ENTREVISTA COM RONILSON LOPES, AUTOR DO LIVRO ONÇA PARA SEMPRE ONÇA

 

Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Ronilson Lopes: Eu comecei a escrever poesias desde minha adolescência, na década de 90, após a morte de minha mãe; no entanto, só publiquei meu primeiro livro, intitulado Contos do meu sertão, em 2010. Para mim, escrever foi sempre uma necessidade, uma forma de me comunicar com o mundo.

Revista Projeto AutoEstima: Fale-nos sobre o seu novo livro.

Ronilson Lopes: Meu último livro se chama Onça para sempre onça. Eu já até falei sobre ele aqui na revista Projeto Autoestima. Esse livro, a princípio, foi publicado na Amazon, pelo Coletivo Editorial Literabooks (CELB) e, de forma física (Onça para sempre), pela Editora Círculo Soturnos. Todavia, quando o contrato com a Soturnos finalizou, eu resolvi publicá-lo novamente, pela Editora Scienza.

O livro fala das relações conflituosas entre seres humanos e seres não humanos, com o intuito de refletir sobre o direito dos animais, uma perspectiva que costumamos chamar de Ecocrítica.

Revista Projeto AutoEstima: O que te inspirou para escrevê-lo?

Ronilson Lopes: O livro foi escrito entre os anos 2019 a 2021, quando eu estava cursando o Mestrado em Estudos Literários, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Minha orientadora, Dra. Heloísa Helena Siqueira Correia, me recomendou a leitura de diversos livros de literatura amazônica, entre eles Um velho que lia romances de amor, do chileno Luis Sepúlveda, e Meia Pata, de Ricardo Dantas; ambos falam a respeito do conflito entre o animal humano e o não humano - a onça. Esses livros me inspiraram na escrita da novela Onça para sempre onça.

Revista Projeto AutoEstima: Como foi seu processo de criação do livro Onça para sempre onça?

Ronilson Lopes: Lembro-me de que eu não tinha muito tempo para escrever... Eu estava lendo muito, por causa da pesquisa do Mestrado; todavia queria participar de uma Antologia e, então, escrevi um texto sobre um caçador. Gostei tanto do texto que resolvi não o enviar para a Antologia; ao invés disso, decidi transformá-lo em um livro mais extenso... Daí nasceu uma novela. Por causa da influência das obras Um velho que lia romances de amor e Meia Pata, o livro também tem como personagem não humano uma onça, que é um animal símbolo do Brasil e o maior felino das américas; porém, diferentemente das duas narrativas citadas, meu livro traz a perspectiva sobrenatural, por causa da influência do perspectivismo ameríndio e da literatura de cordel, como, por exemplo, o romance João Soldado, de João Teodoro dos Santos.

Revista Projeto AutoEstima: Qual a relevância da literatura Amazônica para sua escrita?

Ronilson Lopes: Primeiro, cabe destacar que ler literatura, no geral, é muito importante.

Segundo, penso que é necessário dizer que compreendo literatura Amazônica aquela escrita nesse contexto ou não, mas que tem a floresta Amazônica e sua biodiversidade como objeto, revelando seus aspectos culturais, étnicos e linguísticos. Sua importância está no fato de tentar dar voz a toda essa diversidade, inclusive a tentativa (embora sempre nos escape) de trazer o ponto de vista do não humano. Todos esses elementos influenciam de forma positiva na minha escrita.

Revista Projeto AutoEstima: A novela que escreveste fala sobre as relações entre humanos e outros-que-humanos. Qual a importância desse assunto na atualidade?

Ronilson Lopes: Nossa cultura antropocêntrica nos formou para pensar como seres especiais, em detrimento dos seres não humanos. O tipo de literatura que estou desenvolvendo, inspirado em romancistas como Luis Sepúlveda e Ricardo Dantas, tem por objetivo questionar esse ponto de vista tão terrível para os não humanos, para que, um dia, quem sabe, possamos respeitar os não humanos, permitir sua existência.

Revista Projeto AutoEstima: O que você espera com a republicação desse livro?

Ronilson Lopes: Eu espero que este livro possa - além de contribuir com a reflexão a respeito das relações entre humanos e os outros-que-humanos e propiciar discussões profícuas - nos ajudar a pensar sobre o nosso modo de ser no mundo e o direito dos não humanos coabitarem neste planeta, que não é só nosso, mas de todos, humanos e não humanos, e que possa também oportunizar o acesso a essa leitura, uma vez que as pessoas podem comprá-lo através do site da Editora.

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para saber mais sobre você e o seu livro?

Ronilson Lopes: O livro está na Amazon e pode ser adquirido através do link: https://www.amazon.com.br/On%C3%A7a-Sempre-Ronilson-Sousa-Lopes-ebook/dp/B0BJ12DQDY e no site da Editora Scienza: https://loja.editorascienza.com.br/pd-95e113-onca-para-sempre-onca.html. Caso queiram alguma informação sobre o autor, podem seguir através do instagram @ronilsondesousalopes ou mesmo através do e-mail lopespav@yahoo.com.br.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Ronilson Lopes: Estou escrevendo um novo livro, em breve ele também será publicado.

Perguntas rápidas:

Um livro: Meia Pata, de Ricardo Dantas.

Um ator ou atriz: Taís Araújo.

Um filme: Romance, com Wagner Moura e Letícia Sabatella.

Um hobby: Escrever.

Um dia especial: Hoje.

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Ronilson Lopes: Há algumas publicações importantes sobre o livro Onça para sempre onça; entre elas. Cito uma resenha da aluna de Direito da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Antonia Paula Vasconcelos Leite, publicada na Revista Leterabooks: Musíca e literatura, no link: https://bit.ly/revistaliterabooksED4, e também a dissertação de Aldenor da Silva Pimentel, que fala sobre a inspiração que o meu livro recebeu de Meia Pata, de Ricardo Dantas, no link:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14703931, além de várias matérias e vídeos disponíveis na internet.

O livro está na Amazon e pode ser adquirido através do link: https://www.amazon.com.br/On%C3%A7a-Sempre-Ronilson-Sousa-Lopes-ebook/dp/B0BJ12DQDY e no site da Editora Scienza: https://loja.editorascienza.com.br/pd-95e113-onca-para-sempre-onca.html

Comentários