Entenda a importância dos pais estarem atentos ao bem-estar psicológico de seus filhos

Psicóloga explica o impacto positivo do tratamento psicológico nas crianças como prevenção a situações de caos

A saúde mental tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos, e a necessidade de cuidar do bem-estar psicológico das crianças é um tema importante. Na busca por uma vida saudável e equilibrada, é fundamental que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos como um todo e reconheçam a importância de tratar da saúde mental desde cedo. A infância é uma fase crucial do desenvolvimento humano, e investir no cuidado com a saúde mental nessa etapa pode prevenir uma série de problemas futuros. Ao oferecer um ambiente emocionalmente seguro, proporcionar apoio emocional e ensinar habilidades de regulação emocional, as crianças aprendem a lidar com as adversidades, desenvolvendo resiliência e fortalecendo sua saúde mental.

No Brasil, apesar de poucos dados concretos, estima-se que a incidência de transtornos mentais varie entre 7 e 20% na população infantil, ou seja, ao menos 7 a cada 100 crianças sofrem de algum sofrimento mental o suficiente para causar vários problemas e desafios para os pais. O tema é relevante, pois, sem o tratamento adequado, o desenvolvimento saudável da criança pode ser afetado, e por consequência, a sua vida adulta.

A psicóloga Talita Padovan explica que o bem-estar psicológico está diretamente ligado ao desempenho acadêmico e ao desenvolvimento cognitivo das crianças. “Quando as crianças estão emocionalmente equilibradas, são capazes de se concentrar melhor nas tarefas, assimilar novos conhecimentos e ter um desempenho mais satisfatório na escola. Além disso, um bom estado emocional também facilita a socialização saudável e o estabelecimento de relacionamentos interpessoais positivos”, pontua.

Segundo a Psicóloga, muitos transtornos mentais têm suas raízes na infância e na adolescência. “Investir no cuidado com a saúde mental nessa fase da vida pode contribuir significativamente para a prevenção dessas condições. A detecção precoce de sinais de ansiedade, depressão e outros problemas emocionais possibilita uma intervenção adequada e o encaminhamento para profissionais especializados, quando necessário”, alerta. 

Com uma abordagem baseada na aceitação, a Terapia Comportamental Dialética (DBT) é uma terapia focada nas emoções e em um tipo de treinamento e psicoterapia que incorpora estratégias de mudança. Existem quatro componentes do DBT: atenção plena, regulação emocional , tolerância ao sofrimento, efetividade e eficácia interpessoal. O principal objetivo da terapia é ensinar às crianças habilidades que lhes permitam lidar com emoções difíceis ou perturbadoras, reduzindo o conflito em seus relacionamentos, além de ajudá-las a entender e aceitar os seus próprios sentimentos.

A terapia comportamental dialética para crianças pode ser útil para a prevenção de jovens e adultos que sofrem de depressão, ansiedade, TDAH, transtorno bipolar, transtornos alimentares e até abuso de drogas. A terapia comportamental dialética para crianças cria um repertório capaz de auxiliar em vários contextos da vida.

A eficácia interpessoal ensina as crianças a estabelecer limites , defender suas próprias necessidades e respeitar a si mesmas. Por exemplo, aprender a dizer “não” é uma habilidade essencial de eficácia interpessoal que as crianças podem usar para mostrar a outras pessoas o que elas realmente querem enquanto cuidam de si mesmas”, explica a especialista.

Além disso, a DBT ensina mindfulness às crianças - uma técnica de atenção plena capaz de aumentar a consciência da experiência de forma consciente e intencional, gerando maior concentração e atenção ao momento presente de cada um. As crianças também aprendem tolerância ao sofrimento, aumentando a capacidade de conviver com situações difíceis enquanto abraçam a realidade para responder às indagações com mais habilidade. “A terapia pode começar aos 7 anos de idade e é uma terapia que pode ser realizada durante a adolescência e a idade adulta”, conclui a psicóloga.

É fundamental, portanto, os pais estarem atentos aos filhos como uma forma de prevenir e remediar possíveis complicações no futuro. Por serem mais adaptativas ao aprendizado, as crianças podem, com a ajuda da terapia comportamental dialética, desenvolver capacidades para enfrentar os desafios da vida com equilíbrio e bem estar. 

Comentários