Síndrome de Down: Livros podem ser aliados no desenvolvimento e aprendizado

 

Títulos interativos, sensoriais e lúdicos possuem a proposta de servir como ferramenta de estímulo para crianças com com Síndrome de Down

Celebrado desde 2006, o mês de março é o período de conscientização sobre a Síndrome de Down e, por se tratar de uma doença que causa o atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e mentais, a Catapulta Editores selecionou quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos servindo como instrumento de estímulo e aprendizado.

Causado pela presença de 47 cromossomos nas células ao invés de 46, como a maior parte da população, a Síndrome de Down, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), afeta cerca de 300 mil pessoas, além de que um a cada 700 nascimentos no Brasil registra um número elevado de cromossomos.

Para Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil, os livros podem ajudar as crianças, mas também é necessário que os pais comecem desde cedo introduzir a leitura na vida dessas crianças. “Nós sabemos que o processo não é fácil, mas quando falamos de crianças com Síndrome de Down, é importante ressaltar que os livros os ajudam bastante, principalmente se forem sensoriais e lúdicos. Por isso, é importante que a família introduza os livros desde cedo para além de ajudar no desenvolvimento mental, também auxiliar na criação das habilidades motoras”, explica.

Abaixo, confira os títulos escolhidos para começar a introdução à leitura na rotina das crianças:

Coleção Dedinhos – Com páginas texturizadas, as crianças descobrirão imagens feitas com quadrados, círculos e retângulos criados a partir de impressões digitais. As 6 obras possuem personagens lúdicos que vivem em um mundo de fantasia que combina fotografi­a e ilustração para reconhecer e aprender.

Coleção Toque e Escute – Esta coleção propõe experiências sensitivas às crianças os fazendo sentir como é a pele e quais sons os animais emitem. Com páginas cartonadas a coleção possui 7 títulos para os pequenos explorarem e conhecerem diversos animais.

Coleção Jogar e Aprender – A coleção possui 4 títulos com imagens lúdicas e divertidas que vão ajudar a reconhecerem os objetos, frutas, números e letras através de brincadeiras.

Pequenos Curiosos – Com 9 obras publicadas, a coleção possui páginas coloridas e cenários que se movimentam que além de encantar as crianças ao interagirem com o livro, também ensinarão assuntos como: Roupas, corpo, animais, sentidos e outros.

Todas as opções de livros podem ser encontradas nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora no www.catapultalivros.com.br


Comentários