Museu da Energia de Itu realiza exposição até dezembro sobre Água Virtual


Em comemoração ao Dia da Água, um material digital também é disponibilizado ao visitante com o objetivo de fazer com que as pessoas passem a repensar o consumo do mais precioso bem para a vida

O Museu da Energia de Itu, em homenagem ao Dia da Água, que é comemorado no dia 22 de março, realiza uma exposição tendo como tema, o conceito de água virtual e seus teóricos, na sede da entidade sempre aberta, de terça-feira à sábado. Além da exposição, a equipe do museu preparou um conteúdo digital sobre o assunto, que poderá ser acessado por um QR Code que será distribuído por meio de folhetos para os visitantes da exposição. 

O conteúdo digital sobre Água Virtual, produzido pela equipe do Museu da Energia de Itu, pode ser também acessado neste link https://www.energiaesaneamento.org.br/wp-content/uploads/2023/03/agua_virtual_Itu.pdf.

A exposição mostra de forma didática como o nosso bem mais precioso, a água, fundamental para a vida no planeta terra, é utilizada também de forma 'invisível’,não apenas para consumo de seres vivos, mas também na cadeia produtiva de tudo que é fabricado pelo agro e pela indústria, sendo esse o conceito de água virtual,  tema da exposição. 

Ana Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu.
Divulgação

“Por ser um conceito relacionado ao uso da água em processos produtivos, a exposição do Museu da Energia mostra que todos os segmentos usufruem da água para  realização das suas atividades, entretanto  os setores da indústria e agropecuário, são os principais consumidores e exportador de Água Virtual”, explica Ana Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu. 

Por meio do material digital, os visitantes podem repensar a forma como consumir água, conhecendo, entendendo e até participando de forma interativa, por testes como a “Pegada Hídrica”, na qual o visitante poderá ter acesso a um cálculo para saber como está o consumo de água doce, com base  em seus usos direto e indireto. 

“A análise da pegada hídrica é muito importante para se criar uma forma de conscientização do  consumo de água do planeta, justamente porque se trata de um recurso natural essencial para  a sobrevivência humana. Alimentos de origem vegetal, por exemplo, consomem menos água se comparados com alimentos  de origem animal. Assim, de forma consciente, é possível diminuir a pegada hídrica individual. Essa será apenas uma de nossas atrações nesta exposição”, finaliza Ana. 

Números  

O Brasil é o 4º maior exportador de água virtual do mundo - anualmente o país envia ao exterior  cerca 112 trilhões de litros de água doce, o suficiente para abastecer uma 1,5 bilhões de pessoas.  Os principais mercados da água virtual brasileira são a Europa e a Ásia, especialmente a China. Entre os principais produtos exportados pelo Brasil em 2022, seis têm origem agrícola: soja,  frango, carne bovina, farelo de soja, açúcar e café.  

O país é um dos maiores detentores de água do mundo. Porém, ao mesmo tempo, é um dos que mais desperdiça .A exposição do Museu da Energia de Itu pretende fazer com que as pessoas possam entender esse conceito de água virtual, abordando aspectos importantes: políticas de uso, impactos ambientais, consumo acelerado, sustentabilidade, fatores que devem ser levados em conta devido ao enorme uso feito desse recurso natural, ainda pouco acessível às grandes comunidades de baixa renda.

O Museu da Energia de Itu é uma das unidades dos Museus da Energia do Estado de São Paulo, que também estão presentes em Salesópolis e na Capital Paulista, e que fazem parte da Fundação Energia e Saneamento. Esses projetos são promovidos pela Fundação Energia e Saneamento, que reforça os conceitos de sustentabilidade e uso responsável de recursos, respeitando os contextos históricos e culturais de cada região. 


Serviço

Museu da Energia de Itu

Exposição Água Virtual

Endereço: Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu

Quando: Até dezembro 

Valor: R$ 4,00 Inteira; R$ 2,00 Meia-entrada: estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem. É necessário a apresentação de comprovante.

Ingresso Família: crianças até 07 anos são isentas e os responsáveis pagam meia-entrada.

Isenção: Moradores do Município, Professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, membros do ICOM e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento. É necessário a apresentação de comprovante.

Informações: pelos telefones (11) 4022-6832 ou pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br

Funcionamento: Terça à Sábado - 10h ou 17h. A bilheteria fecha às 16h15. 


Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Comentários