O poder do silêncio: escute-se

Foto: Divulgação

Hoje, vivemos em um mundo barulhento. 

Muita coisa, mudando o tempo inteiro, muita gente em todo lugar. Muitas coisas a se pensar. Disparam os casos de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - e depressão e ansiedade. Falta "parar um pouco para ouvir mais". 

Ouvir quem? O mundo. Os pássaros. A natureza. Mas, principalmente, nós mesmos. E, dentro de nós, aquilo que chamo de Deus. O Criador. Ele não grita, Ele está exatamente no silêncio, sussurrando a quem tenha ouvidos abertos, coração aberto.

Falo do silêncio ao redor, mas do silêncio e da paz que nos dá o barulhinho da chuva na grama, o vento no rosto, nascer do sol, pôr do sol, ar puro... Está faltando natureza em nosso mundo de concreto! E está faltando silêncio - aquele só delicadamente afagado por sensações, sentimentos, reflexão, presenças. 

Pare para observar as pequenas coisas que quase ninguém nota, e o significado que elas têm. Que elas têm para você. Pare de ter medo, vá com medo, mas sem tirar os pés totalmente do chão. Voe! Às vezes, voe, porque só se pode descobrir o que é de cima e do alto em certas situações, rumo ao desconhecido. 

Pare para observar, ouvir, sentir. Mas não pare. Prossiga... para onde? Um passo de cada vez. Deixe suas pegadas no coração daqueles que ama.  

Comentários