10 Mulheres Que Revolucionaram a Ciência

 

Marie Curie, primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel - na verdade foram dois.
Imagem: Divulgação

Não é exagero dizer que, no decorrer da História, as mulheres, em geral, sempre foram deixadas um tanto de lado no que se refere a capacidade intelectual. Estigma este que persiste em nossa sociedade, do Ocidente ao Oriente. Porém, o fato é que, pouca gente sabe, mas algumas mulheres revolucionaram a Ciência, contribuindo em muito para a tecnologia que temos hoje. 

Neste artigo, vamos conheccer dez destas heroínas, muitas renegadas ou, no mínimo, pouco prestigiadas pela lembrança popular e até acadêmica. E, em suas diferentes épocas, vítimas de preconceito em um mundo que sempre foi - e ainda é, infelizmente - majoritariamente masculino: o da Ciência. 

Felizmente, por outro lado, a mulher tem obtido maior reconhecimento e notoriedade nas áreas científicas e em todas as outras, como a política e as artes (incluindo a Literatura). Não sem muita luta e união, e desafiando a misoginia e os preconceitos, notadamente em países de Terceiro Mundo como o Brasil.  

1 Cecilia Payne

Descobriu a composição do Sol.

2 Marie Curie

A cientista mais famosa da História, e que ganhou maior notoriedade. Teve a ajuda de seu marido cientista francês, Pierre Currie, principalmente nos primeiros anos do casamento. Descobriu o elemento radioativo Polônio, em homenagem à sua pátria, a Polônia, e outros avanços no campo da radiotividade que lhe renderam o primeiro prêmio Nobel. Através dele, foi possível dar os primeiros passsos para tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Única mulher a ganhar dois prêmios Nobel, em áreas diferentes: Química e Física, foi a primeira professora da Universidade de Sorbonne.

 3 Hedy Lamarr

Atriz de sucesso e inventora austríaca, simplesmente inventou o Wi-Fi. Agradeça a ela pela Era Digital.

4 Ada Lovelace

Primeira programadora de computadores oficial da História. 

5 Valentina Tereshkova

Primeira austronauta a ir para o Espaço Sideral.

6 Lise Meitner 

Descobriu o processo de fissão nuclear.

7 Grace Hopper

Inventora da lingaugem de programação Cobol, que revolucionou a Informática.

8 Margareth Hamilton

Programadora de voo da Apollo 11.

9 Vera Rubin

A mãe da Matéria Escura. 

10 Rosalind Franklin

Descobriu a estrutura do DNA. 

A realidade é que ainda não temos igualdade nos campos intelectual e profissional, entre homens e mulheres ou entre minorias e pessoas ditas normativas. Mas, sem dúvida, estamos provendo, cada vez mais, uma maior inclusão de pessoas na sociedade e no progresso da humanidade: mulheres não são mais apenas vistas, por quase todo mundo, como apenas genitoras e cuidadoras da casa.

Comentários