ENTREVISTA COM HUMBERTO CÉZAR, PROFESSOR DE MATEMÁTICA APOSENTADO, TRABALHA COM DIVULGAÇÃO DE LIVROS E CULTURA

 

Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Para iniciarmos, conte-nos: desde quando surgiu o seu interesse pela leitura e por livros?

Humberto: O meu interesse pelos livros é bem remoto. Farei 60 anos esse ano. Lembro que a minha mãe, muito simples, contratou uma professora para me dar aula particular. Essa professora despertou o meu interesse pela leitura. Eu tinha 8 ou 9 anos. Estava na 2ª série e a professora chamada Eliane despertou em mim o gosto pela leitura e nunca mais parei de ler. Tenho como hábito diário. No dia que não leio, não me sinto bem.

Revista Projeto AutoEstima: Você teve muitas oportunidades na vida para ler? Leu muitos livros? Quais os seus gêneros preferidos?

Humberto: Eu sempre busquei ler. Percorria bibliotecas, ia a consultórios de dentistas, de médicos, para ler revistas.

Sempre gostei da Revista Veja. Logo que pude, fiz assinatura dessa revista para me atualizar. Hoje não tenho mais a assinatura. Eu gosto de ler de tudo. Sou apaixonado pela literatura brasileira: Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar. Gosto de todos esses autores brasileiros.

Revista Projeto AutoEstima: Você oferece à sociedade do bairro sudoeste, em Brasília, a venda de livros e de discos vinil usados em frente ao Parque do Bosque do Sudoeste. Como surgiu essa proposta?

Humberto: Eu moro na região e vi que aqui havia movimentação de pessoas. Tive, então, a ideia de vender livros com preço bom, colocando-os na calçada.

Há 3 anos pago aluguel de um depósito para guardar esses livros. Esses livros estavam parados. Pensei: tenho que fazer esses livros girarem. Tentei vender no sebo, mas vi que não valia a pena.

Decidi vender para pessoas interessadas em usar o livro, em fazer a leitura desses livros. Tenho a intenção de divulgar livros e a cultura em geral. Muita gente procura os livros que estão à venda. Como disse um leitor que acompanha nossa atividade: o seu trabalho é a cara de Brasília. Jeito diferente de levar cultura.

Revista Projeto AutoEstima: O seu acervo de livros e discos é muito rico em títulos e gêneros. Quais os estilos e gêneros preferidos do público da região? Conseguiria indicar o campeão de vendas?

Humberto: Por incrível que pareça, a minha leitura é a leitura que o pessoal gosta muito também: a literatura clássica brasileira. São os clássicos. Justamente Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto. No geral, as pessoas gostam da literatura brasileira. Algumas leituras são obrigatórias no Ensino Médio:

paradidáticos para o PAS e para o ENEM também são muito procurados. No geral, as pessoas gostam da literatura brasileira.

Revista Projeto AutoEstima: Qual a faixa etária que mais se interessa por seus livros? E os livros infantis? Há muita procura por eles?

Humberto: A faixa etária que mais procura livros é entre 20 e 30 anos. A procura por livros infantis é muito grande. Temos dificuldade em termos livros infantis. Se tiver pessoas que possam doar livros infantis será muito bom. Aqui vem muitas pessoas carentes que procuram e precisam desses livros. A leitura de livros infantis é uma leitura obrigatória para o desenvolvimento das crianças. Aqui vêm algumas pessoas que trabalham na redondeza, da área de serviços, e buscam livros infantis. Livro infantil é muito procurado. Quando aparecem, não dá para quem quer.

Revista Projeto AutoEstima: Você recebe algum incentivo para continuar com essa sua atividade?

Humberto: Sim, recebo incentivo de muitas pessoas. Agradeço sempre o apoio. Inclusive enquanto está ocorrendo essa entrevista, chegou a Rosana que vai trazer livros. Já teve mais uns 3 ou 4 doadores que trouxeram livros: 10, 15 livros.

A perenidade do trabalho tem o apoio de muitas pessoas empolgadas e que se encantam com o trabalho e consideram o trabalho altruísta, que pretende atingir quem quer livros, quem gosta de leitura, acessível em termos de preços. Há sempre doadores. Certa vez uma pessoa trouxe 80 livros de uma só vez. A Livraria Leitura do Terraço Shopping também doou livros para o trabalho de divulgação de livros.

Revista Projeto AutoEstima: Em seu ponto de vista, o que poderia ser feito para estimular o interesse dos leitores para adquirir livros e ter como hábito diário a leitura?

Humberto: Pergunta muito difícil! Acho que a leitura deve ser estimulada no berço familiar, bem precocemente, na idade mais tenra possível, na infância, na pré-infância, na adolescência. Os pais sentarem, lerem para os seus filhos, darem o exemplo. Tudo isso ajuda. Eu acredito que no meu caso, as minhas filhas hoje estão formadas e têm o hábito de leitura por causa do incentivo e do exemplo que tinham em casa. Isso faz muita diferença. Campanhas de governo pela leitura, campanhas institucionais para leitura de livro.

Revista Projeto AutoEstima: Como as pessoas interessadas poderão saber mais sobre a sua atividade?

Humberto: Estou tentando agilizar o meu instagram. Eu tenho certa dificuldade com as mídias digitais, mas estou com uma pessoa me auxiliando. Podem falar comigo no meu instagram: @humbertoteixeira

Perguntas rápidas:

Um(a) atleta: Daiane dos Santos

Um livro: Cem anos de solidão

Um hobby: Leitura

Um (a) autor(a): José de Alencar

Um filme: Um dia depois de amanhã

Uma cor favorita: Verde

Uma recordação em especial: Nascimento de minha neta

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Humberto: Sim, a vida é boa, a vida é feita de escolhas. Sou feliz pelas pessoas que Deus coloca no meu caminho. Agradeço sempre.

Créditos das fotos: Ana Beatriz Carvalho.

Rede social: instagram: @humbertoteixeira

Comentários