As verdades que não queremos enxergar

Fonte: Reprodução

Quando abri o laptop para escrever esta coluna ou artigo, não sabia o que escrever. A "folha" se ofereceu branca e desafiadora. Mas, logo me surgiu - não acredito que nada seja por acaso - uma frase: "As verdades que não queremos enxergar". Como seria isso? 

Pode ocorrer quando várias pessoas nos avisam sobre certo problema que temos, algum tipo de perigo, alguma outra pessoa - não que elas estejam sempre certas, a multidão crucificou a Jesus Cristo e aclamou Hitler na Alemanha, Lênin e Stalin na URSS. Então as pessoas dizem, repetem, e achamos que é implicância, incompreensão, até inveja. 

Ou então, um caso ainda mais difícil: quando "prendemos" a verdade dentro de nós, como em uma caixa preta que escondemos, conscientemente ou não. A Psiquiatria já sabe que costumamos enxergar nos outros, facilmente, nossos próprios defeitos. Acusamos-lhes, muitas vezes, do que não aceitamos em nós. E é capaz de não permitirmos a nós mesmos enxergar a verdade! Até que um dia ela "acorde", porque a verdade sempre vem à tona. Um exemplo é o caso de muitos homofóbicos, que, no fundo, odeiam o que são: homossexuais. Aqueles que acham (e muitas vezes estão, é uma geração narcisista a nossa) rodeados de invejosos, quando eles são pessoas invejosas. Sei que todos nós temos inveja e cobiça, mas estou falando de quando a coisa ultrapassa os limites, é claro

Quais são as verdades mais fundas em você que você não quer admitir? Você é viciado em alguma coisa, e não para quando quiser como afirma? Você não aceita certa pessoa, não ama seu companheiro ou sua companheira, ele ou ela não te ama, você odeia aquela pessoa que bajula? Você se odeia? Você desistiu de si próprio ou si própria? Você não está fazendo o que deveria fazer, da maneira que deveria fazer? Seu marido ou sua esposa está te traindo? Você errou com aquela pessoa, continua errando? Você feriu alguém, e não apenas foi ferido? Você não tem essa autoestima toda, é apenas fachada para disfarçar seu complexo de inferioridade, talvez humilhando outras pessoas? Você tem se comportado como um chato ou uma chata, uma pessoa que se acha dona da razão? Você tem sido, por outro lado, uma pessoa que "vai para onde o vento leva" e não tem princípios e valores, caráter? Honestidade?

Quais são suas "caixas-pretas"? O que você vê no outro, talvez seja muito maior em você. Não é regra, óbvio, que os defeitos que vemos em outros sejam nossos. Podemos odiar a mentira e não ser mentirosos. Agora, pense que grande parte das pessoas que são muito ciumentas, sabe-se, costumam trair. Outras, apenas sofreram muito com traições. Então, como saber? 

Avalie-se. Quais verdades você não quer enxergar em si próprio? Tem enganado a si mesmo ou a si mesma? Mentira tem perna curta, e "mentir para si mesmo é a pior mentira". O orgulho cega. A vaidade cega. A autoproteção cega. O medo cega. 

Conheça-se e melhore-se a cada dia. Cada dia é um dia para recomeçar, uma nova página em branco. Você não tem de repetir o passado, e, se levar um tempo até abandonar certos hábitos ou certas coisas, o importante é tentar ao máximo. Sugiro que você peça a ajuda de Deus para enxergar-se como Ele o vê ou a vê. Como você pode ser. Você pode! Um passo, um dia de cada vez. 

Comentários