Assédio moral dentro das organizações: Como erradicar esse problema das empresas?

 

Foto divulgação

Especialista alerta a necessidade das empresas promoverem a cultura de paz dentro do ambiente corporativo a fim de acabar com assédio

Caso de assédio dentro das empresas é algo que tem se tornado ‘comum’ e mais visível aos olhos da mídia e dos gestores nos últimos anos. Além de ser um problema grave que pode afetar profundamente a vida dos colaboradores e das organizações, desencadeia uma série de problemas, como processos trabalhistas, queda na produtividade, piora no clima organizacional, absenteísmo e demissões. Por isso, Rebeca Toyama, especialista em carreira e comportamento, esclarece alguns pontos importantes sobre os efeitos do assédio e o que ele pode desencadear na vida do colaborador como vergonha e inibição, indo para o baixo engajamento e produtividade, e até problemas graves de saúde mental, endividamento entre outros.

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Vagas.com, empresa de recrutamento de profissionais, mostrou que 52% dos profissionais já sofreram práticas de assédio, sendo que 87,5% não denunciaram o ato. A maior parte, 39,4%, disse que não fez a denúncia por medo de perder o emprego, já 31,6% tiveram receio de sofrer vingança, 11% dizem sentir vergonha, 8,2% relataram sentir medo de que a culpa recaia sobre o denunciante e 3,9% disseram sentir culpa. Já entre os que decidiram relatar o assédio, 74,6% afirmaram que o agressor permaneceu na empresa mesmo após a denúncia.

De acordo com Rebeca Toyama, especialista em carreira e comportamento, as empresas são responsáveis pelo que acontece dentro do ambiente de trabalho,  porque é uma questão de governança e responsabilidade social. “Hoje temos uma lei que obriga as empresas a terem esse olhar para promover um ambiente seguro e saudável, portanto, o papel das empresas neste cenário é trazer ações de conscientização e prevenção as práticas de assédio, além de disponibilizar um  canal de denúncia seguro e efetivo para que os colaboradores possam reportar casos de assédio e abuso de forma sigilosa e anônima, evitando assim sentirem medo ao denunciar”, revela.

Assédio X Saúde Mental

O assédio dentro do trabalho afeta gravemente a vida dos profissionais, desencadeando problemas de saúde mental e endividamento, podendo até levar uma pessoa ao suicídio. Para Rebeca, é possível relacionar o assédio com as finanças pessoais, pois quando o colaborador está endividado ele apresenta uma tolerância maior ao assédio.

“Quando o colaborador está endividado, ele tende a não procurar o canal de denúncia, ao invés disso ele vai passa a tolerar o assédio, o que leva muitas vezes o assediador a aumentar o tom das ofensas. O que sem dúvida vai impactar a saúde comprometendo a capacidade do colaborador de cuidar de seu bem-estar financeiro“, comenta Rebeca Toyama.

No geral, o assédio deixa marcas profundas no íntimo da vítima, e ainda pode desencadear consequências psíquicas, físicas, sociais e profissionais, como: dores generalizadas, distúrbios digestivos, crises de choro, estresse, isolamento, depressão, suicídio, ansiedade e até a diminuição da produtividade.

“Enquanto o assédio não é denunciado, o assediador continuará prejudicando a vida de outras pessoas, então, para impedir é importante denunciar. Eu tenho a bandeira de educar antes de punir, porque se o foco for educativo, conseguiremos criar um ambiente psicologicamente mais seguro”, afirma Toyama.

Cultura de paz dentro das organizações

É preciso conscientizar as empresas sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e livre de qualquer prática de assédio e violência, e um ambiente que promova uma cultura de paz, está alinhado com as práticas ESG, valoriza o respeito e a ética, e os colaboradores podem desempenhar suas funções com tranquilidade e segurança.

Segundo Rebeca, a cultura de paz não é uma obrigação legal e é um elemento que ainda não é muito abordado dentro das empresas. Mas o termo segurança psicológica já está sendo inserido no mundo das organizações, e traz a necessidade de um ambiente seguro e que preserve a saúde mental dos colaboradores.

“Aqui trago o convite para as empresas lançarem um novo olhar que integre autoconhecimento e conhecimento para que as pessoas possam ter uma relação de maior respeito consigo mesma e em seguida com os colegas, liderados, clientes e fornecedores. Porque isso é essencial para a construção de um ambiente de trabalho socialmente responsável, onde todos possam colaborar para o bem comum, com relações pautadas pela cooperação, harmonia e respeito mútuo”, finaliza.

Rebeca Toyama, especialista em carreira e comportamento, destaca em 3 tópicos como trabalhar o tema dentro das organizações, investindo em um ambiente seguro e saudável:

  1. Iniciar o processo educativo: existe muita desinformação relacionada ao tema, portanto é necessário investir em programas de treinamentos e palestras;

  2. Criar um ambiente seguro: fortalecer os canais de denúncia e deixar claro aos colaboradores que práticas de assédio não são aceitas;

  3. Colocar os líderes no foco da ação: lembrando que esse conteúdo não fez parte da formação da maioria dos profissionais, portanto, eles precisam ser preparados para lidar com o tema.

 

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama Msc é porta-voz da ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) do Programa Liderança com ImPacto da ONUfundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas, uma empresa signatária do Pacto Global da ONU participante do Movimento Mente em Foco promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Mestre em Psicologia Clínica e AdministradoraEspecialista em liderança, carreira e tendência do mundo do trabalho. Atua há 20 anos como palestrante, mentora e coach.

Comentários