O grande mal do século: 10 livros para ajudar você a compreender a ansiedade

Fonte: Divulgação

A ansiedade tem sido definida, por muitos especialistas e pessoas em geral, como "o grande mal do século".

Se já tivemos o tédio, nos séculos XVIII e XIX, por exemplo, como o grande vilão para muita gente, hoje vemos uma sociedade, sem dúvida, hiperativa, inquieta, narcisística, extremamente dinâmica, calcada na volatilidade, fugacidade e excesso de informações da Era Digital - notadamente a Internet. É a "sociedade do cansaço" de Byung Chul-Han (2019), a "modernidade líquida" de Zygmunt Bauman (s/d), tempos fluidos, areia que escorre pelas mãos, tudo é para ontem, ou agora mesmo, e quem não acompanha essa "insana montanha-russa" de atividades, necessidades e emoções, adoece. Por isso, os níveis de ansiedade (e depressão, que muitas vezes coexiste com ou advém da própria condição de ansiedade exacerbada) no mundo dispararam.

Assim como dispararam os índices de doenças atreladas à ansiedade, como AVC (derrame), problemas cardíacos, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), TDAH (Transtorno de Hiperatividade), não excluindo as causas genéticas ou experiências pessoais, independentes de nosso contexto social e histórico. Isso, em contrapartida a uma geração mais ligada na saúde física e mental, que frequenta academia, faz meditação, informa-se sobre qualidade de vida e tem à sua disposição profissionais e tratamentos mais eficientes para uma vida equilibrada. 

Apesar disso, infelizmente os níveis de ansiedade da população global, como dissemos, disparam a cada dia, chegando a levar ao extremo da explosão de casos de suicídio. A situação é caótica, não vamos negar, mas cada um pode escolher se aperfeiçoar e evitar os males de sua época, baseado na resiliência, que é a capacidade de suportar mudanças e novas situações e lidar com elas de forma adequada, sem abalos; no autoconhecimento e nas informações sobre a própria ansiedade. Não a menospreze! A primeira psiquiatra com quem falamos, nos disse que "ansiedade pode nos fazer sentir tudo o que você imaginar". Ansiedade não é apenas inquietação, preocupação, e pode sim ser doença, e fatal, direta ou indiretamente, necessitando de tratamento medicamentoso receitado somente por um(a) bom(boa) psiquiatra.

A seguir, citamos 10 livros para você se inteirar do assunto "ansiedade". Trata-se de campeões de venda, livros escritos por pessoas com conhecimento de causa, profissionais e/ou vítimas desse grande mal, o mal do século XXI, a ansiedade. Vejamos os livros que indicamos para você compreender a ansiedade que paira sobre nosso mundo hiperativo, instável e mais complexo do que jamais foi:

1- Mentes ansiosas: o medo e ansiedade nossas de cada dia (Ana Beatriz Barbosa)
2- Ansiedade: o fim da escravidão (Juliano Pimentel)
3- Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)
4- Ansiedade 2: autocontrole. Como controlar o estresse e manter o equilíbrio (Augusto Cury) 
5- Ansiedade 3: ciúme. O medo da perda acelera a perda (Augusto Cury)
6- Desconstruindo a ansiedade: um guia para superar os maus hábitos que geram agitação, preocupação e medo (Judson Brewer)
7- Calma. Técnicas comprovadas para acabar com a ansiedade (Jill P. Weber PhD)
8- Diário para ansiosos: exercícios para aliviar o estresse e acabar com a ansiedade onde quer que você esteja (Corinne Sweet)
9- O cérebro ansioso: aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno (Dr. Leandro Teles)
10- Bíblia Sagrada (em especial alguns Salmos e Provérbios e os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João, onde Jesus Cristo nos ensina um caminho de paz e equilíbrio)

Sugerimos que você leia os livros de Byung Chul-Han e Zygmunt Bauman, que tratam de nossa sociedade "nua e crua", em seus diversos aspectos, focando no bem-estar pessoal diante do estado coletivo.

Ainda, recomendamos que você se informe sobre práticas que ajudam a diminuir a ansiedade (se necessário, aliadas a medicação prescrita por psiquiatra de confiança): exercícios físicos regulares, alimentação adequada (se necessário, suplementação alimentar prescrita por nutricionista ou médico), meditação e, o mais importante de tudo, aperfeiçoar a si mesmo para relacionamentos mais saudáveis e maior disciplina e resiliência. 

Até breve!


Comentários