Quer ser palestrante da saúde? Fique ligado nessas dicas do especialista Brunno Falcão, que há 20 anos trabalha com essa área

Brunno Falcão é formado em Educação Física e tem pós-graduação em Administração, Marketing Esportivo e Business Coach


Palestrante e empresário, Brunno Falcão, cria método exclusivo e dá dicas para profissionais da saúde que desejam transmitir seu conhecimento através de palestras

Fundador do método “Palestre-se”, Brunno Falcão trabalha com educação profissional organizando congressos para profissionais da área da saúde desde 2002. 

Vale ressaltar que, atualmente, as ferramentas e técnicas à disposição são muito mais diversas e desempenham um papel muito mais significativo na capacidade de um palestrante transmitir a mesma mensagem científica. 

Por isso, os programas de treinamento de palestrantes são uma ferramenta eficaz para dar voz a aqueles que não apenas podem comunicar a ciência, mas também democratizar o conhecimento e o acesso à informação.

Com sua expertise no assunto, Brunno Falcão separou algumas recomendações para quem deseja entrar nesta área. 

É importante lembrar que quase todo mundo ouve no começo da apresentação, por isso, invista na abertura. Este é o momento de deixar claro que você apresentará um trabalho que o público não pode perder. Se você quiser transmitir sua mensagem, você deve declará-la em alto e bom som no início e repeti-la no final. 

A melhor abordagem, no entanto, é dividir sua apresentação em várias partes, cada uma terminada por uma conclusão intermediária. As pessoas na plateia que se distraíram podem sempre alcançá-lo facilmente, principalmente se você delinear a estrutura de sua palestra no início.

Os primeiros 2 ou 3 minutos de nossa apresentação é quando o público criará suas primeiras impressões sobre nós: se somos simpáticos ou monótonos, se somos assertivos ou prolixos, se o que iremos falar é importante para eles ou não. É importante que saibamos exatamente como começar nosso discurso para garantir que o público está recebendo todas as informações necessárias e criar uma boa primeira impressão sobre nós. 

Por isso, seja autêntico: o primeiro princípio a ser considerado para se fazer uma apresentação de impacto é o da escolha das palavras a enfatizar. Quais as palavras-chave que devo trazer para a minha apresentação? Situe a audiência sobre os assuntos que serão abordados no tema central e nos subtópicos. Procure utilizar uma frase de impacto que chame atenção do público, despertando a curiosidade com uma notícia impactante que contenha na apresentação ou deixe uma dúvida a ser respondida. 

Uma estranha característica da natureza humana é o fato de que a repetição tem poder de persuasão. Só de apresentar a mesma informação várias vezes, você torna sua mensagem mais intensa e persuasiva. 

A abertura e introdução de uma palestra deve ser como o anúncio do YouTube, onde você tem apenas 5 segundos para chamar atenção. Se você quiser seguir assistindo o anúncio porque despertou atenção, você segue, ou pula ele direto para o vídeo de interesse. Assim deve ser a sua introdução ao subir no palco, impactante para que todos permaneçam atentos e com vontade de te ouvir. 

Conforme a palestra for avançando, não deixe de contar a sua história. Com certeza, entre um artigo científico e outro, você terá a oportunidade de falar sobre o Mestrado que realizou próximo da temática que está sendo abordada naquele momento. Fará mais sentido e vai te valorizar muito mais, se você contar que fez o mestrado com o autor de um artigo que você está expondo, por exemplo. 

Faça exercícios para ativação de recursos sinestésicos. Isso te deixará com a energia lá em cima e quando você subir no palco a sua presença e autoridade será notada até por quem estiver saindo da sala para buscar uma água. Se ela ouvir um bom dia cheio de energia, ela esperará primeiro a sua apresentação antes de sair para fazer o que iria fazer. 

