Pequenos Autores, Grandes Histórias dá espaço para a imaginação de crianças de Embu das Artes e Jd. Aeroporto

Foto divulgação

O projeto social tem como objetivo desenvolver a capacidade criativa, imaginativa, lúdica, empática e artística por meio da escrita. Ao final de cada edição, um livro com as histórias de autoria dos pequenos é lançado

O Pequenos Autores, Grandes Histórias, projeto do Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, voltado para crianças de 8 a 12 anos, tem como propósito estimular o interesse à literatura para além de incentivar a capacidade criativa, imaginativa, lúdica, empática e artística dos participantes.

Segundo a dra. Ana Paula I. Cury, médica especializada em programação neurolinguística, antroposofia e educação, “A leitura e a escrita desenvolvem habilidades humanas preciosas. Estimula a criação de imagens, a fantasia. Descortina mundos aos quais nos transportamos através do pensamento. Nisto não há fronteiras: experimentamos paisagens fisicamente distantes, transcendemos os limites do espaço e do tempo com histórias de épocas passadas ou futuras. Aprendemos palavras novas, desenvolvendo uma riqueza de vocabulário que nos permite consequentemente uma expressão mais ampla de ideias e sentimentos do que quando não as podemos ainda nominar. As imagens e as narrativas são um alimento para nossa alma, e por vezes, remédio para nosso mundo interior. Preenchem-no de verdade e beleza. Enfim, um senso de liberdade”.

Cada edição do projeto conta com a participação de 20 crianças e é composta por oito encontros. Com metodologias lúdicas e temas ligados à cidadania, respeito, manifestações artísticas e sonhos, propõem trocas socioculturais com alunos do Ensino Médio de escolas particulares que, junto com o time do projeto social, são convidados a ilustrar as histórias criadas pelos pequenos. Ao final de cada ciclo de oficinas, é realizada uma tarde onde os pequenos autores autografam e entregam os exemplares dos livros com suas histórias aos presentes. Este dia propicia um ambiente para que as crianças vejam o resultado de toda a sua jornada e se sintam motivadas a escrever e criar, uma vez que verão suas próprias histórias contadas e ilustradas, tornando-se então autoras de um livro. As edições realizadas em parceria com as ONGs Acorde, em Embu das Artes, e Alquimia, no bairro do Belenzinho, foram viabilizadas pela lei de incentivo ProAC ICMS e patrocínio da Comgás e Tirolez.

“As atividades levam um novo sentido à experiência social da escrita e da leitura, ampliando as trocas culturais entre crianças e jovens de diferentes realidades. Nestas duas edições tivemos a participação de alunos do colégio Beatíssima e da Freie Schule Frankfurt ,na Alemanha. Todo este intercâmbio de saberes potencializa as capacidades de pensar, criar e agir, fortalecendo a autoestima e autonomia, para além de democratizar o acesso  ferramentas de qualidade de leitura e produção textual adequadas à faixa etária”, completa Beatriz Mansberger, fundadora do Instituto Fadaris.

Sobre Fadaris
O Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas nas comunidades em que
atua, mobilizando habilidades por meio de temas interessantes e estimulantes. Suas atividades visam colaborar para a ampliação da percepção de mundo dos participantes, incentivando o
protagonismo por meio da arte e da cidadania.

O Chef Aprendiz, seu projeto mais conhecido, realiza edições em ciclos de oficinas, dedicadas a jovens entre 17 e 24 anos, com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Contabiliza 9 edições já realizadas - Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade e Vila Andrade - e 136 jovens impactados diretamente. O principal objetivo do processo como um todo é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor do currículo, visando empoderar os jovens a ingressarem no caminho profissional de forma mais segura e preparada.

A outra frente de projeto, o Pequenos Autores, Grandes Histórias, já realizou duas edições pilotos, uma em 2013, no CTT Paraisópolis, e a outra em 2014 na Casa do Zezinho. Este ano marca a retomada das atividades lúdicas de escrita para crianças do ensino público com idades entre 8 e 12 anos. Em formato de edições, suas oficinas têm como principal objetivo estimular uma cultura de interesse à literatura desde cedo e potencializar a capacidade criativa, imaginativa e lúdica dos participantes.

Comentários