O MERCADOR DE LIVROS - Novo romance de Roberto R. Martins


Na próxima sexta-feira, 16 de junho, acontecerá na Livraria da Travessa de Botafogo, Rio de Janeiro, o lançamento, pela Arquimedes Edições do livro "O mercador de livros", novo romance de Roberto R. Martins, escritor, ativista de causas sociais desde os anos 60, notabilizado pela pesquisa realizada na década de 1970, quando ainda preso político em São Paulo, que estabeleceu as bases para o livro "Liberdade para os brasileiros – Anistia ontem e hoje", publicado em 1978 pela Editora Civilização Brasileira. Obra de grande impacto político, naquele período do início da abertura política no Brasil, e que alcançou as primeiras colocações entre os mais vendidos no País naquele ano.

Nesta nova obra de ficção, Roberto, atualmente radicado na costa do descobrimento, sul da Bahia, nos brinda com uma grande homenagem a história desta região, à cultura árabe, ao livro, à literatura e seus amantes.

Em "O mercador de livros" George, se preparou para ser um bom vendedor de livros. Aprendeu técnicas, abordagens, psicologia, etc., mas não poderia prever, que ao optar por trabalhar no sul da Bahia, seria apresentado em Eunápolis, por um dentista, ao maior amante de livros do mundo, o descendente sírio-libanês, Sr. Almasor.

– Muito interessante – disse o vendedor. Claro que gostarei muito de conhecer tal personagem. Deve ser um homem muito culto...

– Quanto a isso, não sei, disse o dentista. Mas que gosta de livros, tenho certeza.

A partir dessa auspiciosa apresentação George viria a conhecer Livrônio, Leiturino, Livraria e aos gêmeos Livronildo e Livronilda, filhos de Almasor. Escutaria as histórias de seu pai desde as arábias, a imigração, e de como Almasor enriqueceu no último polo madeireiro da Mata Atlântica, fins do ciclo do jacarandá, e ajudaria a construir a misteriosa promessa que fez ao pai no leito da morte: 5 mil metros de livros...

O motivo desta estranha promessa é um mistério que o leitor só vai conseguir desvendar lendo com prazer o livro até o final.

Leia também a resenha "O mercador de livros: impressões de uma leitora em encantamento", da escritora Ariádini Santos no link https://arquimedesedicoes.com.br/o-mercador-de-livros .

Lançamento

Arquimedes Edições e Livraria da Travessa, convidam para o lançamento do livro

O MERCADOR DE LIVROS de Roberto R. Martins

Dia 16/06/23 (sexta-feira) às 19:00 horas

Livraria da Travessa Botafogo

Rua Voluntários da Pátria, 97, Rio de Janeiro, RJ

Comentários