Seu propósito de vida

Fonte: Pexels

Muitos falam hoje em "propósito de vida". "Suportar o processo", "colher os resultados", ter resiliência, foco, metas. Tudo isso faz parte do nosso propósito de vida. 

Todos nós, ao menos os que escolhemos descobri-lo, temos um propósito principal na vida - e outros "adjacentes". Você sabe qual é seu propósito de vida? Ou: por que você está neste mundo? Por que nasceu, no dia e lugar em que nasceu? Para que, por que, por quem vive, além de ter emoções, prazeres e conquistas pessoais?

Escutei algo sobre propósito de vida e gostaria de dividir. É assim: o seu propósito de vida tem de ter a ver com tornar o mundo e as pessoas melhores. 

Muita gente deixa a vida passar sem procurar ou descobrir seu propósito de vida, sua missão. Não precisa ser nada tão especial ou diferenciado. É apenas o que você pode e consegue fazer pelo mundo e, consequentemente, por você mesmo.

Pode ser no trabalho, mas não precisa ser no trabalho. Acho, no entanto, incrível quando nosso ofício faz parte do nosso propósito de vida. Nem todo mundo pode unir propósito de vida e trabalho obrigatório do dia a dia. 

Enfim, o propósito de vida não é egoísta, mas não abre mão, e corretamente, do amor-próprio. Para dar amor, afeto, carinho, ajuda, precisamos ter tudo isso dentro de nós. "Antes de mudar o mundo, vá varrer a sua casa", diz mais ou menos assim um ditado chinês.  

Para descobrir seu propósito de vida, sugiro começar com o autoconhecimento. Incluindo aquilo que não sei fazer bem (embora possa aprender), não gosto de fazer, não me sinto bem fazendo, não combina comigo. E o que combina comigo, o que posso fazer? Comece a procurar por seu propósito de vida. Não com desespero, embora o tempo corra. A direção é mais importante que a velocidade (Clarice Lispector). Às vezes, é necessário errar mil e uma vezes para acertar. E que a gente erre, desde que tente. 

Não ligue o "foda-se"! Este botão inclui sua vida e outras vidas que você poderia mudar. "Foda-se" é para os fracos que, na fuga abrigada por um narcisismo (ou baixa autoestima) cego, se julgam fortes ou inabaláveis.

Saiba que, se você está no mundo, há um propósito para isso. E, com certeza, envolve amar e ser amado. Transformar uma gota do oceano, com essa gota o oceano não é o mesmo, embora, muitas vezes, ninguém ou quase ninguém perceba. 

Propósito de vida não é para sair ostentando - exceto de for parte da esfera pública. Acho que é mais fechar os olhos e sentir, procurando, perdendo e reencontrando sempre essa trajetória única que é, ou deveria ser, a sua. O propósito de vida é uma jornada para a vida toda, e a quantas esquinas e lugares desconhecidos pode nos levar... 

Se alguém perguntasse a você qual é sua razão principal de viver, seu maior objetivo de vida, o que você diria? Além de sonhos pessoais. A gente vive para o mundo, alguns só descobrem isso tarde demais. Ajudando se é ajudado, amando se é amado, doando se recebe. Como a Natureza, que não faz nada para ela mesma, o rio não bebe sua água, mas a distribui, o sol é para todos, as flores brotam para embelezar o olhar. Não é deixar seus planos pessoais de lado. Mas existe algo maior: seu papel na longa história da humanidade, e a possibilidade de fazer este mundo um pouco melhor.

Se o seu propósito de vida não inclui ajudar ou procurar mudar alguma coisa no mundo e nas pessoas, me arrisco a dizer que está errado.

Comentários