CLÁSSICOS DE CHICO BUARQUE, EM ARRANJOS DE SEU PARCEIRO FRANCIS HIME, ENCONTRAM STUDIO3 CIA. DE DANÇA, ORQUESTRA E CORO ACADÊMICOS DA OSESP

Com coreografia de Anselmo Zolla, espetáculo ‘Francisco(s)’ promove união de balé e música no palco da Sala São Paulo em duas apresentações gratuitas, dias 17 e 18/nov.


Studio3 Cia. de Dança, Orquestra e Coro Acadêmicos da Osesp em espetáculo de 2022 na Sala São Paulo (Foto: Beatriz de Paula)

Studio3 Cia. de Dança se une à Orquestra e ao Coro Acadêmicos da Osesp pelo segundo ano consecutivo para levar balé e música para o palco da Sala São Paulo, na sexta-feira (17/nov) e no sábado (18/nov). Desta vez, o encontro acontece no espetáculo inédito Francisco(s), uma homenagem a dois ícones da MPB: Chico Buarque e Francis Hime, cuja parceria de longa data gerou obras-primas como Pivete, Amor Barato, A Noiva da Cidade, Vai Passar e Meu Caro Amigo. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos nesta segunda-feira (13/nov), às 10h, no site da Osesp, e presencialmente uma hora antes de cada espetáculo – sujeito à lotação da casa. E a performance de sexta-feira terá transmissão ao vivo no YouTube da Osesp.

Com coreografia de Anselmo Zolla e direção teatral de William PereiraFrancisco(s) apresenta intensa carga poética, enfocando os vários aspectos da obra dos autores: o lírico, o poético, a reflexão sobre o Brasil e sua pluralidade. Grandes estruturas cenográficas criam um espaço dinâmico, de forte impacto visual, que utiliza andaimes, praticáveis e espelhos formando caleidoscópios — uma metáfora para a poesia dos corpos que se reflete na poesia da canção. A direção musical é do maestro Wagner Polistchuk, que, além de regente, é Trombone Solista da Osesp e professor da Academia de Música desta instituição.

A ideia de um balé com canções de Chico Buarque surgiu após Anselmo Zolla e William Pereira serem convidados pela Fundação Osesp para levar, mais uma vez, a Studio3 Cia. de Dança ao palco da Sala São Paulo. Ainda sob os encantos de um show do gênio da MPB que havia assistido, Pereira queria um espetáculo no qual as várias facetas do artista pudessem ser dançadas, em um mergulho no espírito de suas canções.

Francis Hime recebeu com muita alegria o convite para escrever os arranjos das músicas do “caro amigo”. Junto de Pereira e Zolla, o roteiro foi dividido em três partes, destacando canções memoráveis de Chico, como O que SeráConstrução e Deus Lhe Pague. “Abordamos também algumas de nossas parcerias, tais como ‘Atrás da porta’, ‘Trocando em Miúdos’ e ‘Passaredo’. Acho que teremos um belo espetáculo, que fará jus à importância da obra deste meu querido parceiro”, conta.

Neste espetáculo, os bailarinos da Studio3 ocupam o palco, enquanto os músicos da Orquestra e do Coro Acadêmicos da Osesp ficarão sobre uma plataforma elevada ao fundo, construída especialmente para a ocasião.

“A fusão da música sinfônica com a dança tem lugar cativo no calendário da Osesp e, consequentemente, da Sala São Paulo, que se transforma para receber este encontro de linguagens artísticas. Para nós é uma honra ter a música de Chico Buarque e de Francis Hime conectando esses dois universos criativos”, diz Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp.

Studio3 Cia. de Dança
A Studio3 Cia. de Dança é uma companhia brasileira que tem representado o país no mundo em eventos significativos no cenário da dança, em cidades como Milão (Itália), Paris, Lyon e Biarritz (França), Regensburg (Alemanha), Lisboa e Porto (Portugal), e também nos palcos do Brasil. A criação da Studio3 Cia. de Dança representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico, Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque. Criada em 2005, a companhia hoje conta com 15 bailarinos em seu elenco, provenientes de diversas formações e origens profissionais.

Orquestra Acadêmica da Osesp
A dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras brasileiras fez com que fosse criada, em 2006, a Classe de Instrumentos da Academia de Música da Osesp — inteiramente gratuita e com bolsas de estudo. Na Academia, os jovens participam do cotidiano do grupo profissional, recebem educação teórica, artística e instrumental. Hoje, vários dos alunos que aqui passaram ocupam cadeiras nas principais orquestras do país, quatro deles na própria Osesp. Em 2021, as classes de Instrumento e Canto foram reconhecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico. A Orquestra Acadêmica é formada pelos atuais estudantes, alguns de seus professores e também por ex-alunos.

Coro Acadêmico da Osesp
Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, o Coro Acadêmico é composto pelos alunos da Classe de Canto da Academia de Música da Osesp, sob direção de Marcos Thadeu. Oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico para coro e orientação em técnica vocal, prosódia e dicção, além da vivência no cotidiano de um coro profissional, fazendo apresentações junto ao Coro da Osesp.

Wagner Polistchuk
Wagner Polistchuk é trombone solista da Osesp, desde 1986, e também professor de regência de sua Academia de Música. Foi Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP entre 2012 e 2014, Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba de 2009 a 2011, Regente Adjunto da Sinfônica de Santo André e também Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras e também no exterior, como as Sinfônicas de Mendoza e Nacional de Lima, a Hermitage Orchester, a Sinfónica de la UANL e a Filarmônica de Kielce. Especializou-se como solista de trombone com Branimir Slokar, na Alemanha. Dentre as distinções recebidas ao longo de sua carreira estão o V Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral [1998], o Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, em Grenchen, na Suíça [2002] e o Concurso para Jovens Regentes Eleazar de Carvalho [2002].

PROGRAMA

FRANCISCO(S)
ORQUESTRA ACADÊMICA DA OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP
WAGNER POLISTCHUK 
regência e direção musical
STUDIO3 CIA. DE DANÇA
ANSELMO ZOLLA concepção e direção coreográfica
WILLIAM PEREIRA concepção e direção teatral e dramaturgia
FABIO NAMATAME figurinos
RENATA PATI cenografia
JULIANA ANTUNES cenografia
ANSELMO ZOLLA E ELENCO DE INTÉRPRETES CRIADORES coreografias
CAETANO VILELA desenho de luz
LIRIS DO LAGO ensaiadora

CHICO BUARQUE e parceiros | Francisco(s) Suíte nº 1 [Orquestração de Francis Hime] 
Abertura
O que Será
Amando Sobre os Jornais
Rosa dos Ventos
CHICO BUARQUE e parceiros | Francisco(s) Suíte nº 2 [Orquestração de Francis Hime]
Amor Barato / Meu Caro Amigo
Passaredo / Atrás da Porta
A Noiva da Cidade
Embarcação
Trocando em Miúdos
Pássara
CHICO BUARQUE e parceiros | Francisco(s) Suíte nº 3 [Orquestração de Francis Hime]
Mar e Lua
Roda Viva
Construção / Deus Lhe Pague
A Banda

SERVIÇO

17 de novembro, sexta-feira, às 20h30 [Concerto Digital]
18 de novembro, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Gratuitos [distribuídos na segunda-feira (13/nov), às 10h, no site da Osesp, e presencialmente uma hora antes de cada espetáculo – sujeito à lotação da casa]
Bilheteria (INTI): neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.

*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

Comentários