"O Mapa da Poesia - Óbidos" leva o leitor para um delicado passeio de versos sobre cidade de Portugal

 


A obra de José Santos e Alexandre de Sousa retrata Óbidos, um município de Portugal, de forma simples e fácil para o público infantojuvenil

Uma pesquisa realizada no ano passado, mostra que a poesia passou a ser um gênero dominante não só nos livros, como também nas redes sociais, já que 27% dos usuários leem poesia no Facebook e Instagram e 26% através do WhatsApp. Os dados, que são do “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, mostram que o cenário é favorável para esse tipo de escrita e, por isso, a Pioneira Editora traz no catálogo de estreia do selo Tapioquinha o livro “O Mapa da Poesia - Óbidos” dos autores Alexandre de Sousa e José Santos.

Com coedição da Rota Imaginária, a obra faz parte da coleção “Mapa da Poesia”, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara para crianças e jovens,. Os livros são simples e de fácil entendimento, onde as ilustrações integram o texto para trazer a experiência da geografia dos locais retratados. A proposta da série é transportar os leitores pelo mundo sem sair de casa.

Começou por Portugal, mas os envolvidos pretendem chegar à África e também aos países latino-americanos. “Fazer um livro sobre Óbidos sem ter um falante do português de Portugal ao lado é tarefa difícil. Felizmente, o Alexandre está entre nós para garantir que os grandes temas apareçam pelas páginas do livro. Ele trouxe ótimas contribuições na organização do conteúdo, no glossário e nas suas inspiradas quadras”, explica José Santos, um dos autores de “O Mapa da Poesia - Óbidos”.

O livro traz a história da vila que está localizada ao norte de Lisboa e ao sudoeste de Coimbra chamada Óbidos. Através do olhar do português Alexandre dos Santos, em pequenas estrofes e das ilustrações de Iêda Alcântara, o lugar, que possui 11 924 habitantes, subdividido em 7 freguesias, será apresentado como um espaço rico em aspectos culturais e turísticos. 

Alexandre nasceu em Lisboa, em Portugal, no ano de 1967. Profissionalmente, esteve desde sempre ligado à Aeronáutica, como aviador militar e civil. Atualmente, é professor em diversas escolas civis de aviação. Iniciou a sua carreira literária em 2011, mas depois de ter participado de algumas obras, foi reconhecido a ponto de ser convidado nos festivais literários “FOLIO” e “Latitudes”, em Óbidos – Portugal; “Fliaraxá”, em Araxá, e “Semana da Língua Portuguesa”, em Conceição do Mato Dentro e na “Bienal”, em São Paulo, esses no Brasil.

“Hoje vivo os dois lados da moeda. Sou professor de aviação, mas também sou coordenador do projeto “Escolas Que Se Abraçam”, apoiado pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em Portugal, que está diretamente ligado à literatura, fora as poesias que escrevo. Desde muito jovem, existiu um forte apelo pela música das palavras, primeiro as lengalengas, depois o jogo das rimas que transmitia sempre com uma misteriosa beleza uma qualquer mensagem que nos agarrava. De certa forma, sempre estive ligado a isso ”, conta o autor Alexandre de Sousa.

A obra “O Mapa da Poesia - Óbidos” já está disponível nas livrarias e on-line.

Comentários