Bienal 2023: livro infantil conta as descobertas de uma menina ao conhecer suas origens africanas

Eliane Benício- Foto divulgação

Autora estreante fará sessão de autógrafos e bate-papo com o público no dia 4 de setembro, às 16h 

Em uma noite, antes de dormir, Aduke aprendeu com a mãe que seu nome tem um significado no idioma Iorubá: a mais amada. A partir desta descoberta, a protagonista do livro 'As aventuras de Aduke' despertou para as curiosidades sobre seus antepassados que vieram do continente africano. Animada, a menina compartilhou as novidades com os colegas da turma. Os alunos adoraram ouvir tantas histórias e, entusiasmados, também começaram a falar sobre suas origens. "Essa troca cultural se transformou num grande aprendizado", diz a jornalista Eliane Benício, que lança o título pela Colli Books Editora, marcando sua estreia na literatura.     

 

A sessão de autógrafos será na Bienal Internacional do Livro do Rio, no dia 4 de setembro, às 16h, no Rio Centro, no estande da distribuidora Catavento. Eliane fará um bate-papo com o público.

 

Eliane conta que a carreira de escritora surgiu como uma grata surpresa, depois de longa estrada no jornalismo.

 

"Os meus planos profissionais incluíam experimentar diferentes mídias e funções na comunicação. Trabalhar com jornais, revistas, rádio, tv; experimentar a assessoria de imprensa etc. Mas escrever uma história literária sequer vinha à cabeça. A oportunidade, ou melhor, o convite surgiu numa conversa de corredor com a Isa Colli, escritora e diretora da Colli Books Editora, e veio a calhar como terapia durante a fase mais difícil da pandemia. O confinamento me trouxe memórias. Me lembrei da infância, dos colegas de turma na escola e dei vida à Aduke", comenta.

 

E acrescentou: "Eu queria que fosse uma menina esperta e falante, feliz com as suas origens e cercada de diversidade. O livro tem essa missão: lembrar que a diversidade de raças, gêneros, condição física e social existe, está do nosso lado e deve ser respeitada naturalmente. Desejo que ele contribua para isso e para despertar na garotada a curiosidade de explorar esse mundo".

 

Para a escritora, lançar essa história na Bienal do Livro, onde autores consagrados também estrearam ou já marcaram presença com clássicos e best-sellers, só a inspira. "Estou feliz demais, orgulhosa de mim por dar os primeiros modestos passos na literatura e mais animada para criar outras aventuras para Aduke e sua turma. A vida e os seus caminhos são mesmo cheios de surpresas", revela.

 

Sinopse:

Quando pequenos, não sabemos ao certo quem somos ou por que somos assim, assado ou ensopado. Mas é de pequeno que a gente descobre as coisas. Aduke ficou encantada ao conhecer suas origens africanas! Ela quis logo contar aos seus amigos da escola, que também partilharam o que sabiam de suas próprias origens! E todos ali perceberam e se alegraram de pertencer a um lugar com tanta riqueza e diversidade!

 

Serviço:

Lançamento do livro 'As aventuras de Aduke', de Eliane Benício

Quando: 4 de setembro, às 16h

Onde: Bienal Internacional do Livro do Rio 2023

Avenida Salvador Allende, 6555, RIOCENTRO

Pavilhão Laranja, Estande Boulevard Editora Catavento

Comentários