3 dicas para separar a vida pessoal e profissional

 

(Imagem: Freepik)

Trabalhar em família pode resultar no enriquecimento da interação, no comprometimento mútuo, no aumento do compartilhamento de conhecimentos, e no desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Um estudo intitulado 'Edelman Trust Barometer 2027: Special Report - Family Business' analisou a disposição dos participantes em trabalhar para uma empresa familiar, e constatou que 54% deles expressaram preferência por este tipo de sociedade.
 

90% das empresas possuem perfil familiar, de acordo com o IBGE, no Brasil. Neste caso, ao abordar o convívio familiar no ambiente de negócios, é essencial manter certos comportamentos para garantir um equilíbrio entre as relações parentais e comerciais.
 

As empresas familiares em todo o mundo representam 75% do PIB global e empregam 75% da força de trabalho global, elas possuem características únicas, mas, assim como outras empresas, estão frequentemente em busca de transformação e inovação para impulsionar o crescimento. 
 

"A partir do momento em que uma pessoa escolhe um parente para administrar um projeto devido ao grau de confiança, intimidade e à capacidade de ter conversas francas e abertas, é importante levar em consideração que a rotina de trabalho deve permanecer no ambiente profissional, assim como questões pessoais e domésticas devem ser tratadas em casa", explica Jéssica Giustino, Gerente de RH do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

E, em algumas ocasiões, manter um convívio saudável sem permitir que os fatores familiares afetem a dinâmica empresarial pode se tornar um desafio.

Neste cenário, Jéssica Giustino, Gerente de RH do Cebrac, apresenta 3 dicas para equilibrar as duas áreas importantes da vida: família e trabalho:

  1. Estabeleça limites de tempo e espaço: evite que conversas paralelas, como assuntos relacionados à casa e à família, desviem sua atenção do trabalho. Concentre-se em suas tarefas e entregas durante o expediente, reservando um tempo específico para interagir com seus familiares sobre assuntos pessoais, seja durante o café da manhã ou o almoço;
     
  2. Ajuste o nível de intimidade na comunicação: na empresa, é possível que haja outros colaboradores que não façam parte da sua família. É crucial tratar todos com equidade, sem fazer distinção, e seguir a política da empresa e os princípios éticos profissionais;
     
  3. Saiba separar as relações: não permita que problemas familiares interfiram nas questões do trabalho, nem vice-versa. É essencial saber lidar com as emoções e agir da melhor forma possível diante dos colaboradores.

A proximidade entre os membros da família pode facilitar as tarefas diárias e a comunicação, por lidarem com pessoas conhecidas há bastante tempo.
 

Sobre o Cebrac

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