Nesta sexta-feira, 16 de junho, o Instituto Projeto Cura promove o conhecimento e o acesso às Pesquisas Clínicas com o 4º Cura Meetings

 


Com expectativa de 704 mil casos novos de câncer no Brasil por ano do triênio de 2023 a 2025, Cura Meetings reforça a necessidade de ampliar a conscientização da sociedade civil sobre os benefícios das pesquisas clínicas  

O Instituto Projeto Cura realiza nesta sexta-feira, 16 de junho, a 4ª a edição do Cura Meetings, uma reunião que tem como objetivo abrir uma discussão com representantes de diferentes setores da saúde e ampliar o acesso dos pacientes às pesquisas no Brasil. Com o tema “Ampliando o acesso da população às Pesquisas Clínicas”, o evento, online e gratuito, conta com o apoio do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e do Instituto ÉTICA - Pesquisa e Ensino.

O Cura Meetings já faz parte do calendário de ações do Instituto Projeto Cura, tendo já colocado na sua mesa de debates múltiplos atores relevantes e envolvidos no cenário, como comunidade médica, investigadores, associações de pacientes, indústria farmacêutica, poder público (Ministério da Saúde), comunidade médica, representantes de centros de pesquisa clínica e CROs.

Segundo Fernanda Schwyter, Presidente do Instituto Projeto Cura: “O Cura Meetings faz parte das ações de mobilização de maneira direta ou indireta para apoio à causa que o Instituto Projeto Cura trabalha diariamente. O resultado esperado é o engajamento da sociedade em prol do financiamento dos estudos clínicos/acadêmicos promovendo o melhor tratamento dos pacientes, especialmente do câncer”.

Com as presenças de aproximadamente quarenta autoridades, médicos e membros da sociedade civil, o 4º Cura Meetings divulga a sua programação. Confira:

PROGRAMAÇÃO 4º CURA MEETINGS - 16 de Junho de 2023

TEMA: Ampliando o acesso da população às Pesquisas Clínicas

14 às 14h15 - Abertura

14h15 às 14h30 - 1ª Conferência: A saúde no Brasil e no Mundo e o impacto da Pesquisa Clínica na evolução dos sistemas de saúde - Dr. Nelson Teich - Médico Oncologista e Mestre em Economia da Saúde

14h30 às 14h45 - 2ª Conferência: Indústria Farmacêutica: o Brasil no contexto mundial  - André Gomes - Head of Clinical Operation Bristol

14h45 às 15h - 3ª Conferência: Os desafios das pesquisas clínicas acadêmicas no Brasil  - Dra Andreia Melo - Chefe de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional do Câncer  - INCA

15h às 15h15 - Intervalo

15h15 às 16h45 – Debate - Debatedores confirmados:

Sra. Fernanda Schwyter - Presidente do Instituto Projeto Cura

Sra. Lais Bonilha - Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP

Sr. Claudiosvam Martins Alves de Sousa - Coordenador de Pesquisa Clínica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Dr. Gustavo Werutsky - Chair Latin American Cooperative Oncology Group - Lacog

Sr. Fábio Fedozzi – Diretor Executivo da ABRALE/TJCC

Dr. Roberto Jun Arai - Diretor Associado da Astrazeneca - Departamento de R&D

Dr. Rodrigo Munhoz - Médico Oncologista Hospital Sírio Libanes

Sr. Paulo Fernandes - Diretor -Presidente da Abracro - Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica e CEO Sail for Health

Sr. Fernando Francisco - Gerente Executivo da Abracro - Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica

Dra. Analluza Bolivar Dellari - Doutora e Mestre em Direito da Pesquisa Clínica

Dra. Heloisa Resende - Médica Oncologista/Membro Comitê Científico do Cura

Dr. José Márcio Barros Figueiredo - Médico Oncologista/Membro do Comitê Científico do Cura


16h45 às 17h - Considerações Finais e Encerramento

O 4º Cura Meetings contará com um formato presencial para convidados e será transmitido de forma online, a fim de ampliar o conhecimento e divulgação deste tema tão importante. Para ter acesso a de transmissão, o público deverá fazer a sua inscrição online e gratuita, através do link: https://www.sympla.com.br/evento-online/4-cura-meetings/1968395 e preencher o formulário. Após isso, o inscritos receberão as informações para acompanhar o evento, de onde estiverem.

Sobre as Pesquisas Clínicas Oncológicas

Conforme Estimativa 2023 sobre a Incidência de Câncer no Brasil divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, a expectativa é que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer no Brasil por ano do triênio de 2023 a 2025.

Mediante este cenário, as pesquisas científicas se fazem não só necessárias como urgentes, porém, para se ter ideia, apenas 2,3% dos estudos mundiais são desenvolvidos no Brasil, e o tempo médio para aprovação de estudos clínicos no país é de 215 dias, muito superior a países como Argentina (113 dias), México (86 dias) e Estados Unidos (apenas 32 dias). São encontradas ainda barreiras para a instituição destas pesquisas no Brasil, principalmente no tocante a restrições burocráticas, múltiplas instâncias de aprovação governamental, imprevisibilidade do cronograma de aprovação do estudo, fontes de financiamento restritas, falta de interesse público e conscientização dos pacientes.

Sendo assim, para que novos medicamentos e aperfeiçoamento de protocolos para diagnósticos, exames e tratamento de câncer possam estar disponíveis no mercado para a população, são necessárias várias etapas até a obtenção dos registros destes produtos ou procedimentos. Este registro só é possível após as várias fases de comprovação de eficácia e segurança do medicamento ou procedimento. Esta comprovação se dá em ensaios de pesquisa, desde a pesquisa básica até a pesquisa clínica, envolvendo seres humanos.

Mais informações podem ser conferidas no site oficial do Projeto Cura e em suas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn

 

Sobre o Instituto Projeto Cura

O Instituto Projeto Cura, entidade sem fins lucrativos, promove atividades, sociais, científicas e educativas para ampliar a conscientização da sociedade civil sobre os benefícios das pesquisas clínicas e  captar recursos para o financiamento dos estudos  acadêmicos, para o enfrentamento do câncer no Brasil. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do Projeto Cura e em suas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn

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