ENTREVISTA COM O ESTILISTA JÚLIO CÉSAR

 

Entrevista:

Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Para iniciarmos, conte-nos um pouco sobre a sua infância.

Júlio César: Eu que agradeço a oportunidade e o interesse pelo meu trabalho.

A minha infância foi muito boa, éramos uma família humilde, mas feliz. Estudava muito e brincava muito também. Sempre fui considerado o mais engraçado da família. Tenho um irmão e uma irmã. Lembro que sempre fui muito criativo e estava sempre criando coisas interessantes para fazer e pintando o sete. Fiz até um circo. Eu aprendi como jogar fogo pela boca usando querosene e estava tão feliz com isso que fiz um circo na sala da minha casa. O circo fechou quando queimei o cabelo de uma amiguinha de escola que foi assistir o meu "espetáculo".

Revista Projeto AutoEstima: Como surgiu o seu interesse por moda e como se deu a sua ida para trabalhar nos Estados Unidos e se tornar um estilista tão famoso?

Júlio César: O meu interesse pela moda surgiu ainda quando era criança. Eu tinha um amigo, Carlinhos, com quem eu passava o tempo todo brincando e criando coisas. Ele era muito talentoso e fazia desenhos belíssimos. Acho que a nossa amizade era um laboratório de ideias... sempre criando algo criativo. Bem os pais do Carlinhos eram costureiros, bons costureiros, e eu lembro ficar fascinado vendo tudo aquilo acontecendo na minha frente. Eles faziam modelagens, costuravam e tinham os melhores clientes de Mossoró. Eu e o Carlinhos éramos os meninos que eles sempre pediam para ir comprar linha, aviamentos, tecidos e assim fui aprendendo. A semente foi plantada nessa época da minha infância. Como sempre fui hiperativo e não percebi, na época, a importância da convivência com essas duas pessoas tão talentosas que eram os pais do meu amigo Carlinhos. Hoje vejo e me alegro quando penso neles.

Revista Projeto AutoEstima: Como foi vestir o renomado ator Darren Goldstein, famoso pela atuação em séries de TV como “Ozark” e “American Crime Story”?

Júlio César: Bem, eu não tenho television e não assisto séries então eu não sabia quem era o Darren Goldstein que todos adoram. Um excelente ator e um ser humano lindo. A história é que eu fiz trabalhos e dei aulas de costura para a esposa dele e ela me convidou para fazer um "suit" para o Darren.Fiz um suit bespoke e ele amou. Usei as técnicas mais tradicionais da Sevile Row para fazer essas peças e ele pediu mais e mais, e no meio do projeto todo ele me falou para o que seria todas as roupas que eu estava fazendo. Alguns para o seu personagem no The Franchise e outras para entrevistas, divulgações, Red carpet, etc...

Revista Projeto AutoEstima: Quem são as celebridades internacionais que já usaram peças criadas por você?

Júlio César: Lauren Hutton, Simone Leigh, Elizabeth Hurley... muitas pessoas que não são celebridades, mas tem importância no mundo das artes, como sou muito discreto com a minha vida privada eu gosto também de manter a vida e a dos meus clientes em sigilo. Eles apreciam isso.

Revista Projeto AutoEstima: Você é o único brasileiro a fazer parte da “Vogue Patterns”, conceituado catálogo internacional com moldes exclusivos de estilistas convidados. Poderia comentar?

Júlio César: A Vogue Patterns existe já faz mais de 100 anos. É muito tradicional no mercado americano. Existem 4 linhas de modelagens vendidas pela Vogue Patterns. Das mais difíceis as mais simples de fazer. As minhas modelagens estão na categoria "difícil de fazer", ou seja para pessoas com boa experiência em costura. As modelagens podem ser compradas em qualquer parte do mundo através do website https://simplicity.com/designers/Julio-Cesar-NYC/. Lá estão modelagens de vários estilistas talentosos. Muitos estilistas que hoje são multinacionais já passaram pela Vogue Patterns. O meu trabalho para a Vogue Patterns é um dos que mais me orgulha. Uma empresa maravilhosa com pessoas talentosas e é um local aonde eu vejo as minhas peças serem representadas com um grau de reconhecimento muito bom. A curadoria que é feita pela Vogue Pattern é maravilhosa. E ser o único brasileiro que desenha para a Vogue Patterns é um dos pontos altos da minha carreira. Eu sou extremamente grato por isso. Pelo reconhecimento do meu talento e pela oportunidade de levar as minhas modelagens para milhares e milhares de pessoas...

