Epidemia no Brasil: casos de pressão alta aumentam, e óbitos pela doença sobem 72% em 10 anos

 

Fonte: Divulgação

Muitos não sabem que são portadores deste mal que é muitas vezes silencioso; quando se manifesta, pode ser fatal, na forma de um AVC - Acidente Vascular Cerebral - ou infarto, dentre outros problemas circulatórios e cardíacos. Estamos falando da pressão alta, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros - cada vez mais jovens. 

Sabe-se que a pressão alta pode ser genética, ou seja, há pessoas com propensão a essa condição, mesmo desde a infância e sem fatores de risco como sobrepeso e sedentarismo. Porém, na maioria das vezes, a hipertensão ou pressão alta está ligada a "gatilhos" mentais e físicos: estresse, ansiedade, esgotamento, excesso de trabalho, depressão, gravidez, excesso de sal (sódio) na alimentação, sedentarismo, cigarros, alcoolismo etc. 

E como verificar sua pressão arterial? Basta ir a um posto de saúde; ou comprar um medidor, desde que saiba como utilizar corretamente (muitos profissionais da saúde não sabem). 

Resumindo, hipertensão é a doença crônica mais frequente no povo brasileiro. 

Trinta e oito milhões de pessoas são estimadas como portadoras de excesso de pressão arterial, e 32% de todos os adultos no Brasil. Números assustadores. Entre idosos, cerca de 60% sofrem com o problema. O pior é que os números apresentados aqui, baseados em pesquisa do site G1, podem ser ainda maiores. E outra: calcula-se que apenas 10% dos portadores de pressão alta apresentam sinais da doença, que é crônica, mas tratável.

Segundo o site G1, o estilo de vida mais desregrado e pouco saudável de muitos brasileiros é um dos maiores responsáveis pela multiplicação de casos; além do fato de que, por não ser uma doença contagiosa e não costumar apresentar sintomas - até que algo grave ocorra, até mesmo fatal -, não é levada a sério por muita gente. 

Segundo o G1:

"Sedentarismomá alimentaçãoexcesso de salsobrepeso e obesidade são algumas das causas apontadas pelos especialistas para aumento nos números. Há também o fator genético, já que a hipertensão pode ser 'herdada' da família em até 50% dos casos."

 Médicos recomendam, como prevenção, a detecção precoce (checagem frequente da pressão arterial, inclusive em picos de pressão), estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios, redução do estresse e de distúrbios do sono, alimentação saudável e sem excesso de sal, e evitar sobrepeso.

Lembrando, por fim, que quem deseja se prevenir ou já sofre com este mal deve evitar estimulantes em excesso, como café, energéticos e alguns chás, além de bebidas alcoólicas, estas, se misturadas a energéticos, potencialmente fatais.


Comentários