Saiba as diferenças entre Green Card e Cidadania Americana




Quando se trata de imigração nos Estados Unidos, é comum haver confusão entre o Green Card e a Cidadania Americana. Embora ambos ofereçam o direito de residência, eles possuem características distintas que podem impactar a vida dos imigrantes no país. 


Com isso, a  Bicalho Consultoria Legal, escritório especializado em processos de imigração com sede nos Estados Unidos, esclarece as principais diferenças entre o Green Card e a Cidadania Americana, bem como suas vantagens e se existem alguns pontos de atenção.


Green Card:


O Green Card é um visto de residência permanente nos EUA, conferindo ao titular o direito de viver e trabalhar no país de forma contínua. Algumas informações relevantes sobre o Green Card incluem:


  • Residência permanente, protegida pelas leis americanas;

  • Acesso ao sistema educacional dos EUA;

  • Possibilidade de inscrição em um plano de saúde para atendimento médico e hospitalar.


Pontos de Atenção para esse processo:


  • Os portadores do Green Card não têm direito de votar nas eleições dos EUA;

  • Não podem se candidatar a cargos públicos no país;

  • O Green Card precisa ser renovado periodicamente, sujeito a verificações e exigências adicionais.


Cidadania Americana:


A cidadania americana é a mais alta forma de status de imigração nos EUA, concedendo todos os direitos e privilégios de um cidadão nativo do país. Suas principais características são:


  • Não tem prazo de validade e pode ser transmitida para os filhos;

  • Elegibilidade para votar nas eleições dos EUA;

  • Permissão para se candidatar a cargos públicos no país;

  • Liberdade de Viagem.


Outro ponto relevante: os cidadãos americanos têm o direito de estender suas visitas em outros países sem notificar a imigração. Portadores do Green Card podem ter suas viagens internacionais limitadas, sujeitos a regras e potenciais questionamentos ao retornar aos EUA.


"É fundamental compreender a diferença entre o Green Card e a Cidadania Americana antes de tomar decisões importantes em relação à imigração para os Estados Unidos. Além disso, existem outros tipos de vistos para os EUA que também podem ser avaliados para cada caso, por isso é sempre bom consultar alguém especializado e verificar as possibilidades" destaca o Dr. Vinicius Bicalho, Advogado licenciado nos EUA, membro da AILA - American Immigration Lawyers Association e CEO e fundador da Bicalho Consultoria Legal, escritório referência no cenário da imigração.

Comentários