Junho Vermelho: academia de cinema oferece desconto em cursos para quem doar sangue

Campanha 'Doe for real' segue até o início de julho e contempla qualquer curso de férias da instituição

Set para aulas e gravação de curtas dos alunos dos cursos de férias da AIC; Foto: Reprodução.

A Academia Internacional de Cinema (AIC), de São Paulo, está oferecendo até 10% de desconto no valor de seus cursos imersivos de férias para quem doar sangue este mês. A ação é em apoio a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da doação de sangue.

As opções de cursos com desconto para doadores incluem atuação focada na sétima arte, direção de fotografia e arteroteiroediçãosonoplastia e figurino, que duram de uma semana a um mês, com aulas intensivas. Todos os cursos acontecem em julho, de forma presencial, na sede da escola em Higienópolis. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição e o comprovante deve ser enviado para o WhatsApp da escola para que o desconto seja aplicado. 

Como a doação só pode ser realizada a cada dois meses para homens e três meses para as mulheres – por conta do tempo necessário para a reposição das hemácias – a escola também irá atender pessoas que doaram até 3 meses antes do dia 1 de junho.

Por receber anualmente estudantes de vários estados, a escola espera que a iniciativa incentive a doação em outras cidades além de São Paulo. Em 2022, por exemplo, pelo menos 49% dos alunos dos cursos intensivos eram de fora da cidade. Cerca de 71% do sudeste, 12% do Nordeste, 10% do Sul e 7% das demais regiões. “Percebemos que estávamos perdendo uma ótima oportunidade. Por isso, decidimos lançar a iniciativa com os interessados nos cursos imersivos, pois é uma das únicas chances que temos de engajar pessoas do Brasil inteiro”, diz Flávia Rocha, Diretora de Comunicação.

A campanha intitulada “Doe for real” ou “Doe de Verdade”, na tradução livre do inglês, brinca com o trocadilho entre o que é ficção e o que é real. “Muitos alunos vêm até nós buscando crescer neste mundo de imaginação, mas a falta de engajamento na doação de sangue é real e vimos que precisávamos fazer algo sobre isso”, afirma Flávia. 

Para viabilizar a vinda de estudantes de fora de São Paulo, a instituição ainda firmou parcerias com hospedagens, restaurantes, streamings e outros negócios que os alunos podem usufruir com desconto. Alunos que precisem de apoio com outras questões podem escrever para atendimentosp@aicinema.com.br.  

Tradição nas gigantes do streaming


Júlia no set de gravação de Tudo Igual…SQN. Foto: reprodução.

Desde 2004, a AIC tem se destacado por ter um grande número de ex-estudantes em gigantes do streaming e em festivais de cinema. “Foi lá que eu me tornei atriz. Eu aprendi o que é atuação, eu aprendi o que é cinema. O curso te dá uma base de atuação, um conhecimento com a câmera e de como fazer filme, que é um grande diferencial da AIC. A gente aprende roteiro, direção de arte, direção de fotografia… A minha experiência foi linda e só tenho a agradecer a todos os professores que me ensinaram tanto”, diz Julia Cortez, ex-aluna e integrante do elenco da série Tudo Igual…SQN, da Disney+. 

Os cursos de férias da AIC oferecem um aprendizado prático e imersivo tanto para quem quer se especializar em áreas específicas do audiovisual, como para aspirantes a primeira experiência com cinema. Uma das formações mais procuradas é o curso de Cinema, que completou 15 anos desde a sua primeira edição. “É um dos cursos mais tradicionais da AIC – reúne pessoas criativas vindas de diversas partes do país e mesmo do exterior, que chegam com ideias e aqui colocam em prática, saem com um filme no currículo em menos de um mês”, explica Flávia. 

O curso oferece uma imersão na realização cinematográfica, com aulas durante todo o dia, de segunda a sexta, durante quase um mês. O aluno aprende os principais aspectos da criação cinematográfica e experimenta cada passo do processo de produção de um filme, como roteiro, produção, direção, fotografia, som, direção de arte e edição. Trabalhando em equipes pequenas, os alunos assumem funções específicas dentro do set, e realizam um curta-metragem.  A maioria dos cursos exige uma idade mínima de 17 anos.

Comentários