ENTREVISTA COM REGINA FERREIRA CALDEIRA, AUTORA DO LIVRO "POR QUE A ESCOLA CHOROU?". CONFIRA NA ÍNTEGRA

 


ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente agradecemos por nos conceder esta entrevista. Para iniciarmos poderia contar para os nossos leitores quando e como foi o seu início no meio literário?

Regina Ferreira Caldeira: Agradeço a Revista Projeto AutoEstima pela oportunidade de apresentar meu trabalho. Sempre fui apaixonada por literatura, quando fui alfabetizada me tornei escritora de cartas, eu escrevia as cartas dos vizinhos para familiares em outros estados, pois nos anos 70 cartas era o meio de comunicação usado. Sempre fazia poemas e poesias no final das minhas provas escolares os professores elogiavam, mas nunca pensei em publicar, pois era como um sonho distante. Tenho escritos de adolescente na casa de minha mãe e parava por aí, na minha atuação me tornei contadora de histórias e mediadora de leitura para tornar minhas aulas mais dinâmicas, quando fui supervisora inaugurei bibliotecas escolares e depois passei a atuar na biblioteca com trabalhos e projetos literários na formação de leitores ativos. Contava histórias autorais e os alunos pensavam que era algum livro e assim fui descobrindo minhas escritas, até que resolvi publicar meus textos. 

Revista Projeto AutoEstima: Você é autora do livro "Por que a escola chorou?". Como surgiu a motivação para escrevê-lo? 


Regina Ferreira Caldeira:
O livro fala sobre a realidade do espaço escolar onde se 

aprende com vivências, as mais diversas formas de amor é que durante a pandemia ficou impossível acontecer. 

Revista Projeto AutoEstima: No total, quantos livros você já lançou e em quantas antologias você já participou? 

Regina Ferreira Caldeira: Já lancei 2 livros autorais o primeiro foi Na ponta do pé, 3 Coletâneas de Contos com outros escritores e estou na minha décima sexta Antologia, e já conquistei 3 Prêmios Literários (Como Destaque Literário). Neste mês de novembro faço um ano da minha primeira publicação. 

Revista Projeto AutoEstima: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações? 

Regina Ferreira Caldeira: Sempre fui apaixonada por poesias, praticava muito em datas especiais, textos para homenagens e até hoje faço quando solicitado, nestas ocasiões meus amigos falavam, por que você não publica? Nos contos me inspirei na atuação da biblioteca, queria contar algo diferente para os alunos, muitas vezes envolver a realidade deles na história e eles amavam, pediam bis, pediam o livro emprestado  “que nem tinha”! 

Revista Projeto AutoEstima: Referente ao livro "Por que a escola chorou?", como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluí-lo? 

Regina Ferreira Caldeira: Essa história foi um fato muito forte que me aconteceu, na Pandemia ficamos trabalhando on-line, mas me solicitaram na escola para elaborar um material sensorial específico para alunos especiais, fui à escola pela primeira vez após meses de isolamento e me deparei com a escola vazia, no momento me veio muita angústia e choro, ver a escola sem vida e sem as crianças, fui pra casa com a história na cabeça e fiz o texto como narrativa poética, inscrevi o texto em um concurso sobre a Pandemia ele foi aprovado, mas quando pediram a confirmação senti que a história precisava acontecer sozinha, resolvi publicar o livro, levou só 3 meses pois eu queria lançar na volta às aulas com o retorno dos alunos. 

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar uma frase que você acha especial no livro o livro "Por que a escola chorou?"? 

Regina Ferreira Caldeira: A frase do livro é: todo dia em nossa rotina aprendemos algo novo, o amar, a partilha, as quedas, as alegrias e formamos um memorial que nos ajudará a transformar nossos futuros espaços e viver no mundo de maneira coletiva. 

Revista Projeto AutoEstima: Quais são suas leituras preferidas? 

Regina Ferreira Caldeira: Gosto de histórias de Santos, História de fatos reais, Cora Coralina, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Scholastique Mukasonga, Chimamanda Ngozi, Kiusam e leio muito literatura infantil. 

Revista Projeto AutoEstima: Como analisa a questão da leitura no país? 

Regina Ferreira Caldeira: Vejo que os projetos de incentivo tem sido crescente em alguns estados, realidade de onde moro, feira literária, Bienal, muitos investimentos em livros para as escolas públicas, programas de contação de histórias nas escolas e parques. Mas já estive em lugares do país onde não tinha nenhum programa de incentivo à leitura nem entrega de livros de literatura, o Brasil precisa ser visto por inteiro, para que chegue a todos os estudantes, tornando os livros e projetos literários uma realidade. 

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores em início de carreira? 

Regina Ferreira Caldeira: O escritor deve buscar sempre  o encantamento do leitor através das palavras, cursos de escrita ajudam bastante e é preciso estar atento às formações e conviver com o ambiente literário em eventos e escolas. 

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro "Por que a escola chorou?" e saber um pouco mais sobre você e os seus outros livros? 

Regina Ferreira Caldeira: Disponível em formato e-book para compra na Amazon e no Kindle Unlimited, também no Instagram @reginafc.poesia onde podemos conversar, fazer aquisição dos livros através do direct e lá também marcamos agendamentos nas escolas, textos especiais para homenagens e minhas participações em lançamentos, prêmios e outros. 

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta? 

Regina Ferreira Caldeira: Temos ótimos Projetos para 2023.

·        Um lançamento novo, Encontro de Cristal, uma obra linda, que vai falar das etnias,  árvore genealógica que brilha em nossa personalidade e a importância da família.

·        O menino Brasília é um livro coletivo que destaca poeticamente o descobrimento de nossos lugares preferidos entre as cidades satélites e riquezas do bioma cerrado em nosso quadradinho.

·        E alguns projetos de Antologias já enviados para publicação.

 

Um livro: Mulher de pés descalços

Um hobby: Escrever

Um autor: Cora Coralina

Uma atriz: Fernanda Montenegro

Uma cor favorita: vermelho

Uma recordação especial: O nascimento dos meus filhos foram momentos inesquecíveis.

 

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Regina Ferreira Caldeira: Sou grata a Deus pelo talento da escrita, escrever com o coração é colocar o leitor diante de sua própria história. Gostaria de falar que a escola é o espaço mágico no memorial do estudante passando pelo brincar, o aprender e o compartilhar do amor com o próximo.

 

 Para saber mais sobre a autora e adquirir os livros,  acesse:

Amazon: https://www.amazon.com.br/Escola-Chorou-Regina-Ferreira-Caldeira-ebook/dp/B0BFKN1348

Instagram: @reginafc.poesia


Para publicar crônicas, resenhas, poemas ou divulgar seu negócio, projeto, loja, livros, etc., na próxima edição da nossa revista: clique aqui

FAÇA O DOWNLOAD DA NOVA EDIÇÃO DE Nº 31 DA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI 

PARTICIPE DA ANTOLOGIA (E-BOOK): BORDANDO HISTÓRIAS - POEMAS, CONTOS E CRÔNICAS. LEIA O EDITAL: CLIQUE AQUI 

Comentários