Novo livro traz alerta para impacto emocional na dependência dos óculos

 

Dra Claudia Del Claro, porta-voz da campanha Setembro Safira
Setembro Safira/Divulgação

Dona do maior canal do YouTube de oftalmologia, Dra. Claudia Del Claro estreia na literatura com "Pelas Lentes do Coração" e é um dos destaques da Bienal do Livro 2023

No próximo dia 20 (domingo), acontece o pré-lançamento do livro "Pelas Lentes do Coração", primeira obra de Dra. Claudia Del Claro, oftalmologista e porta-voz da campanha Setembro Safira, iniciativa que tem o objetivo de conscientizar os usuários de lentes de contato sobre os cuidados necessários para evitar complicações oculares pelo uso inadequado das mesmas. O livro chega às livrarias em setembro, juntamente com o início da campanha 2023, com lançamentos em Santa Catarina, São Paulo e na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, onde a autora é uma das convidadas para apresentar sua obra de estreia.

"Pelas Lentes do Coração" narra a história de Erico e Livia, dois jovens que enfrentam os desafios do bullying e o impacto psicológico sobre a autoimagem e o bem-estar emocional por usarem óculos. No processo, eles descobrem os benefícios das lentes de contato, e passam a enxergar não apenas o mundo à sua volta com clareza, mas também encontram uma nova perspectiva para verem e aceitarem a si mesmos.

“O livro surgiu de um mix de experiências profissionais e pessoais. Em mais de 20 anos de carreira acompanhei de perto os desafios emocionais de pacientes com óculos e lentes. Isso despertou em mim uma sensibilidade especial para questões como dificuldade de aceitação de seu problema visual e da dependência dos óculos, afetando assim sua autoimagem e autoestima. Muitos ainda passam por bullying na escola ou no trabalho. Junto a isso, desenvolvi uma abordagem holística da saúde e do bem-estar, percebendo o ser humano como um todo – não tratando apenas da visão, mas sim acolhendo meus pacientes de maneira mais ampla e empática”, conta a autora, Dra. Claudia Del Claro, que também é dona do canal maior canal de YouTube de Oftalmologia do Brasil, que conta com uma audiência de mais de 600 mil pessoas mensalmente e vídeos educativos que ultrapassam as 25 milhões de visualizações.

Da união destes dois pontos surgiu uma história que busca não apenas abordar aspectos técnicos do uso de óculos e lentes de contato, mas também explorar o impacto emocional profundo que o bullying e as pressões sociais podem ter na vida de indivíduos jovens, além da insegurança e falta de pertencimento causada por uma deficiência visual. A mensagem, além de reforçar cuidados e usos corretos, mostra as lentes de contato, mais do que simples recursos ópticos, são símbolo de renovação e esperança para os personagens, que encontram uma nova perspectiva em relação a si e ao mundo.

O lançamento oficial do livro será dia 5 de setembro, em Florianópolis. No dia 10, a autora estará na Bienal do Livro 2023, no Rio de Janeiro, como convidada da editora All Print para promover a obra. “É uma honra estar em um dos maiores eventos literários do mundo e poder levar ‘Pelas Lentes do Coração’ aos mais de 600 mil visitantes esperados para a feira. É emocionante ser uma entre os 300 escritores, entre os mais de 2.000 que lançam livros todos os anos, a estar no evento”. O último evento de lançamento é no dia 13 de setembro, às 18h30, na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

“Com ‘Pelas Lentes do Coração’, meu objetivo é oferecer uma história cativante e inspiradora, que toque os corações dos leitores, trazendo reflexões sobre aceitação, superação e amor-próprio. Espero que o livro possa ser uma fonte de esperança e empoderamento para aqueles que já se sentiram diminuídos ou envergonhados por sua aparência, incentivando-os a abraçar sua autenticidade e enxergar o mundo não apenas com os olhos físicos, mas também com as lentes do coração”, finaliza.  

Serviço 

Livro: “Pelas Lentes do Coração”

Autor: Claudia Del Claro

Editora: All Print

Valor: R$ 49,90 |Valor promocional na pré-venda: R$ 29,90

Lançamento: Pré-venda: 21/8 | Livrarias: 5/9

Link de pré-venda: https://www.martinsfontespaulista.com.br/pelas-lentes-do-coracao-1062860/p  

Sobre Dra. Claudia Del Claro  

A Dra. Claudia Del Claro é médica oftalmologista e uma das especialistas envolvidas na campanha Setembro Safira, sobre a conscientização do bom uso das lentes de contato. Médica pela Universidade Federal do Paraná, com residência em Oftalmologia no Hospital de Clínicas da UFPR, é especialista em lentes de contato e atua nas áreas de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e córnea. Ela é chefe do Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis, além de membro da International Society of Cataract and Refractive Surgery, Academia Americana de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. Tem no YouTube o maior canal do Brasil sobre oftalmologia, que visa informar a população sobre os cuidados com a saúde ocular. 

Sobre Setembro Safira

A campanha Setembro Safira foi criada com o propósito de conscientizar e educar a população sobre os cuidados essenciais ao usar lentes de contato. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e a colaboração de profissionais da área de norte a sul do país. Com uma cartilha de “10 mandamentos”, o objetivo é mobilizar os usuários a adotarem hábitos corretos, prevenindo possíveis complicações oculares e até mesmo a perda da visão, e também de proporcionar uma melhor experiência, que garanta todos os benefícios das lentes. O nome Setembro Safira foi escolhido por conta do significado simbólico da pedra preciosa, que representa a sabedoria, refletindo a intenção de não apenas informar, mas também ensinar o uso adequado das lentes de contato.

Comentários