ENTREVISTA COM ANTONIO DI BIANCO, AUTOR DO LIVRO QUE SEJAM OLHOS NOVOS

Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Para iniciarmos, conte-nos: como foi o seu início no meio literário.

Antonio Di Bianco: Tive a necessidade de um pouco de tempo para entender que a escrita seria parte de mim para sempre. Aos 15 anos, copiava as letras das músicas nos cadernos e nos diários da escola, e foi aí que comecei a adquirir um vocabulário diferente. Depois, percebi que havia algo mais dentro de mim que precisava ser expresso. Minha adolescência não foi fácil, entre o bullying, os problemas e o isolamento que eu enfrentava. A escrita foi um meio e uma ferramenta para me proteger da dor, mas também para fazer valer minha voz e mostrar ao mundo que havia algo profundo e maravilhoso entre as críticas ferozes que eu enfrentava. Depois de desenvolver uma linguagem musical e escrever letras de músicas, aos 17 anos, a transição para a poesia foi natural.

Revista Projeto AutoEstima: Você é autor do livro "Que sejam olhos novos”. Poderia comentar?

Antonio Di Bianco: Sim, este livro é uma viagem maravilhosa, atravessando as emoções que nos tornam humanos e vivos. Uso o amor como um fio condutor para me conectar a quantos mais sentimentos e situações possíveis. Falo de amor, de amizade, mas também de solidão, liberdade, viagens e esperança. É uma coleção de poesias que reúne todos os trabalhos publicados ao redor do mundo e além, de 2011 a 2023.

Revista Projeto AutoEstima: Para quem você indica a leitura do seu livro?

Antonio Di Bianco: Meu livro é para um público amplo, excelente para leitura em viagem, para se reencontrar, para buscar o amor, para se amar mais, para se aceitar.

É um belo presente e pode ser lido de uma só vez. Se você quer fazer introspecção ou simplesmente mergulhar no profundo mundo das emoções humanas, "Que Sejam Olhos Novos" é o livro para você.

Revista Projeto AutoEstima: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Antonio Di Bianco: Tomo inspiração de todas as formas de expressão artística (pinturas, música, livros, filmes, etc.), da minha experiência pessoal e das pessoas ao meu redor. Reelaboro tudo ao longo do tempo e de acordo com a minha visão das coisas para então criar algo novo que fale sobre mim, mas que ao mesmo tempo ofereça espaço para os outros.

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Antonio Di Bianco: Sim!

Te Busquei

Te busquei, quanto te busquei,

nas noites vivas de Sevilla,

na magia de São Francisco,

nas cores de Amsterdam,

nas ruas de Londres.

Te busquei voltando à casa,

e te busquei partindo.

Mudei de forma e de idioma,

para te encontrar onde não acreditava que estivesse

Rezei para te encontrar,

me perdi pelas coisas do mundo,

para que você pudesse cruzar comigo.

Mas você não estava.

Estava agradecido por tua ausência e parti.

Cada dia,

cada noite,

cada amanhecer,

cada pensamento é para ti,

estou pronto

para amar-te.

Revista Projeto AutoEstima: Em seu ponto de vista, o que poderia ser feito para estimular o interesse dos leitores para adquirir livros e ter como hábito diário a leitura?

Antonio Di Bianco: Deveríamos criar colunas diárias que falem das últimas novidades ou dos clássicos da literatura, mostrar os livros de diversas perspectivas, oferecer descontos na compra de livros e revistas e dar espaço para os autores emergentes. Os livros são alimento para a mente.

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Antonio Di Bianco: Para comprar meu livro, basta buscar o título (ou meu nome e sobrenome) na Amazon, e aparecerá 'Que Sejam Olhos Novos', disponível em formato e-book ou papel (pessoalmente, prefiro o formato em papel). Gostaria de destacar que mantive os preços mais baixos para permitir que todos desfrutem da leitura e que, de 10 a 14 de maio de 2024, será ativada uma promoção especial, um presente para todos, que permitirá aos usuários baixar o livro gratuitamente em formato e-book.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Antonio Di Bianco: Sim, estou escrevendo um livro chamado: 'As coisas que nunca contei', que falará das histórias da minha vida, da minha luta contra o bullying, bulimia e depressão, e que finalmente me libertará para falar com a minha própria voz, nas minhas próprias condições.

Perguntas rápidas:

Um livro: Prefiro sugerir uma música desta vez: Stevie Wonder - I Just Called to Say I Love You.

Um ator ou atriz: Adam Sandler.

Um filme: Last Holiday (2005).

Um poeta: Shakespeare.

Um hobby: Colecionar gemas e minerais e depois aprender o nome de todos em cada língua.

Uma cor favorita: O azul, desde sempre.

Um dia especial: 5 de agosto, a publicação do meu primeiro livro e também o aniversário do meu querido avô.

Antonio Di Bianco: Agradeço ao Projeto AutoEstima pelo espaço concedido e aos leitores desta entrevista pelo presente de seu precioso tempo. Agradeço também àqueles que comprarão ou baixarão meu livro, espero poder falar mais sobre minha obra em seu maravilhoso país.

Para adquirir o livro do autor, acesse a página da Amazon: https://www.amazon.com.br/Que-sejam-olhos-novos-Pequenos-ebook/dp/B0CWX8JKDW

Comentários