Mapa da tragédia: 25 das cidades mais violentas do Brasil são do Norte e Nordeste, regiões mais pobres do país

  

Número de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes em 2022. Fonte: ABSP.

Uma pesquisa divulgada em 20 de julho de 2023, pelo portal Globo, do Anuário de Segurança Pública, lista os municípios mais violentos do Brasil. Segundo os alarmantes dados, Jequié, na Bahia, é o campeão em violência. E, das cidades com mais de 100 mil habitantes, o Nordeste abarca quase metade daquelas que têm mais mortes por homicídio e confronto em 2022. Das trinta localidades mais violentas, um detalhe: 25 são municípios do Norte e Nordeste, as regiões mais pobres do Brasil.

O que isso nos diz? 

(A falta de) Educação e qualidade de vida está diretamente ligada à violência e ao crime. 

O Estado da Bahia predomina entre municípios violentos, quando a "fama" maior sempre foi do RJ. O RS também tem cidades bastante violentas, que até nem aparecem na listagem do ASP, como Porto Alegre e região metropolitana. Aparece a cidade de Rio Grande, que fica na parte menos desenvolvida do RS: o sul. Coincidência? 

Aí nos perguntamos: quanto tem sido investido em Educação - afora os desvios e licitações-fantasma, como está ocorrendo em Porto Alegre. A capital gaúcha, dirigida atualmente pelo prefeito Sebastião Melo, já tem uma CPI criada - idealizada pela vereadora Mari Pimentel e outros políticos, que envolve valores por volta de R$ 70 milhões, além de equipamentos de alta tecnologia sem uso em escolas sem nenhuma infraestrutura sequer para utilizá-las. Sendo que Melo aumentou, em regime de urgência, seu salário e os dos secretários, igualando o seu próprio ao do governador Eduardo Leite. 

Mas falávamos em Educação, violência e qualidade de vida.

Investir em Educação não interessa aos corruptos. Falar em fake news e querer decidir o que são, baseando-se nas próprias ideologias, de maneira totalmente parcial, regulando meios de comunicação, não ajuda. Nossa Constituição Federal prevê livre expressão e opinião, e que todos são iguais perante a Lei. Ainda prevê, em caso de prejuízos confirmados, processos por difamação e calúnia: não há necessidade de implementação de "regulação  de mídias" para amordaçar e violar a democracia, pessoas que pensam, que educam, que são educadas ou podem vir a ser.

Qualidade de vida tampouco interessa. Manter uma massa "algemada" ao Bolsa Família, sem perspectiva de sair dela, e a um salário-mínimo ínfimo, só 19 reais mais "abastado" em 2023, enquanto quase R$ 20 bilhões já foram "torrados" pelo atual governo na Câmara e Senado para compra e venda de votos e cargos, é mais interessante. Aumentar mais uma vez os salários do Judiciário, políticos votam seus salários e trabalham cada vez menos horas, com mais privilégios. Segundo se divulga, o Brasil tem a segunda máquina estatal mais onerosa e a mais numerosa do mundo hoje. Parabéns. A fome continua, a falta de Educação (de ser educado na escola e nas faculdades e de ter comportamento socialmente exemplar) continua, a falta de liberdade aumentou, inclusive com censura e prisões sem base legal.

Em resumo, Educação e prosperidade, empreendedorismo, liberalismo, qualidade de vida, não interessam aos políticos corruptos. Manter a violência no país, com uma polícia nacional historicamente corrupta, como os governos, interessa mais. É a "selva", virem-se, matem-se, eles estão lá no Olimpo em Brasília decidindo quantos milhões ou bilhões cada um ganhará, tirando dinheiro do piso da Enfermagem, do SUS, das escolas, das bolsas de pesquisa, dos salários dos professores que formam cidadãos, do combate à fome, ao narcotráfico, à corrupção, à violência, à ignorância da massa.

Não existe um "DNA nordestino" de violência e pobreza. Mas, parece-me, existe um "DNA corrupto" na cultura brasileirqa. Esse é o real DNA da violência e da pobreza.   

  

  1. Jequié (BA) - 88.8
  2. Santo Antônio de Jesus (BA) - 88.3
  3. Simões Filho (BA) - 87.4
  4. Camaçari (BA) - 82.1
  5. Cabo de Santo Agostinho (PE) - 81.2
  6. Sorriso (MT) - 70.5
  7. Altamira (PA) - 70.5
  8. Macapá (AP) - 70
  9. Feira de Santana (BA) - 68.5
  10. Juazeiro (BA) - 68.3
  11. Teixeira de Freitas (BA) - 66.8
  12. Salvador (BA) - 66
  13. Mossoró (RN) - 63.5
  14. Ilhéus (BA) - 62.1
  15. Itaituba (PA) - 61.6
  16. Itaguaí (RJ) - 61.6
  17. Queimados (RJ) - 61.2
  18. Luís Eduardo Magalhães (BA) - 56.5
  19. Eunápolis (BA) - 56.3
  20. Santa Rita (PB) - 56
  21. Maracanaú (CE) - 55.9
  22. Angra dos Reis (RJ) - 55.5
  23. Manaus (AM) - 53.4
  24. Rio Grande (RS) - 53.2
  25. Alagoinhas (BA) - 53
  26. Marabá (PA) - 51.8
  27. Vitória de Santo Antão (PE) - 51.5
  28. Itabaiana (SE) - 51.2
  29. Caucaia (CE) - 51.2
  30. São Lourenço da Mata (PE) - 50.3

Comentários