cRio ESPM publica e-books com estudos sobre economia criativa

 


Trabalhos foram vencedores da primeira edição do Prêmio cRio de Economia Criativa, na categoria Estudos e Pesquisas

Rio de Janeiro, 3 de junho de 2023 – O cRio, think tank da ESPM, escola de negócios, comunicação e marketing, em parceria com a Unimed-Rio, anuncia a publicação da coleção cRio ESPM, que traz quatro e-books, editados pela e-papers, com os projetos vencedores da primeira edição do Prêmio cRio de Economia Criativa, realizado no final de 2022, na categoria Estudos e Pesquisas: Dissertações, teses e pesquisas aplicadas concluídas entre 2017 e 2020. 

Sandra Sanches, líder do cRio ESPM, diz que os trabalhos publicados estão alinhados com o propósito do think tank da ESPM. “Os e-books são ideias, pesquisas e projetos empreendedores concebidos a partir de uma crença comum, a de que a economia criativa é o caminho para uma cidade melhor”, diz. Os e-books serão entregues para cada premiado. A segunda edição do Prêmio cRio de Economia Criativa está prevista para o segundo semestre de 2023.  

Os projetos são Branding Of Creatives Cities (Alessandra Corrêa), que investiga como a indústria da música ao vivo afeta o processo de construção da marca de uma cidade, De Roupas De Defunto A Artigos De Moda (Jorgiana Brennand), sobre consumo e sociabilidade em uma feira de brechós no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, Comida De Subúrbio (Adelaide Chao), sobre cultura, memória e o ato de comer e conviver à mesa, realizado com base no tradicional evento culinário carioca, a Feira das Yabás, também em Madureira, e a dissertação Experiência Rio Criativo: O Desafio De Gamificar Políticas Públicas Culturais (Eduardo Neto), com o objetivo de desenvolver uma experiência digital para a difusão de políticas públicas culturais. 

Segundo Rafael Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio, apoiadora do projeto, o setor de saúde está inserido no contexto da economia criativa. “Amamos o Rio de Janeiro e apoiamos a iniciativa porque entendemos que, além de cuidar da saúde dos cariocas, é fundamental valorizar e atuar para trazer melhorias e evoluções para a nossa cidade”, diz. 

“A ESPM cumpre sua tríplice missão acadêmica: ensino, pesquisa e extensão”, diz Luiz Romero, diretor acadêmico da ESPM. “Neste sentido, o projeto liderado pelo cRio em parceria com a Unimed-Rio atinge plenamente nosso objetivo de produzir conhecimento relevante e divulgá-lo intensamente, estendendo sua amplitude a toda sociedade.”



Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Comentários