Deixando o nervosismo de lado, ao subir no palco, dê um boa noite, agradeça RAPIDAMENTE quem tem que agradecer, e já traga um grande questionamento ou direcionamento de onde você chegará com a sua palestra até o final dela. Assuma um compromisso rápido. Assim, você deixará todo mundo impactado, refletindo. Enquanto eles estão pensando isso tudo, você calmamente caminha até a sua água, respira fundo, toma um pouco de água, respira e retoma a palestra… Você irá controlar 100% das suas emoções e não será necessário comunicar que está nervoso por estar ali. 

Um dos maiores receios de um palestrante é como reter a atenção da plateia por todo o tempo da palestra. Antes disso, este palestrante precisa entender que ele só conseguirá reter essa atenção por muito tempo se conseguir iniciar pelo básico, atraindo a atenção da plateia para o início da sua aula. 

Tudo começa com uma apresentação de grande impacto. Lembrando que existem inúmeras técnicas para, inclusive, fazer a sua chegada ao palco sempre de uma forma diferente, uma vez que muitas pessoas irão te assistir por repetidas vezes, você precisa mostrar desde o início que o que está por vir é algo tão novo que você despertará a atenção até mesmo de quem já o assistiu inúmeras vezes. 

Se chegou até a conclusão da apresentação, já merece os aplausos. Mas como trazer o clímax máximo para este momento? Como vimos acima, a introdução tem um papel muito importante para trazer a plateia com você até o fim da palestra. E como levar eles de uma forma definitiva com você para depois da palestra? Uma coisa é certa. Você não chegou até aqui pra encerrar sua palestra de qualquer jeito. Quando o público percebe que a apresentação está próxima do fim, há uma retomada de atenção e precisamos estar preparados para que este momento seja marcante. 

Refaça seu trailer e entregue o jogo. Se você entendeu que durante o conteúdo você tem que construir introduções e conclusões intermediárias, aqui é um grande momento para além das conexões entre os sub-tópicos, você trazr um trailer contínuo mostrando um resumo da história inteira. A diferença é que no final da palestra você precisa entregar o jogo. Seja a pergunta que abriu a palestra ou um questionamento que você trouxe durante todo momento da palestra. Entregue tudo aqui. 

Outra forma interessante de finalizar sua apresentação é fazer um “pitch de vendas”. Se você deu uma grande ideia a seu público, por que não encerrar instigando-o a trabalhar nela? Que tal na conclusão, mostrar até onde o conteúdo trouxe o raciocínio e como seria o raciocínio dali por diante?

Se durante o começo da palestra, você trazer um questionamento, com artigos que mostram dados e números, que tal trazer um final feliz para essa história? Traga um conceito prático que vai fazer mudar o rumo dos artigos científicos.

Por fim, o profissional dá uma dica: “Você não precisa encerrar ninguém emocionando os outros com fatos pessoais. Estamos falando de palestras para outros profissionais, a motivação tem que ser para a profissão, não para o tom pessoal. Existirão inúmeros formatos de finalizar a sua palestra. Mas uma coisa é certa, seja breve. Não faça conclusões maiores do que qualquer parte dos tópicos abordados durante a sua palestra”, finaliza.


QUEM É BRUNNO FALCÃO?  

Brunno é formado em Educação Física e tem pós-graduação em Administração, Marketing Esportivo e Business Coach. Há 20 anos trabalha com educação profissional, organizando congressos para profissionais das áreas da saúde. É criador do evento “Arnold Conference”, sob a chancela da franquia do super astro Arnold Schwarzenegger. Também é fundador da Science Play, startup presente em mais 95 países do mundo. Multiempreendedor, sócio e fundador de 6 empresas diferentes, dedica-se a fazer a diferença na carreira profissional, técnica e científica na vida dos profissionais das áreas da saúde. É autor do livro “O Fim do Consultório”, número 1 em vendas na área de “Medicina” da Amazon. Brunno é responsável pela ascensão profissional de diversos palestrantes renomados no mercado de Nutrição, Medicina e Educação Física. "Treinar a comunicação e outras habilidades com intensidade acelera o seu crescimento pessoal e profissional. Qualquer coisa que você faça só terá excelência com a prática”, frisa o profissional. 

Contato

Site: www.palestre.se

Instagram: https://www.instagram.com/brunnofalcao

Comentários