ENTREVISTA COM J. L. OLIVEIRA, AUTOR DO LIVRO DARKNESS GODS

 

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

J. L. Oliveira: Eu comecei minha carreira literária quando eu tinha 18 anos e em 2018 eu publiquei meu primeiro livro de maneira autônoma enquanto estudava na faculdade. Porém como eu não conhecia como funcionava o mercado de publicações, eu deixei esse projeto em segundo plano por um tempo. Então eu comecei a trabalhar como professor em 2022 e decidi investir em uma publicação profissional... Durante a pandemia eu tive maior dedicação para reescrever o livro, a atual versão que está posta ao público é muito diferente da versão inicial... Mas foi assim que minha carreira no meio literário começou! Trabalhando duro e não desistindo desse sonho de ser escritor!

Revista Projeto AutoEstima: Você é autor do livro " Darkness Gods”. Poderia comentar?

J. L. Oliveira: Eu estou trabalhando nesse livro por mais de 10 anos, mas de escrever sete versões dessa história, eu cheguei no que pode ser chamado excelente. Mas sobre o livro em si, se eu tivesse que comparar ele com alguma outra obra para fins de referência, seria algo similar ao Senhor dos Anéis e Crônicas de Gelo e Fogo. Ele é o primeiro de uma saga que vai explorar tanto o mundo fantástico que eu criei quanto os personagens... O livro, “Darkness Gods: como tudo começa”, é romance com fantasia. A história é focada no casal: Jack Kaos e Alice Love, como eles ficaram juntos e como eles enfrentaram uma entidade maligna que deseja destruir tudo que eles conhecem.

Revista Projeto AutoEstima: Para quem você indica a leitura do seu livro?

J. L. Oliveira: Eu não recomendo esse livro para menores de 10-12 anos. Ele possui muitas cenas de violência, já que história se passa em uma guerra que está acontecendo entre esses dois reinos. Como tem muitas cenas de luta e algumas batalhas, não tem violência gráfica (gore e coisa do tipo), mas tem cenas fortes de morte, por isso que crianças menores de 10-12 não deveriam ler esse livro, na minha opinião.

Revista Projeto AutoEstima: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

J. L. Oliveira: Minha inspiração para começar a escrever foram meus brinquedos. Minha família não tinha muito recursos quando eu era criança, e pra eu me divertir eu criava algumas histórias com os mesmos brinquedos e pra não esquecer o que cada boneco fazia eu acabava escrevendo. Foi assim que nasceu essa história que eu chamo de Darkness Gods...

Estou planejando essa saga desde então, meu processo inicial foi fazer um livro simples com menos de 100 páginas e escrever no máximo 5 livros, hoje em dia esse livro tem 460 páginas e eu planejo escrever no mínimo 9 livros.

Uma técnica que eu desenvolvi para escrever é usar músicas para criar momentos das histórias. Elas me inspiram muito na hora de escrever, e em alguns momentos, elas ativam minha imaginação e eu começo a criar cena minha cabeça associada com o que aquela música expressa, se eu escuto aquela música novamente, eu lembro da cena. Exemplo prático aqui: Uma música do tipo “Devil Trigger” é para cenas de ação e luta, enquanto “14.3 billion years” é para momentos mais tristes e reflexivos. Depende muito do sentimento que aquela música traz.

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

J. L. Oliveira: Tem muitas partes que eu gosto desse livro, pois eu passei tanto tempo trabalhando nisso, eu fiz essa história com tanto carinho que eu não consigo dizer qual parte que eu mais gosto, mas eu posso destacar algumas coisas... O capitulo 5: a batalha de NewStart foi uma parte muito legal de escrever, mais de 5 mil atacantes contra 500 defensores, com uma batalha entre um dragão e dois lobos gigantes enquanto a cidade queimava, muito legal... Pra contexto, uma marca dos meus textos é “sempre iniciar com uma poesia”. As poesias que vão estar presentes na saga Darkness Gods, elas não estão

conectadas com a história daquele livro, não diretamente, mas se você pegar todas elas para ler, tudo começa a fazer sentido... Essa poesia, eu intitulei de “profecia”:

“Quando o inimigo cresce oculto, os deuses nas sombras se escondem no Concreto.

O guardião se mantém imoto, observando de dentro do Abstrato.

A vida segue em putrefato, por culpa do esquecido esquisito…

Quando o pacto dos justos for consagrado, O caminho será selado,

Um laço contra o mal imaculado, pelo amor de sangue de heróis de fardo,

Por cinco vezes o Portão será desafiado, A prole bendita o manterá protegido…

Quando o tempo de paz chegar, quando tudo que fiz se acalmar,

O que restou de mim vai se apagar, para tudo que hei de criar,

Quando o inimigo acabar, tudo irá se libertar.”

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

J. L. Oliveira: O livro é vendido em quase todas as lojas do brasil e no Amazon, No Kindle também, porém, lá está disponível todas as versões, então pesquise pela versão mais atual...

No momento eu não estou ativo nas redes sociais pois sou uma pessoa um pouco reservada, porém, recentemente eu abri um Catarse para que as pessoas possam me incentivar na produção da série. Esse incentivo vai ser usado a publicação dos próximos livros e de outros projetos, como um site próprio para essa franquia. Todas as pessoas que me ajudarem pelo Catarse vão receber uma cópia digital do livro e terão seu nome gravado em uma das minhas listas de personagens que fazem parte do livro. Essa lista vai estar disponível no futuro site que eu pretendo montar para a Saga Darkness Gods.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

J. L. Oliveira: Sim, eu quero montar o site que seja similar ao Wizanding World. Também tem a continuação: Darkness Gods: triarquia LoveKaos. Ele está quase pronto, faltam apenas 100 páginas para completar a história e eu pretendo terminar ele até o final desse ano. Na verdade, toda a saga dos livros já está planejada, tudo que eu preciso fazer é escrever e polir para garantir a qualidade.

Perguntas rápidas:

Um livro: As aventuras de Sherlock Holmes.

Um ator ou atriz: Keanu Reeves.

Um filme: A trilogia Senhor dos Anéis.

Um hobby: Jogar Ultrakill e Outer Wilds.

Um dia especial: O aniversario da minha mãe.

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

J. L. Oliveira: Eu quase não publiquei esse livro, eu não achava que ele estava bom o suficiente. Eu tinha essa ideia de que isso precisava ser perfeito para que eu pudesse agradar todos os leitores, porém esse pensamento me jogou em depressão profunda, até que alguém me falou: “não precisa ser perfeito, ela só precisa ser o melhor que você pode fazer”. Se eu puder oferecer essa dica a qualquer artista seria: não busque a perfeição porque ela não existe! Você não vai agradar todo mundo e está tudo bem. Você não é Deus, você é só um artista e se você agradar UMA pessoa com sua arte, está ótimo. Não desista, as pessoas precisam de arte mais do que nunca nesses tempos caóticos.

A arte faz as pessoas escaparem para uma realidade mais bonita e nosso trabalho é dar para essas pessoas essa realidade, faça o melhor que você puder fazer... Obrigado por tudo.

Para adquirir o livro Darkness Gods, acesse o site da Amazon: https://www.amazon.com.br/Darkness-Gods-como-tudo-come%C3%A7a/dp/6554281851

Comentários