Só pode amar quem se ama

 

Fonte: Divulgação

Parece evidente. Quase que intrínseco saber disso. Mas levei um bom tempo para realmente entender. Que só pode dar amor, de verdade, quem se ama de verdade. 

Não quero entrar no fadado "mérito" de tantos cronistas, contistas e romancistas, músicos e poetas, de definir o que é o amor e o que é amar. Amor pode ser tudo aquilo que achávamos que não era, e pode não ser o que esperávamos que fosse. Amor é um sentimento, apenas visível por gestos, atitudes, palavras, muitas vezes sutis. O amor não precisa gritar, pode ser um sussurro de paz. E, veja bem: isso eu sei, só pode dar amor quem se ama. Como você vai dar o que não tem, transmitir o que não sente?

Eu sei, eu sei, como nos melhores livros e filmes, o amor cura. E traz o amor-próprio a quem não se amava. Mas, só quando passamos a nos amar é que podemos retribuir amor. Há quem lute muito por um grande amor que não saiba amar, que não se ama - narcisismo não é amor-próprio, e pode ser até crueldade. Há quem persista, e consiga essa "forma de salvação" que é receber amor, e depois poder dar amor. 

Então, ame-se, cuide-se. Valorize-se, antes de querer amar as pessoas de uma forma saudável ou real. Em especial na área amorosa, seja seu primeiro e grande amor, seja um jardim, como dizem, chame as borboletas. Espante os "morcegos", que só sugam o que há de melhor em você. Este é outro lado da moeda: cuidado com os "vampiros do amor-próprio", que, muitas vezes sob a desculpa de "amar demais" (ciúmes, exigências excessivas, sufocamento), roubam sua autoestima, seu valor próprio, e sua capacidade de amar por se amar primeiro; cuidado, eles são manipuladores e é necessário vigilância: ninguém vai destruir quem você é. 

Quem amar você de verdade, ao contrário disso, vai despertar em você suas melhores faces, inclusive algumas já "empoeiradas", enferrujadas, esquecidas, desconhecidas. Quem você amar de verdade, vai ser abençoado por sua presença, vai crescer com você. Apesar de todas as desavenças, porque, como disse Clarice Lispector (nunca esqueço de a citar), "é somando as incompreensões que se ama". 

Comece hoje! Cuide-se, repito. Por fora, por dentro, saúde física e mental. Pequenos passos, um dia de cada vez: que tal exercitar-se? Sabia que exercícios físicos são ainda mais importantes para a saúde mental que a saúde física? E ainda ajudam você a se manter saudável em todos os sentidos, com uma autoestima melhor, mais disciplina e equilíbrio. Leia mais, leia bons livros, que tal escrever? Ou voltar a escrever. Qualquer coisa. Um romance, seus sentimentos. Reveja seus verdadeiros amigos, as pessoas com quem você quer conviver. Família, por exemplo, não é necessariamente obrigada a se ter ao lado: podem ser pessoas tóxicas. Não seja uma pessoa tóxica, por terem sido tóxicos com você. 

Invista em seu visual, ajude outras pessoas, adote um bichinho de rua, mude seu cabelo, mude de ideia, mude outra vez, e ao mesmo tempo não desista de seus princípios e ideais: quais são eles? Repense, de vez em quando. Cuide da sua pele, dos seus sentimentos, de vez em quando coloque-se em uma redoma (Clarice), mas não se esconda do mundo, de si mesmo, do amor. 

É tão bom amar! Melhor que isso, só se amar em primeiro lugar. É claro, acima de tudo procuro colocar meu amor em Deus, como cristã, pois Ele é amor, e só tem amor quem tem Deus dentro de si. O resto pode ser outra coisa, mas não amor. Quando amamos, estamos levando o próprio Criador a outras pessoas. E quando amamos e somos amados, não estamos mais sozinhos! 

Um bom resto de semana! 

Comentários