Não é exagero dizer que, no decorrer da História, as mulheres, em geral, sempre foram deixadas um tanto de lado no que se refere a capacidade intelectual. Estigma este que persiste em nossa sociedade, do Ocidente ao Oriente. Porém, o fato é que, pouca gente sabe, mas algumas mulheres revolucionaram a Ciência, contribuindo em muito para a tecnologia que temos hoje.
Neste artigo, vamos conheccer dez destas heroínas, muitas renegadas ou, no mínimo, pouco prestigiadas pela lembrança popular e até acadêmica. E, em suas diferentes épocas, vítimas de preconceito em um mundo que sempre foi - e ainda é, infelizmente - majoritariamente masculino: o da Ciência.
Felizmente, por outro lado, a mulher tem obtido maior reconhecimento e notoriedade nas áreas científicas e em todas as outras, como a política e as artes (incluindo a Literatura). Não sem muita luta e união, e desafiando a misoginia e os preconceitos, notadamente em países de Terceiro Mundo como o Brasil.
1 Cecilia Payne
Descobriu a composição do Sol.
2 Marie Curie
A cientista mais famosa da História, e que ganhou maior notoriedade. Teve a ajuda de seu marido cientista francês, Pierre Currie, principalmente nos primeiros anos do casamento. Descobriu o elemento radioativo Polônio, em homenagem à sua pátria, a Polônia, e outros avanços no campo da radiotividade que lhe renderam o primeiro prêmio Nobel. Através dele, foi possível dar os primeiros passsos para tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Única mulher a ganhar dois prêmios Nobel, em áreas diferentes: Química e Física, foi a primeira professora da Universidade de Sorbonne.
Comentários
Postar um comentário