Outubro Rosa: Como o umami pode auxiliar no tratamento contra o câncer

Conheça os benefícios do quinto gosto no paladar e na alimentação

Créditos: Freepik

São Paulo, outubro de 2023 – Outubro Rosa é a campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa tem como objetivo informar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o combate à doença. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns apresentados em pacientes em tratamento são a falta de apetite e a boca seca, que, em alguns casos, podem ser evitados com uma dieta mais específica.

Alguns alimentos como tomates, cogumelos, queijos maturados e carnes bovina, suína, de aves e alguns peixes podem ajudar nesse momento, pois promovem maior salivação devido à presença do aminoácido glutamato em sua composição. Este gosto rico e intenso, característico destes alimentos, é chamado de umami, quinto gosto básico do paladar humano ao lado do doce, salgado, azedo e amargo.

Entre os benefícios da inclusão do umami na dieta de pessoas em tratamento estão a melhora do apetite e o aumento da palatabilidade de alguns pratos, por gerar maior salivação quando degustados.

“Pacientes em tratamento contra o câncer frequentemente enfrentam a perda do apetite e alimentos umami são conhecidos por serem atraentes e estimularem a vontade de comer. Adicionar alimentos ricos em glutamato no preparo dos pratos pode tornar os alimentos mais palatáveis, deixando as refeições mais agradáveis”, afirma Marilia Zagato, nutricionista do Comitê Umami.

Além disso, a especialista aponta que o quinto gosto pode auxiliar na contribuição de nutrientes essenciais e na redução dos sintomas de náuseas. “Muitas vezes, os alimentos ricos em umami são fontes de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, que são fundamentais para a saúde geral e recuperação durante o tratamento. Em alguns casos, alimentos que contam com o quinto gosto podem ajudar a reduzir os sintomas de náuseas e vômitos, associados aos tratamentos contra o câncer”, conclui Marilia.

Durante o mês de outubro é importante destacar a importância da nutrição para a saúde e o bem-estar para a prevenção e o auxílio em tratamentos medicinais, em especial contra o câncer. A inclusão de alimentos umami pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ajudando a manter uma alimentação saudável e equilibrada.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Comentários