Fala das Profundezas com o Núcleo Negro de Pesquisa e Criação circula por espaços da Zona Leste e do Centro de SP

 Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Teatro Flávio Império, Oficina

Cultural Oswald Andrade e Funarte são palcos das apresentações, em julho.

 

O Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) apresenta a peça Fala das Profundezas em vários espaço da capital paulista, em julho, com ingressos gratuitos e interpretação em Libras.

 

Com dramaturgia e direção de Gabriel Cândido, o enredo da montagem traz uma realidade pautada pela exploração da força de trabalho em troca do básico para sobrevivência. A peça mostra a insurgência de um povo contra uma engrenagem que precariza a vida para acumular poder. As contradições deste povo despontam junto aos seus anseios, sonhos e prazeres no território em que vivem tendo como pano de fundo a iminência de uma combustão social

 

As apresentações do mês de julho acontecem no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Zona Leste - 01 e 02/07, sábado, às 19h, e domingo, às 17h), Teatro Flávio Império (Zona Leste - 08 e 09/07, sábado, às 20h, e domingo, às 18h), Oficina Cultural Oswald Andrade (Bom Retiro - 13, 14 e 15/07, quinta e sexta, às 19h30, e sábado, às 18h) e Complexo Cultural Funarte (Campos Elísios - 28, 29 e 30/07, sexta, às 20h, sábado e domingo, às 19h).

 

Após as sessões dos dia 09/07 (Teatro Flávio Império) e 29/07 (Funarte), acontece o bate-papo – Outros Olhares com participação, respectivamente, de Christian Moura (doutor em Artes e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP) e de Soraya Martins (atriz, pesquisadora, crítica teatral e curadora de teatros).

 

Fala das Profundezas busca ativar imaginários de mobilização coletiva, no sentido de fazer crer que, mesmo em um contexto de exceção, repleto de contradições e de escassez, é possível criar movimentos em prol de melhores formas de viver. “Este ‘possível’, na peça, é apresentado, ao longo da narrativa, como uma espécie de centelha que vai se desdobrando em mais centelhas e, assim, animando essas personagens que, apesar de tudo, sonham, festejam e confabulam como um ato contra o marasmo do sistema capitalista”, comenta o autor e diretor Gabriel Cândido. 

 

A encenação do NNPC acontece em formato de arena, no qual as atrizes e os atores propõem um jogo cênico de aproximação e distanciamento com o público durante toda a narrativa, assumindo-o como parte do acontecimento teatral. O diretor comenta: “Um teatro negro que não está pautado pelo racismo gera estranhamento, pois é o que sempre esperam de nós. Penso que Fala das Profundezas não corresponde a essas expectativas porque buscamos o exercício da alteridade radical, quando debatemos questões presentes em toda a sociedade brasileira, desde relações afetivas até as relações de terra, trabalho e capital”. 

 

O enredo é conduzido por um coro heterogêneo denominado Outras-Pessoas, que por sua vez representam o povo, e por cinco personagens que emergem deste coro: Dafina (Maria Gabi) e Anele (Tásia d'Paula) são duas mulheres que tentam lidar com uma relação de amor mal resolvida enquanto confabulam sonhos perigosos; Thato (Deni Marquez) se torna uma das exceções ao conquistar o básico, mas suas atitudes geram revolta e perseguição do povo ao qual ele se recusa a pertencer; Luísa e Frantz (Ellen de Paula e Fábio Lopes) que, ao confidenciarem as situações absurdas que ocorrem nas Profundezas, ativam em Luísa a motivação necessária para sair em busca de mobilização coletiva para lutar contra aqueles que detêm o poder. As histórias acontecem em tempos plurais, numa dinâmica de encontros e desencontros, permeados por ideias e desejos de uma revolta popular que se espalha de um a um, até se concretizar em uma ação coletiva.

 

Estas apresentações integram o projeto Escombros - Parte I: Fala das Profundezas, contemplado pela 16º edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

 

FICHA TÉCNICA - Dramaturgia e direção: Gabriel Cândido. Elenco: Deni Marquez, Ellen de Paula, Fábio Lopes, Maria Gabi e Tásia d’Paula. Produção executiva: Kauanda. Assistência de produção: Maria Gabi. Coordenação de produção: Gabriel Cândido. Trilha sonora original e operação de som: André Papi. Desenho de luz: Natália Peixoto. Operação de luz: Leonardo Carvalho. Preparação vocal: Maria Gabi. Preparação corporal: Lilian Martins. Orientação vocorporal: Luciano Mendes de Jesus. Figurinos: Carla Stela. Trançadeira: Paola Ferreira. Maquiagem: Rapha Cruz. Contrarregragem: Amanda de Jesus, Euzilene Ribeiro e James Christofher. Produção audiovisual: Jerê Nunes e Thais Namai. Intérpretes de Libras: Quilombo que Sinaliza. Participação especial / vozes off: Bruna Candido, Carla Stela, Dirce Thomaz, Diogo Guedes, Fabiana Neves, Fagner Lourenço, Jerê Nunes, Kauanda, Luís Antonio Candido, Natália Peixoto, Marcela Coelho, Paola Ferreira, Sueli Aparecida Costa, Sueli Candido e Vera Lúcia de Oliveira Lima. Social media: Anderson Vieira e Ayrá Ludovico - Teatro Já. Assistência de redes sociais: Deni Marquez. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Projeto gráfico: Wellingthon Tadeu. Catering: Cozinha Fermenta. Realização: Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC).

 

Serviço / Programação

 

Teatro: Fala das Profundezas

Com: Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC)

Duração: 1h40. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos.

Ingressos: Gratuitos – 1h antes das sessões Com interpretação em Libras.

NNPC nas redes: @nnpc.sp

 

JULHO


01 e 02 de julho - Sábado (às 19h) e domingo (às 17h)

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo, Zona Leste. SP/SP.

Tel: (11) 2392-2010.

 

08 e 09 de julho - Sábado (às 20h) e domingo (às 18h)

Domingo (09/07): Bate-papo com Christian Moura

Local: Teatro Flávio Império
Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, Zona Leste. SP/SP.

Tel: (11) 2621-2719.


13, 14 e 15 de julho – Quinta e Sexta (às 19h30) e Sábado (às 18h)

Local: Oficina Cultural Oswald Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, Centro. SP/SP.

Tel: (11) 3221-5558.

28, 29 e 30 de julho – Sexta (às 20h), sábado e domingo (às 19h)

Domingo (29/07): Bate-papo com Soraya Martins

Local: Complexo Cultural Funarte SP | Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos. SP/SP.
Tel: (11) 3662-5177.

 

AGOSTO

Teatro Paulo Eiró - 18, 19 e 20/08 – Sexta e sábado (às 21h) e domingo (às 19h).

SETEMBRO

Teatro Cacilda Becker - 15 a 17/09 – Sexta e sábado (às 21h) e Domingo (às 19h).

 

 

Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC

 

O Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC), fundado por Maria Gabi, Thais Alves, Deni Marquez, Gabriel Cândido e Jerê Nunes, existe desde 2016, em São Paulo. Em 2019, o NNPC estreou o curta-metragem Jardim Peri Alto em Cena na seleção oficial do 30º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Fala das Profundezas (2022) é a primeira montagem teatral do coletivo, que nos anos anteriores apresentou ao público leituras encenadas do texto (2018 e 2019), além de uma versão radiofônica da peça e um podcast sobre o processo de criação (2020). Em 2017, o núcleo fez a sua primeira apresentação pública na 18ª edição do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG), com a cena Boa Aparência, de criação coletiva.

Comentários