Editora do Brasil convida para o lançamento de PÉS DESCALÇOS, de Penélope Martins


Editora do Brasil convida para os eventos de lançamento da nova obra de Penélope Martins, Pés Descalços, uma história forte e poética sobre ancestralidade, perdas, preconceitos e intolerância religiosa, ilustrada por Bárbara Quintino. A autora estará presente para autógrafos em ambos os eventos.


15 de dezembro - 15h
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP
Rua Dr. Plínio Barreto, 285. 4º andar – Bela Vista

16 de dezembro - 14h30
Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97  Vila Mariana

 

O livro

Marcela é uma garota de 17 anos que fica órfã e precisa ir morar com a avó, Esmeralda, a quem pouco conhece. Mas os dias junto à avó, que traz consigo sabedorias ancestrais de curas, plantas, receitas e comportamentos, aplacam a dor de ter perdido seus pais tão nova e trazem também uma redescoberta de suas origens africanas, com as quais quase não tinha contato.

 

Pés descalços apresenta ao leitor a discussão sempre imprescindível sobre o direito às práticas religiosas, com respeito, dignidade e amor entre as pessoas, assim como joga luz às atitudes de tranquilidade e serenidade com as quais Esmeralda encara seus agressores.

 

Trata-se de uma obra de extrema importância para que haja, em torno de sua leitura e discussão, ações em prol da boa vontade dos seres humanos, resiliência e atos de amor.

 

As ilustrações de Bárbara Quintino trazem cores vibrantes da cultura africana de Esmeralda aos desenhos das plantas dos cadernos de Marcela, em uma harmonia visual que une ensinamentos e ancestralidade.

 

Autora: Penélope Martins

Ilustradora: Bárbara Quintino

Gênero textual: Romance

Segmento(s): Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio
Ano: a partir do 9º ano 

Faixa etária: a partir dos 14 anos
Disciplinas: História, Língua Portuguesa, Sociologia
Assuntos: amadurecimento, cidadania, cultura afro-brasileira, preconceito, respeito

Temas contemporâneos transversais: Cidadania e civismo; Multiculturalismo
Datas especiais:

7/1 – Dia da Liberdade de Cultos

21/5 – Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

14/7 – Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
Edição: 1ª edição/2023
ISBN: 9788510090292
Páginas: 120
Formato: 20 x 15 cm

 

Acesse aqui a página desta obra

 

Navegue pelo catálogo com todos os lançamentos literários da Editora do Brasil

 

Este livro está disponível em versão impressa e digital nas melhores lojas e aplicativos.

 

Sobre Penélope Martins

Penélope Martins nasceu em 1973, em Mogi das Cruzes. Pós-graduada em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), dedica-se à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais. Escritora, narradora de histórias e articuladora em projetos de fomento da palavra escrita e falada, também atua como consultora de leitura junto à Editora do Brasil e a outras instituições.

Participou de coletivos de mulheres com poesia autoral e faz a curadoria do projeto "Mulheres que Leem Mulheres", com ações em instituições culturais como o Sesc. Já publicou diversos livros por várias grandes editoras e algumas de suas obras já foram selecionadas para o PNLD Literário. Para saber mais, clique aqui.

Pela Editora do Brasil, lançou PatavinaAinda assim te quero bem, Fifi e ManoloMinha vida não é cor-de-rosa e Que amores de sons!

 

Sobre Bárbara Quintino

Bárbara Quintino é mineira, ilustradora e amante de um bom pão de queijo. Encantou-se com o universo das cores e das texturas desde bem pequena, junto a seu padrasto – era lápis de cor, papel e giz de cera espalhados pela casa inteira! Quando adulta, acabou se aventurando por diversos caminhos, mas foi ao ingressar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo que fez as pazes com os desenhos.

Atualmente colabora em projetos de comunicação visual, animação e principalmente de livros infantis e histórias que em alguma medida se entrelaçam com a sua, assim como a de diversas pessoas negras. São camadas de cores, sentimentos e texturas fortes que vibram no seu corpo e que passam a ser expandidas por meio da alegria de poder se expressar, sempre com muito afeto, mediante ilustrações.

 

Sobre a Editora do Brasil

A Editora do Brasil busca, há 80 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossas soluções e têm acesso a um projeto didático e literário comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais do que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.

 

Editora do Brasil: transformando o país pela educação.

Comentários