220 anos do nascimento de Ferdinand Berthier: o educador surdo que incluiu os surdos na Educação

Ferdinand Berthier. Imagem: Reprodução/Domínio público

No mais recente sábado, 30 de setembro de 2023, comemoramos o 220º aniversário de Ferdinand Berthier - homenageado pelo Doodle do Google. Berthier nasceu em 30 de setembro de 1803 na França, vindo a falecer em 12 de julho de 1886, em Paris. Educador e surdo, sua principal contribuição foi ter lutado pelos direitos da comunidade surda, em uma época em que portadores de deficiência auditiva eram excluídos na sociedade, principalmente em termos de acesso a Educação.  

A história de Ferdinand Berthier

Berthier nasceu em Saône-et-Loire, na França (segundo várias fontes). Com apenas 8 anos de idade, uniu-se ao Instituto Nacional de Surdos em Paris. 

Os pais de Ferdinand pretendiam que ele aprendesse apenas técnicas para trabalhos de rotina - mas o garoto tinha planos diferentes, e maiores. Sob a inspiração de seus educadores, escolheu começar carreira na área da Educação. 

Assim, ao fim de seus primeiros estudos, passou a trabalhar como professor. Aqui, já era um profissional renomado no Instituto Nacional de Surdos, apenas aos 27 anos de idade. Logo adiante, seria responsável por convencer o governo da época a criar a Société Centrale des Sourds-muets, a qual se propunha a ajudar pessoas que, como ele próprio, fossem surdas. A instituição visava a atingir um nível de atuação global.  

Ainda, Ferdinand propiciou o primeiro banquete da comunidade de surdos, em 30 de novembro de 1834, por ocasião da celebração do nascimento do abade L'Épée. Ali, os surdos se reuniram para trocar ideias e, sobretudo, com mútuo apoio de cada um dos presentes, difundir a língua de sinais.

Berthier e a Língua de Sinais

Com certo espaço conquistado na área educacional, Ferdinand Berthier passou a se focar na língua de sinais e na cultura dos surdos em geral, segundo o Google Discovery. Escreveu obras sobre a língua gestual, além de ter elaborado livros biográficos de pessoas que se destacaram por lutar pelos direitos da comunidade de deficientes autitivos. 

A esta altura, Ferdinand já era um homem extremamente influente, e foi o primeiro educador surdo a receber a Chevalier de la Légion d'honneur, uma conderação de honra francesa: a mais relevante do país. 

Ferdinand Berthier no Doodle do Google. Imagem: Google

Em matéria que celebra a jornada do educador francês, o Google destaca:

Como resultado do trabalho árduo e da defesa de Berthier, as pessoas surdas e com deficiência auditiva podem agora desfrutar mais dos seus direitos humanos do que nunca, incluindo o acesso a cuidados médicos e o direito de conduzir veículos.

Hoje, não só a comunidade surda, como todos nós, agradecemos aos esforços - bem-sucedidos - de Ferdinand Berthier pela inclusão social da minoria de deficientes auditivos. Até hoje, tem se tentado incluir, de maneira o mais eficaz possível, os surdos na Educação e na sociedade. 

Comentários