Tecnologia impacta a forma como os futuros profissionais vão desempenhar seu trabalho

 


Relatório do Future of Jobs mostra que pensamento crítico, resolução de problemas, gestão de pessoas e criatividade são atributos profissionais fundamentais, que precisam ser construídos desde cedo

A educação na terceira década do século 21 vai muito além dos princípios básicos de desenvolver a capacidade de comunicação e o domínio das operações matemáticas. Questões como competência digital, capacidades sociais, consciência cultural e empreendedorismo fazem parte do cotidiano dos estudantes nos dias de hoje, transformando o ensino em uma formação integral. Entre as tendências da educação contemporânea estão ensino híbrido, e-learning e microlearning, educação socioemocional, e personalização.  

A tecnologia impactou irreversivelmente a forma como os futuros profissionais vão desempenhar seu trabalho. Relatório do Future of Jobs mostra que pensamento crítico, resolução de problemas, gestão de pessoas e criatividade são atributos profissionais fundamentais, que precisam ser construídos desde cedo.  

Nesse aspecto, a pedagogia virou um processo de constante transformação para se adequar às novas realidades. Ferramentas como pedagogia progressista, conscientização e inclusão, flexibilização curricular, gamificação, aprendizagem ativa, escuta atenta, educação a distância e BYOD (Bring Your Own Device, na tradução traga seu próprio dispositivo para a sala de aula) estão cada vez mais presentes nas metodologias de ensino.  

O Colégio Progresso Bilíngue tem como principal referência o compromisso com a aprendizagem e a formação humanística ampla. Para isso, oferece uma experiência pedagógica consistente e de qualidade, a partir da adequada apropriação de conhecimentos. “Exploração, criação ativa e protagonismo, essa é a educação do Progresso Bilíngue. Ela é única. E é para sempre”, afirma a diretora Karla Lacerda.  

A metodologia do Colégio Progresso Bilíngue é baseada em planejamento pedagógico, escolha criteriosa de materiais didáticos, de livros literários e utilização de ferramentas digitais focadas nos desafios contemporâneos. A instituição valoriza a parceria com as famílias para organizar espaços de aprendizagem na escola que se estendem a toda a comunidade escolar.  

A proposta bilíngue é da Cambridge International School, com currículo, suporte e treinamento de professores reconhecidos mundo afora. A qualidade de formação do aluno Cambridge somada à identidade Progresso oferece aos estudantes habilidades e conhecimentos para o exercício do protagonismo. O inglês é construído com base cultural sólida. Além da rotina escolar vivida em inglês e do adensamento no domínio da língua, são executados projetos literários multidisciplinares que possibilitam aprendizado contextualizado e significativo das diversas áreas de conhecimento.  

Educação Infantil 

No Colégio Progresso Bilíngue, crianças a partir dos 2 anos de idade são recebidas na Educação Infantil com uma proposta pedagógica 90% em inglês nas primeiras séries e com uma grade de aulas diversificada, que promovem a construção ativa dos conhecimentos e o desenvolvimento integral. Esse percentual é mantido nos dois primeiros anos da Educação Infantil. No 3º ano vamos para 70% de inglês e 30% de português para chegarmos a 50% de inglês e 50% de português no último ano. Prosseguimos com esse percentual até o 5º ano. Com isso, garantimos a alfabetização em português ao final do 1º ano e do inglês ao final do 2º ano.  

O brincar é o elemento essencial da rotina dessa turma. O contato diário com literatura infantil, as interações e vivências, registradas em um Projeto Literário, favorecem a expressão através de múltiplas linguagens, a criatividade e a socialização baseada no respeito, na cooperação e na solidariedade. A proximidade entre a escola e as famílias garante um ambiente escolar seguro e agradável, relações estabelecidas a partir das necessidades de cada estudante, e acolhimento com fortes vínculos de confiança. 

Na Educação Infantil, os pequenos são estimulados a desenvolver habilidades acadêmicas e socioemocionais para uma formação completa. A rotina inclui educação física e consciência corporal; culinária, alimentação saudável, higiene e bem-estar, como exemplos de cuidado com o corpo. Já a música, atividades artísticas e ampliação de repertório cultural; Projeto Literário, leitura, letramento e estímulo ao desenvolvimento da oralidade, são algumas das atividades ligadas à formação cultural. 

Há ainda o compromisso de ensinar a cuidar, a proteger, a se responsabilizar. Com crianças muito pequenas, a escola adota atividades como a horta e pequenos animais, nas quais os alunos exercitam o cuidado e a responsabilidade.   

Ensino Fundamental I 

Com proposta bilíngue em implementação gradual, as séries do Ensino Fundamental I do Colégio Progresso Bilíngue têm seu trabalho focado em consolidar a formação do leitor e escritor, o domínio das operações básicas de matemática e raciocínio lógico, a compreensão das crianças sobre responsabilidade ambiental e político-social. As turmas do Ensino Fundamental I contam com o suporte de uma equipe pedagógica atenta à individualidade e em constante diálogo com as famílias. 

Do Year 1 ao 5, os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Progresso Bilíngue são estimulados a construir textos de diferentes gêneros a partir de variadas ferramentas, interpretar e se comunicar com múltiplas linguagens. A fase inclui formação socioemocional, com o Programa Música em Família e também o Programa Semente, que, unidos a momentos de brincadeiras e interações, permitem o desenvolvimento de habilidades mais complexas de convivência coletiva, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cuidado com o outro. 