Revista Projeto AutoEstima: Teve alguém, algum estilista a quem você se inspirou?

Júlio César: Sim. Primeiramente o Koos Van den Akker pela a minha aproximação e convivências e pela dedicação dele a arte, o Alexander McQueen pelo talento, alfaiataria e rebeldia. Falo do Alexandre McQueen pessoa. Não da marca como é hoje! Gosto muito de estilistas japoneses. Eles são super diferentes... os franceses com as técnicas de costura e manipulação de texturas. São muitos....

Revista Projeto AutoEstima: Poderia comentar sobre a sua vinda ao Brasil para participar de workshop de moda no interior de São Paulo?

Júlio César: Já cheguei no Brasil J

Fui convidado pelo IFA Moda para esse evento que será no Shopping Center Iguatemi em Ribeirão Preto.

Vou falar um pouco sobre a minha vida, início da minha marca, trabalhos em NYC, pessoas e lugares para quem eu já trabalhei. Cheguei um pouco antes ao Brasil para fazer as minhas coleções e fotografar. As fotos e fashion vídeos serão feitas em Ouro Preto.

Revista Projeto AutoEstima: Quem é o Júlio César quando está em Nova York e o Júlio César quando está no Brasil? Comente.

Júlio César: O Júlio César de NYC está sempre exausto (rsrs). Quando passo meses fora de NYC eu não sinto saudades, mas quando volto estou super feliz de estar lá.Essa felicidade dura uns 3/4 meses e depois já quero ir embora. NYC é fascinante. Consigo tudo que preciso para os meus trabalhos no bairro aonde tenho o meu ateliê, visito galerias, caminho muito, vou a vernissages, encontro amigos, curto a cidade ao máximo. Aí me exausto e venho para o Brasil. No Brasil trabalho de Segunda a Sexta no meu ateliê em Natal, preparo tudo para as coleções que são vendidas em NYC, em Sampa na Pinga Store e no Rio de Janeiro na Casa de Antonia. Vendemos também em eventos promovidos pela Pinga Store no Brasil inteiro. Finais de semana o Júlio César é Julinho para a família, fico no meu sítio com os meus cachorros, gatos, galinhas, cabras e muitas árvores e plantas. Cuido dos bichinhos e descanso a mente e o corpo. Faço pilates quando estou no Brasil e quando estou em NYC também...

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Júlio César: Pelo o meu website: www.juliocesarnyc.com

Minhas páginas no instagram: @julio.cesar.nyc e @juliocesarnycbrasil

E podem me contactar diretamente pelo meu e-mail ou mensagens no Instagram.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Júlio César: Sim. Alguns eu não posso falar ainda... Temos que esperar um pouco. Estarei em Ouro Preto no final de abril fotografando duas coleções novas e fazendo fashion vídeo, volto para NYC no dia 10 de Maio e aí sim posso divulgar mais coisas :)

Perguntas rápidas:

Perguntas rápidas: Meus Deus... um só? Fica difícil. Muito difícil. Vamos lá

Um estilista: Yohji Yamamoto

Um livro: Verdes Vales do Fim do Mundo do Antônio Bivar

Um Hobby: Trabalhar e ler (esse tem que ser dois)

Um (a) autor (a): Edgar Allan Poe

Um ator ou atriz: Tilda Swinton

Um filme: Eu, Tu, Eles

Uma cor favorita: Azul Royal

Uma recordação em especial: Minha mãe

Revista Projeto AutoEstima: Caso queira encerrar com mais algum comentário, fique à vontade.

Júlio César: Eu gostaria de agradecer pela entrevista, pela oportunidade de mostrar um pouquinho da minha pessoa e do meu trabalho. Muitíssimo obrigado.

Comentários