Em dezembro, Museu da Língua Portuguesa promove a Feira Luz Criativa Edição de Natal, visita mediada e a última atração do Plataforma Conexões

 

Ciete Silvério - Mostra temporária "Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação"

Horário de funcionamento da instituição será alterado nos dias de jogos do Brasil na segunda fase da Copa

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é uma ótima opção de passeio em dezembro, quando iniciam as férias escolares e muita gente aproveita as folgas das festas de fim de ano para visitar espaços culturais da capital paulista. Ao longo do mês, o Museu prepara atividades especiais, que vão de uma feira com músicos, artesãos e opções gastronômicas a apresentações de contação de histórias e visita mediada sobre acessibilidade. Há ainda a exposição principal e a mostra temporária Nhe Porã: Memória e Transformação.  

Vale mencionar que, nos jogos do Brasil na Copa na segunda fase do torneio, o horário do Museu será alterado. Como não é possível saber ainda quando a equipe comandada por Tite irá jogar, recomendamos que entre em nossas redes sociais, que serão atualizadas com esta informação. 

Durante as festas de fim de ano, o Museu estará fechado nos dias 24, 25 (Natal) e 31 de dezembro e também no dia 1º de janeiro de 2023. Às segundas-feiras, como ocorre normalmente, o Museu não abre para público. 

A programação especial do Museu em dezembro tem início no dia 7 (quarta-feira), quando acontece uma visita mediada sobre acessibilidade pela mostra temporária Nhe Porã: Memória e TransformaçãoEsta atividade faz parte da Campanha Sonhar o Mundo 2022, cujo tema é justamente Deficiência e Acessibilidade em Museus. O passeio, das 10h às 11h30, será realizado pela artista plástica e arte-curadora Marina Baffini, que desenvolveu o projeto de acessibilidade da exposição. A participação é gratuita: basta comparecer no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do tour, quando o grupo começará a ser formado. 

Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe Porã: Memória e Transformação fala sobre as culturas e línguas dos povos indígenas. Um rio de palavras de diversas línguas dos povos originários passa pelas quatro salas da mostra, que, por meio de obras de artistas plásticos, objetos interativos e experiências audiovisuais, joga luz no multilinguismo do território brasileiro. 

A mostra conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.  

Comemorando 25 anos de atividade, o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim de Cordisburgo, Minas Gerais, se apresenta no Pátio A do Museu, no dia 10 de dezembro (sábado), a partir das 15h, gratuitamente. Trechos dos livros Grande Sertão: Veredas e Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, serão falados por seis integrantes do grupo, que ainda narrarão a história Autobiografia Infantil de Guimarães Rosa

A Banda Metrô Sertão participa do projeto Domingo no Museu, que convida famílias que residem em bairros distantes da Luz, onde o Museu está localizado, para prestigiarem espetáculos artísticos e visitar as exposições da instituição - quem estiver no Museu também pode prestigiar o evento. Influenciado por nomes como Luiz Gonzaga e Chico Science e por movimentos como a Tropicália e o Mangue Beat, o grupo mescla diversos ritmos musicais a fim de valorizar a cultura brasileira. A apresentação será no dia 11 de dezembro (domingo), às 11h, no Saguão Central da Estação da luz.   

No dia 14 de dezembro (quarta-feira), das 14h às 15h, no Pátio A, acontece a última apresentação do Plataforma Conexões, que, em 2022, selecionou oito projetos de artistas iniciantes que foram incluídos na programação cultural do Museu.  

A atração, gratuita, é Adeoga e a Deusa, projeto de contação de histórias que usa música, dança e palavra para trazer à cena a saga de uma líder negra do País das Pessoas Escuras. A ideia é valorizar histórias protagonizadas por mulheres negras. 

No dia 17 de dezembro (sábado), o destaque é a Feira Luz Criativa Edição de Natal, que vai reunir cerca de 20 expositores, incluindo sete do território dos povos originários do Xingu, além de artistas e artesãos da cidade de São Paulo. Das 10h às 17h, quem comparecer ao Pátio B e ao Saguão B do Museu terá a oportunidade de comprar acessórios e roupas, muitos deles das culturas indígenas e afrodiaspóricas, e também prestigiar apresentações musicais, com o Pagode na Lata, os Nativos MC’s, Sandra Fidalgo e Swami Júnior. Haverá, ainda, opções gastronômicas. Este evento está relacionado à mostra temporária Nhe’ Porã: Memória e Transformação. 

No dia 23 de dezembro, das 12h às 13h, o Núcleo Educativo ocupa o Saguão Central da Estação da Luz com o projeto Na Ponta da Língua, em que promove jogos sobre a língua portuguesa e a cultura popular. A brincadeira, desta vez, será a Dê a Letra, na qual os educadores desafiam os transeuntes a cantar uma música e descobrir se estão falando corretamente os versos da canção. 

SERVIÇO 
Museu da Língua Portuguesa na Semana Sonhar o Mundo 
Dia 7 de dezembro (quarta-feira), das 10h às 11h30 
Grátis
Grupo é formado no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio

Grupo de Contadores de Estórias Miguilim de Cordisburgo - Apresentação Especial  
Dia 10 de dezembro (sábado), às 15h 
Grátis 
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 

Domingo no Museu com a Banda Metrô Sertão 
Dia 11 de dezembro (domingo), a partir das 11h 
Grátis 
No Saguão Central da Estação da Luz 

Adeoga e a Deusa – Plataforma Conexões 
Dia 14 de dezembro (quarta-feira), das 14h às 15h 
Grátis 
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 

Feira Luz Criativa Edição de Natal 
Dia 17 de dezembro (sábado), das 10h às 17h 
Grátis 
No Pátio B e no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 

Na Ponta da Língua – Dê a Letra 
Dia 23 de dezembro, das 12h às 13h
Grátis 
No Saguão Central da Estação da Luz 

Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação  
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados (e no dia 20 de novembro, domingo)  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  
Atenção: nos dias de jogos do Brasil na Copa, o horário do Museu será alterado.
Museu fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz – s/n - Luz  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

O projeto Domingo no Museu é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo. E, nesta edição, conta com o apoio do SESC SP.  

Comentários