Nesse segmento, na educação física os alunos vivenciam os jogos colaborativos e a ampliação da complexidade dos movimentos. Na música, o trabalho leva gradualmente o estudante a reconhecer diferentes ritmos e instrumentos. Para adensar o repertório artístico e cultural, são utilizadas as artes plásticas, a imaginação e o cinema. Os projetos literários ampliam as interlocuções com o mundo fora da escola. O programa Little Maker permite a criação de micromundos, nos quais os alunos vivenciam a resolução de problemas e o protagonismo.  

Ensino Fundamental II 

Conteúdos mais aprofundados e atividades de complexidade crescente fazem parte da proposta do Ensino Fundamental II, entre os Years 6 e 9, no Colégio Progresso Bilíngue. Os estudantes passam a estabelecer relações críticas e reflexivas entre os conceitos estudados e o mundo, para se tornarem capazes de selecionar, organizar, registrar informações e construir conhecimentos. 

Novos desafios são apresentados aos estudantes, entre eles, desenvolver o hábito do estudo diário, entender-se como corresponsável pela aprendizagem e assumir uma postura autônoma diante de sua rotina escolar. O trabalho com habilidades socioemocionais se consolida nas situações de interações livres com os colegas e nas vivências acadêmicas, como os trabalhos em grupo. 

A partir dessa fase, os alunos passam a utilizar a proposta de tecnologia para a ação, TECH2ACT, To engage and share – Improving Schools, que promove protagonismo, versatilidade, envolvimento, inovação, ética e responsabilidade. Ela é baseada no uso intencional de recursos tecnológicos para a formação de cidadãos com atuação consciente e autônoma, preparados para os desafios e as oportunidades do mundo globalizado e constituído a partir do Lifelong Learning. Busca potencializar o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, com o uso de recursos tecnológicos. 

Nesse conceito, as tecnologias são meios para promover o engajamento dos estudantes no planejamento e proposição de ações mais humanas para a transformação do futuro e o compartilhamento de soluções criativas para problemas reais, tornando o ensinar e o aprender mais potentes. As ferramentas digitais à disposição do conhecimento possibilitam conexões mais significativas entre estudantes e professores, permitindo que as relações escolares e o processo de construção do aprendizado aconteçam para além do espaço físico da escola, de maneira intencional, inovadora. 

A proposta conta com ambiente virtual por turma, formação continuada de professores para o uso significativo das tecnologias para a educação, encontros digitais coletivos e personalizados, material didático digital em plataforma multimodal, acervo de aulas gravadas, plantão online, aplicativos de comunicação com a família, lives diversas e e-books. A escola assume o papel de formar pessoas com habilidades técnicas para o uso de diferentes tecnologias e com competências desenvolvidas para dar significado às ferramentas a partir de sua aplicação social e humana. 

O Ensino Fundamental II também oferece educação física, jogos estratégicos para lidar com ganhar e perder; teatro, expressividade corporal e desenvoltura diante do público;

construção e comunicação através das artes em seus variados formatos; inglês e espanhol, garantindo formação lingüística e cultural em três idiomas; projetos literários com títulos clássicos da literatura nacional e estrangeira; viagens pedagógicas, saídas culturais, socialização e conexão da sala de aula com o mundo, além dos programas Semente e Little Maker.  

Ensino Médio 

A proposta do Ensino Médio do Colégio Progresso Bilíngue é garantir solidez ao estudante no preparo para as provas e vestibulares de acesso a universidades nacionais e internacionais, sem abrir mão da formação social, emocional e cultural. Nessa fase, os alunos do Colégio Progresso Bilíngue assumem o papel de serem criadores, protagonistas, críticos e colaborativos. São estimulados e orientados para a construção do seu projeto de vida com base na autonomia, responsabilidade, respeito e cidadania. 

Família e escola permanecem integradas para dar o respaldo necessário ao aluno na última etapa da educação básica, com todas as decisões que ela exige. A rotina escolar passa a oferecer espaços de escuta e conversa, individuais e coletivos, entre alunos e equipe pedagógica, para orientar sobre escolhas responsáveis. 

A proposta de tecnologia TECH2ACT continua presente na metodologia pedagógica, assim como educação física, saúde e bem-estar; e formação completa das habilidades acadêmicas às socioemocionais. A fase inclui ainda inglês, literatura e redação focados nos principais vestibulares nacionais, atividades e saídas culturais para apurar e conectar conhecimentos, trabalho sócio-ambiental voluntário; itinerários formativos que exercitam a escolha e aprofundam os conhecimentos a partir do interesse individual, Semana das Profissões, sobre universidades e o mercado de trabalho; Aula Invertida e plataforma de dúvida online. 

Colégio Progresso Bilíngue 

Fundado na cidade de Campinas em 1900, por um grupo de cafeicultores que queriam garantir às filhas acesso à formação de excelência, o Colégio Progresso caracterizou-se como uma escola forte desde a sua criação e logo, além da população campineira, passou a atender também às famílias dos grandes cafeicultores do Brasil, firmando-se como referência de colégio interno para meninas, leigo e progressista. Daí o nome, Progresso. 

Para além da excelência acadêmica, a escola garante a formação de valores humanos, que a diferenciam e colocam em perfeita sintonia com as exigências do mundo atual. Em 2017, atenta aos movimentos educacionais, a instituição implementou a formação Bilíngue. O Ensino Médio do Colégio Progresso foi avaliado pelo ENEM 2018 e divulgado em 2019, último resultado a tornar público o desempenho das escolas brasileiras. Nele o Progresso está entre as 40 melhores do Brasil e 12ª melhor do Estado de São Paulo, tradição, modernidade e eficiência na formação completa dos alunos mantidas lado a lado.  

Comentários