"Palavras que Salvam": conheça a intervenção artística de Eduardo Srur no Rio Tietê

Palavras que Salvam: projeto artístico às margens do Rio Tietê - Divulgação
 

"Palavras que Salvam": conheça a intervenção artística de Eduardo Srur no Rio Tietê

Artista cria uma das maiores pinturas do mundo a céu aberto com mensagem de otimismo e reflexão

Desde 22 de setembro, quando é celebrado o Dia do Rio Tietê, o artista Eduardo Srur trabalha em suas margens de concreto, na criação de uma obra monumental, que ficará permanentemente exposta na cidade. A intervenção Palavras que Salvam consiste na pintura de duas serpentes coloridas, feitas em grande escala, que possuem em seu interior palavras em língua portuguesa e em tupi-guarani. Ocupando mais de 5 mil metros quadrados, a obra pode ser vista nos dois sentidos da marginal do rio Tietê, próximo à ponte dos Remédios, na cidade de São Paulo. Com quase 4,5 mil visualizações, a arte também está no Google Street View, que disponibiliza um passeio virtual dentro de um barco nesse trecho urbano do rio.                                         

A ideia nasceu durante a pandemia, quando o artista voltou a pintar e encontrou inspiração na arte indígena para criar uma mensagem otimista para a sociedade em tempos difíceis de Covid-19. “O projeto começou com a palavra ‘TIETÊ’, que tem origem na língua dos povos originários do Brasil e quer dizer ‘rio verdadeiro’. Nesse sentido, escolhi palavras que tivessem significado para minha sobrevivência na cidade durante a pandemia. ÁGUA, VIDA, ARTE e OKA (que denomina ‘casa’), escritas no corpo das serpentes, revelam um conceito de sabedoria, de consciência ancestral, de renovação e saúde”, explica Eduardo Sur, idealizador do projeto.

O trabalho também está ligado às mudanças climáticas. “As serpentes estão pintadas nas duas margens do rio, de frente uma para a outra, em direções opostas. De um lado, a serpente azul representa a força da água. Do outro, a serpente vermelha representa o poder do fogo. Sabemos que o Tietê que vemos hoje na cidade é apenas um triste simulacro de um rio verdadeiro, e a nossa “oka” – que é o planeta Terra – mostra sinais alarmantes do aquecimento global: inundações, incêndios e secas são acontecimentos cada vez mais recorrentes no Brasil e no mundo. A humanidade precisa, urgentemente, se reconectar com a natureza e com o sagrado. E a arte é um caminho possível”, comenta o artista.

“Estamos muito contentes em ver esse projeto sair do papel e termos a oportunidade de contribuir com a conscientização ambiental em nossa sociedade. Essa arte desperta várias leituras e é também um convite à reflexão sobre a vital importância dos recursos hídricos e a necessidade de cuidarmos da natureza”, afirma Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina. O projeto está totalmente alinhado ao Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável da Tintas Coral que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais e espaços relevantes para comunidades em todo o Brasil, a partir de ações de pintura e restauração. Em mais de 10 anos de história, entregou cerca de 2 mil projetos, com mais de 19 mil imóveis renovados, 5,6 mil pintores formados e 1,4 milhão de litros de tintas utilizados.

O projeto Palavras que Salvam foi contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC Direto), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem o apoio da SEMIL (Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e das Tintas Coral, por meio do Movimento Tudo de Cor, na realização.

#eduardosrur #palavrasquesalvam #proac2021 #semilsp #tudodecor @eduardosrur @culturasp @tintascoral @akzonobel

 

Exposição: PALAVRAS QUE SALVAM

Rio Tietê, São Paulo.

Local: Marginal Tietê, km 0; ponto de referência: Ponte do Remédios, Zona Norte de São Paulo (SP).

Data: exposição permanente e gratuita.

 

Sobre o artista – Eduardo Srur é voz ativa no debate sobre os limites e desdobramentos da arte contemporânea para além do circuito de museus e galerias. Com intuito de promover reflexão sobre o cotidiano nas grandes metrópoles, o artista independente torna a arte acessível para todos, nas ruas, em pontes, viadutos, rios poluídos, represas, parques e outros ambientes públicos. Artista independente, Srur trabalha em seu atelier e tem estúdio próprio na cidade de São Paulo (SP). É idealizador da ATTACK Intervenções Urbanas, empresa especializada na concepção e na produção de projetos especiais no espaço público que presta suporte para suas obras. Srur realizou exposições em muitos países, entre eles França, Suíça, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Cuba e Argentina.

 

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente - demandam cada vez mais. Nosso portfólio de marcas de classe mundial - como Coral, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações.

Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com.

© 2023 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

 

Comentários