O segredo do sucesso: RESILIÊNCIA

Fonte: Divulgação

Hoje em dia, muito tem se falado sobre "resiliência". 

Muitos não sabem o significado desta palavra, até porque, a menos ao que sei, ela não era muito utilizada até pouco tempo atrás. Mas o que significa resiliência, termo tão utilizado por especialistas em mente humana, CEOs, psicólogos, empreendedores, exemplos de superação e de sucesso?

Segundo o dicionário Oxford Langagues, o significado de "resiliência" é:

  1. 1. FÍSICA
    propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

  2. 2. FIGURADO (SENTIDO)FIGURADAMENTE
    capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Portanto, é visível que o sentido figurado advém do sentido da Física: após uma deformação (agressão, impacto, reação) voltar à forma original. No âmbito figurado, a chave é "se recobrar facilmente às mudanças", o que vem ao encontro da teoria de adaptabilidade de Darwin: os mais resistentes e adaptáveis (resilientes) sobrevivem e sobressaem. 

Hoje, em especial no Brasil, vivemos, por questões políticas e sociais, em um povo repleto de ódio, mesmo o tal "ódio do bem" (combate o ódio com o ódio), preconceitos (até de quem combate preconceitos); agressões físicas e verbais, incompreensão, falta de empatia. O maior campo de batalha são as redes sociais, em que é mais fácil se expor com praticidade, apoio de membros do seu grupo ideológico e social ou político e "segurança" (apesar das recentes censuras, inadmissíveis diante da Constituição Federal que prima por livre expressão; e, sobre fake news, hoje há quem se sinta no direito de decidir o que são fake news ou suprimir opiniões e notícias sem investigação ou base legal prévias). 

Meu foco é naquela árvore que enverga e enverga, sob ventos furiosos, temporais, até mesmo chuvas de pedra, e durante secas, perda de folhas nos outonos. As intempéries existem, sempre existirão, mais para uns, menos para outros (o sentimento de dor e agressão varia, conforme a pessoa, diante de fatos semelhantes). Escolher fugir, se recolher de tudo, esconder-se em uma caverna, não é a coisa certa a se fazer; apenas em certos momentos, em que necessitamos de reflexão, solitude (a virtude de ficar só), autoconhecimento, recobrar as forças para continuar. Parafraseando Clarice Lispector, o mais importante a aprender, e que não se ensina nas escolas, é a suportar.  

Suportar, por outro lado, não significa ser "trouxa", passivo, não ter atitude. Porém, há coisas que precisamos suportar por um período, às vezes alguns instantes (como uma agressão verbal ou acusação) para não piorar as coisas e nos mantermos ilibados, diante das pessoas e de Deus (para quem Nele crê).

Resiliência, na Sociedade do Cansaço (cansamo-nos de tanta correria, competição e agressividade) de Chul-Han (2019), é imprescindível. Embora saibamos que não é necessário nem saudável ser forte o tempo todo, mais uma vez parafraseando Clarice Lispector, às vezes é necessário se guardar em um potinho, assumir nossas próprias fraquezas. 

E como ter resiliência? 

Alguns nascem com maior capacidade de resiliência (inclusive os psicopatas, que são frios e calculistas), outros, menos. Mas acredito que, buscando uma vida mental e fisicamente mais saudável, a resiliência necessária é possível nos momentos mais decisivos. Além disso, ela vem com a maturidade, o tempo, a vivência. 

Treine sua resiliência, sua capacidade de suportar o que atacar seus princípios, sua pessoa, saiba principalmente quando calar e quando falar, e o que falar. Toda pessoa de grande sucesso, pessoal, profissional, social, tem grande capacidade de resiliência. Afinal, nosso mundo é mesmo muito complicado, ainda mais na inquieta e confusa Pós-Modernidade.

Busque livros de autoajuda, inclusive a Bíblia (Provérbios e Salmos são excelentes conselheiros), escute depoimentos, estude sobre o tema, observe o comportamento dos grandes (nem todos, aliás muitos não são exemplos de resiliência, utilizando-se de outros meios como polêmicas para se manter em um suposto topo - que só gera infelicidade e uma vida de aparências). 

Faça o que deixou apenas na mente ou no papel. Aprenda a ter disciplina, a meu ver esse é o segredo da resiliência: força e constância nas pequenas coisas nos levam a força e constância nas grandes coisas. "Antes de querer mudar o mundo, aprenda a varrer sua própria casa", há um ditado chinês mais ou menos assim. Antes de querer alcançar seus sonhos, ter relacionamentos saudáveis, ter autoridade e voz, mude. Por dentro e por fora - nossa aparência não deixa de ser um reflexo do nosso interior, em vários sentidos, percebamos ou não. 

Saibamos a diferença, por fim: entre teimosia e resiliência. Só a sabedoria (divina, creio eu) pode definir.

É isso. Desejo uma boa semana a todos nós! Envergue, mas não quebre. E, depois de não quebrar, faça-se ainda mais forte, mais alto(a) e mais vibrante! E não se esqueça: O SUCESSO (real) É SER FELIZ! (E não parecer ser.)


Comentários