamentos da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Diante desse número crescente e das inúmeras dúvidas que surgem em torno do esgotamento profissional é que o médico e advogado especialista em saúde ocupacional Marcos Mendanha decidiu usar sua experiência e conhecimento para responder às principais perguntas sobre o tema criando o livro O que ninguém te contou sobre o burnout, publicado pela Editora Mizuno.

Na obra, o autor traz explicações com base em quatro pilares importantes de conceitos e ideias utilizados atualmente para definir a síndrome de burnout: Freudenberger, Maslach, CID-11, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o burnout do senso comum. "Depois de  anos de estudos e com base nas décadas de atuação, decidi reunir esses esses conhecimentos para responder perguntas como a síndrome pode e fato estar associado ao estresse, a depressão, ao suicídio e até se há cura", explica ele.

O objetivo do livro, segundo o especialista, é trazer clareza a um tema que ainda está em discussão e com poucos pontos em consenso entre os especialistas. "A síndrome de burnout não é algo novo, porém está numa fase de estudos e discussões, principalmente diante dos números crescentes de diagnósticos. A CID-11 vem dar esse norte e o livro, que é para todos os interessados no tema, surge para auxiliar nessa reflexão".

Mendanha, que também é advogado especializado na área, trata no livro alguns aspectos legais, como o ponto de vista previdenciário da síndrome, as possibilidades diante do diagnóstico, bem como  as mudanças a partir da CID-11. 

O livro O que ninguém te contou sobre o burnout está disponível nas principais livrarias do País por R$ 98,00.

Sobre Marcos Mendanha

Dr. Marcos Mendanha é Médico do Trabalho, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Advogado especialista em Direito do Trabalho. Autor dos livros “O que não te contaram sobre Burnout - Aspectos práticos e polêmicos” (Editora Mizuno). Coautor do livro “Desvendando o Burn-Out – Uma Análise Multidisciplinar da Síndrome do Esgotamento Profissional” (Editora LTr). Diretor e Professor da Faculdade CENBRAP. Mantenedor dos sites SaudeOcupacional.org e MedTV. Coordenador do Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas, e do Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional. Colunista da Revista PROTEÇÃO. Consultor de Saúde Ocupacional Corporativa.


Comentários